Lisboa |
Universidade Católica celebra 45 anos
Construir a sabedoria
<<
1/
>>
Imagem

O Magno Chanceler da Universidade Católica Portuguesa (UCP) desafiou a instituição a primar pela “construção da sabedoria”. Na sessão solene dos 45 anos da UCP, D. José Policarpo lembrou a “viragem civilizacional” que o mundo atravessa.

 

“O que se está a passar hoje não é uma questão pontual, de mais ou menos dinheiro, é uma viragem de civilização. E estará a Universidade verdadeiramente consciente de que não haverá viragem sem construção de sabedoria?”, questionou o Cardeal-Patriarca de Lisboa, que é também o Magno Chanceler da UCP. Na sessão solene comemorativa dos 45 anos da Universidade Católica Portuguesa, que decorreu no passado dia 3 de Fevereiro, D. José Policarpo reconheceu os “passos muito importantes” que têm sido dados, em áreas como a ciência e a tecnologia. No entanto, acrescentou, para que a UCP possa ser “digna do percurso que percorreu”, deve primar também pela transmissão de uma sabedoria que “é tão somente um ideal de vida humana, pessoal e comunitária, uma utopia de perfeição, reveladora de caminhos e inspiradora de desejos”.

“Sabedoria tem como base a cultura e a crise que estamos a atravessar deve-se sobretudo a um grande défice cultural. Esta é a porta aberta para o futuro”, desafiou o Magno Chanceler da Universidade Católica Portuguesa.

Nesta sessão solene comemorativa dos 45 anos da UCP, que contou com a participação de centenas de alunos, funcionários e representantes das mais diversas áreas sociais, foram entregues as medalhas de prata aos funcionários que completaram 25 anos de serviço na UCP e a distinção de figuras da sociedade civil que ajudaram a instituição, ao longo dos anos. “Somos um sonho antigo que se tornou realidade graças a um punhado muito vasto de boas vontades, de generosidades, de entusiasmos, de doações anónimas, de orações humildes, de amizades devotadas”, salientou o reitor da Universidade Católica Portuguesa, Manuel Braga da Cruz.

 

_____________


Apoiar alunos mais carenciados

O Serviço Nacional de Pastoral do Ensino Superior vai apresentar ao Governo um conjunto de propostas para simplificar o processo de concessão de apoios sociais aos estudantes mais carenciados.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES