Lisboa |
Missão Metrópoles
Encontrar Deus através da proposta ‘Nova Evangelização na Cidade’
<<
1/
>>
Imagem
Video

Missão Metrópoles. Assim se chama o projecto de nova evangelização para 12 cidades europeias, que foi também adoptado pelo Patriarcado de Lisboa como ‘Nova Evangelização na Cidade’. Catequeses Quaresmais, leitura de textos de Santo Agostinho, leitura continuada do Evangelho de São Marcos, Jornadas Penitenciais e Jornada Diocesana da Juventude são as propostas da Missão Metrópoles, que irá decorrer no tempo da Quaresma até à Páscoa.

 

Em Junho do ano passado, o presidente do recém-criado Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização, arcebispo Rino Fisichella, garantia ao Jornal VOZ DA VERDADE que estavam a ser organizadas em Roma diversas iniciativas para preparar o Sínodo dos Bispos sobre a Nova Evangelização, a realizar em Outubro de 2012. No mês seguinte, chegava a confirmação: Lisboa é uma das 12 cidades europeias que vai viver a Missão Metrópoles, juntamente com Barcelona, Budapeste, Bruxelas, Dublin, Frankfurt, Liverpool, Paris, Turim, Varsóvia, Viena e Zagreb. O objectivo é apenas um: dar a conhecer Cristo a quem ainda não O conhece.

 

Reevangelizar a Europa

“Um programa especial para a vivência da nossa Quaresma deste ano”. É desta forma que o Cardeal-Patriarca de Lisboa apresenta à diocese a Missão Metrópoles. Num vídeo publicado esta semana no site oficial do Patriarcado de Lisboa (www.patriarcado-lisboa.pt), D. José Policarpo recorda que este projecto de nova evangelização foi proposto a 12 grandes cidades europeias pelo Papa Bento XVI. “Isto mostra a preocupação do Santo Padre com a reevangelização da Europa, ou mais exactamente, com uma nova evangelização na Europa, continente que foi a base do cristianismo e que ultimamente tem caído numa espécie de indiferentismo, de agnosticismo, em que as comunidades cristãs são minorias e em que muitas vezes nem todos os membros destas comunidades têm uma compreensão profunda do que é a fé”.

A Missão Metrópoles integra, sobretudo, as cidades que organizaram, no início deste século, o Congresso Internacional para a Nova Evangelização (ICNE), entre as quais Lisboa. “[A Missão Metrópoles] Será para nós, também, o momento de recuperar e reavivar os desafios e as perspectivas que nos ficaram do ICNE”, assume D. José Policarpo.

 

Missão Metrópoles

Todo o programa da Missão Metrópoles está previsto com a centralidade na Catedral e no ministério do bispo diocesano. “A Catedral é o coração da diocese, é aí onde está a cátedra do bispo, onde o seu magistério deve ser exercido. E dentro dessa linha, o Santo Padre pediu aos bispos destas 12 dioceses que façam três catequeses quaresmais nas respectivas catedrais durante a Quaresma, a apontar especialmente para os catecúmenos, os jovens e as famílias”, aponta o Cardeal-Patriarca no vídeo. Falando do caso concreto da Diocese de Lisboa, D. José Policarpo recorda que “há muito tempo” que é feito “este itinerário de catequese do bispo diocesano na catedral durante a Quaresma”. Neste sentido, serão mantidas as seis Catequeses Quaresmais habituais, tendo como destinatários em particular, além dos três pedidos pelo Papa [catecúmenos, jovens e famílias], o “mundo da cultura, os que se dedicam dia-a-dia à solidariedade e os que têm uma responsabilidade na sociedade de condução dessa mesma sociedade”.

A leitura de textos de Santo Agostinho, no dia 24 de Março, na Igreja do Coração de Jesus, a leitura continuada do Evangelho de São Marcos, a 15 de Abril, na Sé, diversas Jornadas Penitenciais em igrejas de Lisboa e a Jornada Diocesana da Juventude, na Baixa lisboeta, a 1 de Abril, são as restantes iniciativas do projecto ‘Nova Evangelização na Cidade’. “Este programa de nova evangelização tem três dimensões: o anúncio, através das catequeses, a celebração da penitência e a partilha fraterna, que retoma uma longa tradição de renúncia quaresmal”, salienta D. José Policarpo.

A mensagem vídeo do Cardeal-Patriarca de Lisboa sobre a Missão Metrópoles termina com um convite, em tom de desafio e de esperança. “Convido-vos a todos a participardes directamente nos eventos! Espero vivamente que todas as comunidades cristãs encontrem formas de fazer eco na própria comunidade destas realizações na diocese. Anúncio, celebração da penitência, partilha fraterna na caridade: que estas três dimensões dêem qualidade à nossa Quaresma, a Quaresma de 2012 vivida por todos nós em circunstâncias muito peculiares de exigência humana que se tem que transformar e dar lugar à coragem cristã”.

 

__________________ 


Catequeses Quaresmais

 

Apresentação geral

As Catequeses Quaresmais deste ano de 2012 inserem-se num projecto de evangelização proposto pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização e envolverá 12 grandes cidades europeias: Lisboa, Barcelona, Budapeste, Bruxelas, Dublin, Frankfurt, Liverpool, Paris, Turim, Varsóvia, Viena e Zagreb.

A Evangelização a partir da Catedral: Igreja Mãe da Diocese, sublinha a unidade da evangelização, a partir do ministério do Bispo, o primeiro evangelizador. É na Catedral que o Bispo tem a sua Cátedra de mestre da fé. Este projecto convida todos os membros da Igreja diocesana a escutarem com atenção o magistério do seu Bispo. Por isso espera-se que as catequeses tenham eco apropriado nas comunidades cristãs.

Em Lisboa fazemos, há vários anos, esta evangelização a partir da Catedral, através das 6 Catequeses Quaresmais feitas pelo Cardeal-Patriarca nos 6 domingos da Quaresma. Nos outros anos escolheu-se um tema central, que se desdobrava em seis sub-temas. Neste projecto isso não é possível, pois cada catequese é dirigida a um público alvo e o tema é dirigido a esse público.

Na escolha das 12 cidades integraram-se aquelas que organizaram, no início deste século, o Congresso Internacional para a Nova Evangelização (ICNE), entre as quais Lisboa. Este projecto de nova evangelização convida-nos a reavivar as interpelações que nos deixou o ICNE.

As Catequeses serão às 18 horas, na Sé Patriarcal. Seguir-se-á sempre a Eucaristia, às 19 horas, presidida pelo Cardeal-Patriarca.

D. José Policarpo

 

Temas

Semanalmente, na página da Missão Metrópoles (www.missaometropoles.org) criada pela diocese, o Cardeal-Patriarca de Lisboa fará a apresentação em vídeo de cada tema da Catequese Quaresmal. Em seis vídeos, que irão sendo publicados na quarta-feira anterior a cada catequese, D. José Policarpo resume o tema em reflexão e lança o convite à presença, em especial, dos destinatários de cada Catequese Quaresmal.

 

1ª Catequese Quaresmal, dia 26 de Fevereiro:

Da fé ao Baptismo: a fé como caminho de vida

(Catequese dirigida aos Catecúmenos)

2ª Catequese Quaresmal, dia 4 de Março:

Do Amor à Caridade

(Catequese dirigida às Famílias)

3ª Catequese Quaresmal, dia 11 de Março:

Anunciar o Evangelho é intervir na Cultura

(Catequese dirigida aos Agentes Culturais)

4ª Catequese Quaresmal, dia 18 de Março:

A caridade é luz para a fé: «um coração que vê»

(Catequese dirigida aos obreiros da solidariedade e da caridade)

5ª Catequese Quaresmal, dia 25 de Março:

A evangelização é discernimento da realidade à luz da fé

(Catequese dirigida aos responsáveis pela construção da comunidade)

6ª Catequese Quaresmal, dia 1 de Abril:

Jesus Cristo é a novidade radical: a fé da Igreja

(Catequese dirigida aos jovens)

 

Transmissão vídeo das catequeses pela internet

O site do Patriarcado de Lisboa na internet, em www.patriarcado-lisboa.pt, vai transmitir em vídeo todas as Catequeses Quaresmais proferidas pelo Cardeal-Patriarca, D. José Policarpo. Numa parceria desenvolvida pelo Departamento da Comunicação do Patriarcado de Lisboa com a Rádio Renascença e o Portal Sapo, a transmissão será assegurada através de duas câmaras de filmar e irá para o ar uns minutos antes das 18h00, a hora marcada para o início da catequese. A parceria com a Rádio Renascença é assegurada através da equipa da webtv desta rádio, a V+, sendo que o Portal Sapo disponibiliza o seu espaço na internet para assegurar uma transmissão vídeo com boa qualidade de imagem.

São já várias as paróquias da Diocese de Lisboa que se estão a organizar para transmitir as Catequeses Quaresmais nas suas igrejas. Em algumas paróquias, reproduzindo o som pelas colunas do templo; noutros casos, o Jornal VOZ DA VERDADE sabe que há paróquias que estão a organizar a transmissão vídeo através de ecrãs colocados também nas igrejas.

 

__________________ 


Procura de Deus com Santo Agostinho

A leitura de textos de Santo Agostinho. Esta é a proposta do Patriarcado de Lisboa integrada na Missão Metrópoles. Irá decorrer no dia 24 de Março, sábado, a partir das 16 horas, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus (Rua Camilo Castelo Branco, nº 4, ao Marquês de Pombal, em Lisboa)

 

__________________ 

 

Com São Marcos encontrar Deus

Uma semana após a Páscoa, no dia 15 de Abril (Domingo II da Páscoa ou da Divina Misericórdia), o desafio é ‘Com São Marcos encontrar Deus’. Neste sentido, a partir das 16 horas, na Sé de Lisboa, haverá a leitura continuada do Evangelho de São Marcos por figuras públicas ligadas às artes e ao espectáculo. A sessão será intercalada por momentos musicais de canto gregoriano.

 

__________________ 

 

Jornadas Penitenciais

Ao longo da Missão Metrópoles, várias igrejas de toda a Diocese de Lisboa vão receber as Jornadas Penitenciais. O objectivo é que as pessoas se reconciliem com Deus, através do sacramento da Reconciliação. Durante as Jornadas Penitenciais haverá também a exposição do Santíssimo Sacramento. No site www.missaometropoles.org poderá consultar a lista das igrejas e os horários destas jornadas.

 

__________________ 

 

Jornada Diocesana da Juventude

No próximo dia 1 de Abril, na Baixa de Lisboa, entre as 14h30 e as 21h30, decorre a Jornada Diocesana da Juventude (JDJ), com o tema ‘Em Cristo a alegria e a sabedoria!’. Integrada na Missão Metrópoles, a JDJ pretende congregar os jovens da diocese num momento de convívio, partilha e encontro com D. José Policarpo.

texto por Diogo Paiva Brandão
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES