Igreja em movimento |
40 anos da Comunidade Emanuel
Evangelização no Chiado
<<
1/
>>
Imagem

Em clima de “jubileu”, a Comunidade Emanuel está a comemorar em todo o mundo o seu 40º aniversário. Reconhecida em 2009 como associação pública de fiéis de direito pontifício (era de direito privado desde 1992), a comunidade foi-se estendendo por todos os continentes e hoje conta cerca de 6000 membros.

 

O fim-de-semana de 11 e 12 de Fevereiro foi uma data escolhida para as comemorações, uma vez que nela se celebra uma viragem importante na vida do seu fundador, Pierre Goursat, cujo processo de beatificação está em curso. De facto, foi nesses dias do ano de 1972 que, no decorrer de um retiro, Pierre teve uma especial percepção da presença do Espírito Santo na sua vida, aquilo a que ele mesmo chamou a sua segunda conversão.

Os que passaram pelo Chiado no passado dia 11, à tarde, viram um bom grupo de cristãos de todas as idades e estados de vida, tocando e cantando alegremente, distribuindo flores de papel, partilhando a Palavra de Deus e convidando quem passava a entrar na Basílica dos Mártires. Lá dentro, o Santíssimo Sacramento estava solenemente exposto e um pequeno grupo de membros entoava cânticos de interiorização e acção de graças.

Tanto as pessoas que passavam como os membros da Comunidade mais habituados a acções de evangelização de rua, todos estavam espantados com a adesão dos transeuntes – não só acolhiam a Palavra e se demoravam a conversar com quem a dava, como entravam em grandes grupos na Basílica e se quedavam longamente junto ao altar, rezando em silêncio e deixando as suas intenções.

Ao fim da tarde, foi a Comunidade quem animou a celebração da Eucaristia às 18h30 e assim agradeceu estes quarenta anos que passaram e, também, os vinte anos de instalação em Portugal, celebrados igualmente em Coimbra, numa manifestação semelhante no Parque Verde.

Presente em mais de 60 países, entre os quais Cabo Verde, Angola, Brasil, Guiné-Bissau e Timor, a Comunidade Emanuel pretende ser essencialmente, e segundo a intuição do seu fundador, um caminho de santidade para os seus membros. Paralelamente, ocupa-se em acções de compaixão e de evangelização, diferenciadas de acordo com as especificidades e necessidades locais. Em Portugal, o acompanhamento e formação de jovens e casais, o primeiro anúncio e a atenção aos que sofrem têm sido as principais linhas de actuação, ao lado do desafio que vai fazendo a jovens e menos jovens para missões longínquas, de carácter pastoral e profissional, na âmbito da Fidesco.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES