Lisboa |
‘Juntos pela Europa’
Reavivar a alma cristã da Europa
<<
1/
>>
Imagem

É uma jornada europeia que quer reavivar a alma cristã da Europa. O ‘Juntos pela Europa’ nasceu em 1998 e vai ter uma nova jornada de cariz europeu no próximo dia 12 de Maio. Portugal, através de oito movimentos da Igreja, acolhe também esta iniciativa em sete cidades diferentes, entre as quais Lisboa.

 

Decorria o ano de 1998 quando o Papa João Paulo II promoveu um encontro, em Roma, com os novos movimentos da Igreja que tinham a vontade de um mútuo conhecimento e de uma estreita colaboração tendo em vista o ‘Reavivar a Alma Cristã da Europa’. Desde então, cerca de 240 movimentos e comunidades cristãs espalhados pelo continente europeu têm vindo a pôr em comum os seus carismas e colaboram para unir as suas riquezas e suscitar mais solidariedade, justiça, paz, liberdade e coragem para construir o futuro.

 

Amor recíproco

A base da sua comunhão é um “pacto de amor recíproco” inspirado pelo Evangelho que os une estreitamente. Com este espírito de comunhão realizaram-se em Estugarda, na Alemanha, em 2004 e em 2007, duas grandes jornadas europeias com o lema ‘Juntos pela Europa’, de onde surgiu o Manifesto ‘os 7 SIMs’ que sublinha em sete pontos o desejo de contribuir para uma Europa unida, apesar das diferenças, numa colaboração efectiva entre os movimentos e aberta a todas as pessoas. Desta forma, segundo refere o site português da iniciativa, “esta união de movimentos resulta numa maquette de uma Europa unida pelo espírito de fraternidade que não se pode tornar realidade sem a força criadora dos jovens e a sua vontade de construir um novo futuro com responsabilidade”.

Em Portugal, são sete as cidades envolvidas na jornada europeia ‘Juntos pela Europa’: Lisboa, Braga, Coimbra, Faro, Funchal, Ponta Delgada e Porto. As acções de ‘Juntos pela Europa’ começaram já por todo o continente, em inúmeros países e cidades que se unirão no Encontro Europeu de 12 de Maio de 2012, em Bruxelas, no Parlamento Europeu. Em Lisboa, para o dia 12 de Maio, está a ser preparado um programa, com diversas iniciativas que irão decorrer sobretudo na Baixa lisboeta e que o Jornal VOZ DA VERDADE divulgará oportunamente.

 

Conhecer

A organização portuguesa do ‘Juntos pela Europa’ integra oito movimentos: Comunidade Emanuel, Família Missionária Verbum Dei, Equipas de Jovens de Nossa Senhora, Equipas de Nossa Senhora, Metanoia, Movimento Apostólico de Schoenstatt, Movimento dos Cursilhos de Cristandade e Movimento dos Focolares. Aliás, uma das intenções centrais do ‘Juntos pela Europa’ é que os vários movimentos e comunidades cristãs se dêem a conhecer e que assim se possa desenvolver um novo entendimento e uma nova prática. “O objectivo é que depois do caminho proposto para este ano e do encontro de dia 12 se consiga partir mais facilmente para a realidade, colaborando entre todos de uma forma muito prática e concreta para uma sociedade portuguesa baseada na solidariedade, na tolerância e no empenho uns pelos outros”, acrescenta a nota publicada no site www.juntospelaeuropa.blogspot.com.

 

_________________

 

Os 7 SIMs

- Dizemos SIM à vida, defendendo-a em todas as suas fases

- Dizemos SIM à família, raiz de uma sociedade aberta ao futuro

- Dizemos SIM à criação, defendendo a natureza e o ambiente

- Dizemos SIM a uma economia justa, ao serviço da pessoa e da humanidade

- Dizemos SIM à solidariedade, para com os pobres e marginalizados

- Dizemos SIM à paz, promovendo a reconciliação através do diálogo

- Dizemos SIM à responsabilidade fraterna, para que as nossas cidades se tornem espaços e acolhimentos

 

Queremos empenhar-nos juntos por estes SIMs, cada movimento e comunidade segundo o seu próprio carisma e as suas potencialidades.

Queremos trabalhar por estes SIMs com todos os homens e as mulheres, com as instituições e com todas as forças sociais e políticas.

Juntos queremos pôr-nos novamente ao serviço da paz e da unidade que estão na base da Europa de hoje.

Juntos queremos comunicar à Europa e ao mundo o Evangelho da vida e da paz, que anima os nossos movimentos e as nossas comunidades.

 

in www.juntospelaeuropa.blogspot.com/p/7-sims.html


_________________

 

Mesa redonda: ‘Europa, onde está a tua alma?’

É uma iniciativa que pretende lançar o evento de dia 12 de Maio. A mesa redonda sobre ‘Europa, onde está a tua alma?’ decorre no auditório da paróquia do Campo Grande, em Lisboa, no próximo dia 24 de Fevereiro, a partir das 21h00. Serão oradores desta iniciativa do Juntos pela Europa o padre jesuíta Hermínio Rico, o ex-deputado europeu José Ribeiro e Castro e a jornalista Laurinda Alves. A entrada é livre.

 

_________________

 

‘Juntos pela Europa’ na internet

www.juntospelaeuropa.blogspot.com

www.together4europe.org

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES