Lisboa |
1ª Catequese Quaresmal
‘Da fé ao Baptismo: a fé como caminho de vida’
<<
1/
>>
Imagem
Video

(Catequese dirigida aos Catecúmenos)


O que é um catecúmeno? É um adulto (para este efeito são considerados adultos aqueles que já têm o uso da razão), que acredita em Jesus e que quer aprofundar essa fé, para se unir definitivamente a Ele e entrar na Igreja, que é o Seu Povo.

O catecumenato é um período de aprofundamento da fé, em Igreja. Este aprofundamento faz-se pela experiência, o catecúmeno experimenta o que é viver a fé; e pela palavra, que aprofunda os pontos principais da nossa fé.

Este período de aprofundamento prepara e faz desejar o Baptismo, em que a relação com Cristo se radicaliza. O Baptismo é completado com o sacramento da Confirmação, que comunica o Espírito Santo, e pela Eucaristia, celebração da Páscoa de Jesus, pela Igreja. Na experiência sacramental, o neófito, isto é, o novo cristão iniciado, assume que só é possível fazer da fé uma experiência de vida com a acção de Deus, comunicada por via sacramental.

Terminada a “Iniciação Cristã”, o novo cristão está preparado para viver a vida ao ritmo da fé, em Igreja. Não está tudo feito; resta a longa caminhada da vida, ao ritmo da fé, espaço para a fidelidade com o ideal da santidade.

Para esta Catequese são convocados todos os que já iniciaram a caminhada de preparação para o Baptismo. Os que já estão no termo dessa caminhada e receberão os sacramentos da iniciação cristã na próxima festa da Páscoa, celebrarão o rito da “eleição”. A partir daquele momento eles são “eleitos”, isto é, escolhidos por Deus e pela Igreja para a integrarem plenamente como seus membros.

 

D. José Policarpo

 

___________________


Missão Metrópoles

- Catequeses Quaresmais: Domingos da Quaresma, às 18h, seguida de Missa, pelo Cardeal-Patriarca, na Sé de Lisboa (semanalmente, na página da Missão Metrópoles, em www.missaometropoles.org, D. José Policarpo fará a apresentação em vídeo de cada tema da Catequese Quaresmal)

- Procura de Deus com Santo Agostinho: Leitura de textos de Santo Agostinho, no dia 24 de Março, sábado, a partir das 16 horas, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus (Rua Camilo Castelo Branco, nº 4, ao Marquês de Pombal, em Lisboa)

- Jornada Diocesana da Juventude: No dia 1 de Abril, na Baixa de Lisboa, entre as 14h30 e as 21h30, com o tema ‘Em Cristo a alegria e a sabedoria!’, numa iniciativa promovida pelo Serviço da Juventude do Patriarcado de Lisboa

- Com São Marcos encontrar Deus: A 15 de Abril (Domingo II da Páscoa ou da Divina Misericórdia), às 16 horas, na Sé de Lisboa, haverá a leitura continuada do Evangelho de São Marcos, por figuras públicas ligadas às artes e ao espectáculo, intercalada por momentos musicais de canto gregoriano

- Jornadas Penitenciais: Várias igrejas de toda a Diocese de Lisboa vão receber as Jornadas Penitenciais. No site www.missaometropoles.org poderá consultar a lista das igrejas e os horários destas jornadas

 

___________________


Transmissão vídeo em directo das catequeses pela internet

O site do Patriarcado de Lisboa na internet, em www.patriarcado-lisboa.pt, vai transmitir em vídeo em directo todas as Catequeses Quaresmais proferidas pelo Cardeal-Patriarca, D. José Policarpo. Numa parceria desenvolvida pelo Departamento da Comunicação do Patriarcado de Lisboa com a Rádio Renascença e o Portal Sapo, a transmissão será assegurada através de duas câmaras de filmar e irá para o ar uns minutos antes das 18h00, a hora marcada para o início da catequese. A parceria com a Rádio Renascença é assegurada através da equipa da webtv desta rádio, a V+, sendo que o Portal Sapo disponibiliza o acesso à internet e o seu espaço na Web (http://videos.sapo.pt/patriarcadodelisboa) para assegurar uma transmissão vídeo com boa qualidade de imagem.

Na Tua Palavra
Não nos separemos d’Ele!
por D. Nuno Brás
A OPINIÃO DE
Isilda Pegado
1. Neste tempo, em que o individualismo parece imperar, apesar da destruição que gera na Sociedade,...
ver [+]

P. Duarte da Cunha
Que todos os homens querem ser felizes não parece ser objecto de discussão entre pessoas sãs. Todos queremos, de facto, ser felizes.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
Galeria de Vídeos
Voz da Verdade
EDIÇÕES ANTERIORES