Especiais |
JDJ 2012 - Lisboa
Jovens convocados
<<
1/
>>
Imagem

As vigararias e respectivas paróquias da Diocese de Lisboa começaram já a preparação da Jornada Diocesana da Juventude, do próximo dia 1 de Abril, Domingo de Ramos, na baixa de Lisboa.

 

Neste ano em que o Papa sugere aos jovens meditarem no tema “Alegria”, todos os jovens da Diocese foram convocados, pelo seu Bispo, para manifestarem esse mesmo espírito no centro da cidade. A Jornada Diocesana da Juventude (JDJ) terá como tema “Em Cristo, a Alegria e a Sabedoria” e estará integrada na Missão Metrópoles como proposta do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização, que juntamente com outras cidades europeias tornará presente o encontro particular com o seu Bispo, na Catedral, ao final do dia, tendo como ponto máximo a celebração da eucaristia.

 

Dar a conhecer a alegria

Nesse Domingo de Ramos, a cidade de Lisboa será o destino de inúmeros jovens que trarão consigo o espírito vivido nas últimas JMJ, em Madrid. O encontro com Cristo tornar-se-á possível para os que responderem positivamente ao convite mas também para todos aqueles que serão tocados pela “Alegria” que invadirá a cidade de Lisboa. As palavras do Santo Padre aos jovens, em Madrid, no último ano, são claras: “É impossível encontrar Cristo e não O dar a conhecer aos outros. Por isso não guardem Cristo para vós mesmos. Comunicai aos outros a alegria da vossa fé. O mundo necessita do testemunho da vossa fé; necessita, sem dúvida, de Deus”. São estas palavras que colocam os jovens participantes da missão na cidade.

 

Tarde de encontro com D. José Policarpo

Existem atividades que se encontram a ser preparadas para oferecer a todos os jovens a possibilidade de se envolverem mais na partilha e vivência do tema. A partir das 14h30, em igrejas da Baixa de Lisboa, começarão algumas das atividades que oportunamente serão divulgadas pelo Serviço da Juventude no seu site. Mais próximo do final do dia, os jovens rumarão até à Sé, onde se encontrarão com o seu Bispo e aí celebrarão a Eucaristia. A Jornada terminará em festa com um concerto no Largo de São Domingos, na Baixa de Lisboa.

 

Preparação nos grupos de jovens

Todos os jovens têm desde já, acesso gratuito a um guião de preparação para esta atividade. O Serviço da Juventude propôs dois encontros com os seguintes temas: “Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento” (Col 2,3) e “Alegrai-vos sempre no Senhor” (Fil 4,4). Estas propostas serão trabalhadas nos grupos de jovens, de forma a viver da melhor maneira esta JDJ. Os guiões estão disponíveis e deverão ser pedidos para o mail jdjlisboa@gmail.com.


_____________


Retiro de Quaresma para jovens

Porque o tempo de Quaresma nos impele à conversão, ao silêncio e à escuta, o Serviço da Juventude e o Sector da Animação Espiritual propõem um retiro para jovens entre os 18 e os 30 anos que será orientado pelo padre Hugo Gonçalves. Acontecerá nos dias 2 (sexta-feira à noite) a 4 de Março (Domingo, até à hora do almoço) na Casa do Oeste, em Ribamar, Lourinhã. O valor pedido a cada jovem é de 25 euros. Entra em contacto com o Serviço da Juventude (juventude@patriarcado-lisboa.pt) para fazeres a tua inscrição ou colocares as tuas dúvidas e/ou pedidos para transporte. Não percas a oportunidade de te preparares para a grande festa cristã que é a Páscoa.


_____________


Lourinhã festeja o XIX Festival da Canção

No passado sábado, dia 11 de Fevereiro, realizou-se o XIX Festival da Canção Cristã na Vigararia da Lourinhã. O festival decorreu no pavilhão Desportivo Municipal do Bombarral e contou com a apresentação de diversas músicas a concurso. As letras e músicas traduziram um forte testemunho de fé entre os jovens que criaram a partir do tema “Alegrai-vos sempre no Senhor” (Fl 4,4). A música vencedora e que representará a Vigararia no Festival Diocesano (em Setembro) tem como tema “Ele vive entre nós” e é da paróquia de Lamas. Numa organização da paróquia do Bombarral e com o apoio de inúmeras entidades foi possível este momento de alegria e de comunhão na Vigararia.

 

_____________


YOUCAT

O livro invulgar

 

É com a palavra “invulgar” que Bento XVI apresenta o livro YOUCAT. E o porquê da invulgaridade? Nascido de uma outra obra tão marcante quanto invulgar no seu tempo e que ainda hoje perdura, o - Catecismo da Igreja Católica -, os jovens têm agora acesso a um dos documentos mais importantes da história da Igreja, escrito “por” e “para eles”.

 

Em 2006, após a apresentação do Compêndio do Catecismo da Igreja Católica, tornou-se clara a necessidade da existência de um catecismo que fosse mais cativante, chegando de forma mais eficaz aos jovens de hoje. Foi a partir de uma interrogação feita ao Cardeal Schönborn, e contando, desde então, com a sua orientação que tal ideia veio a materializar-se. Parecia clara uma necessidade – que o livro falasse a mesma linguagem dos jovens. A solução seria envolvê-los na sua realização, tal como aconteceu. O trabalho de elaboração do livro foi árduo, mas no final um dos grandes sucessos da grande receptividade foi o facto de nada ter sido deixado de lado. “Tudo tem a ver com as nossas vidas e por isso é importante” – referia um dos jovens na sua conclusão.

A solução encontrada para tornar mais clara a mensagem do catecismo foi uma estrutura “pergunta / resposta / comentário”, de forma a clarificar a sua compreensão. Existe ainda a indicação útil para quem busque um maior aprofundamento do tema no Catecismo da Igreja Católica, o qual foi a génese deste livro.

O YOUCAT está traduzido em inúmeros idiomas e foi um presente oferecido pelo Papa Bento XVI aos jovens peregrinos das Jornadas Mundiais da Juventude, em Madrid, no último ano. O Santo Padre foi, desde cedo, o principal apoiante na divulgação desta obra. Após o Concílio Vaticano II (1962-1965) a pedido do Papa João Paulo II, o então Cardeal Ratzinger ficou encarregue da tarefa de coordenar o trabalho dos bispos de todo o mundo, com o objectivo que daí surgisse um livro com o nome de Catecismo da Igreja Católica e desde sempre teve presente a necessidade deste precioso documento estar “traduzido” para diferentes experiências, sensibilidades para se tornar “capaz de tocar as pessoas nos seus próprios pensamentos e questões”. É a proximidade com o “nosso próprio destino” que torna este livro cativante estando “profundamente próximo de cada um de nós” – refere o Santo Padre no prefácio do YOUCAT.

O desejo de Bento XVI não deixa dúvidas – “Estudai o catecismo! Este é o desejo do meu coração. (...) Dou-vos a minha bênção e oro cada dia por todos vós.”


“Estudai o catecismo com paixão e perseverança!”

Respondendo ao apelo de Bento XVI existem atualmente, na Diocese de Lisboa, encontros de trabalho e estudo do YOUCAT, das quais se destacam duas propostas. A primeira delas – “4X7 AS RAZÕES DA NOSSA FÉ” no âmbito da Formação Contínua da Fé (Escola de Leigos) que promove um curso de quatro semestres com sete encontros por semestre. O próximo encontro será no próximo dia 29 de Fevereiro.

Outra proposta, dirigida a universitários, dá pelo nome de “YES YOUCAT” e o próximo encontro decorrerá no dia 28 de Fevereiro, no ISCTE. Mais informações em www.theyoucatforyou.com


Como adquirir?

É possível adquirir o livro junto do Serviço da Juventude (juventude@patriarcado-lisboa.pt) ou em qualquer livraria da Paulus Editora. O custo é de 12,50 euros.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES