Especiais |
Campo Vocacional para Raparigas
Conhecer a vontade de Deus
<<
1/
>>
Imagem

O Sector de Animação Vocacional do Patriarcado de Lisboa organizou nos últimos tempos diversos Campos Vocacionais para Raparigas. O Jornal VOZ DA VERDADE apresenta o testemunho de duas jovens que participaram nestas actividades.

 

Testemunho da Rosarinho

 

Foi um grande desafio quando surgiu o convite para um encontro de raparigas, pois já andava há algum tempo a pensar numa oportunidade dessas. Depois da catequese na paróquia agarrei este momento, e o resultado foi excelente! Dei comigo a conhecer Jesus! E a maneira como Ele me conhece!

Já vêm acontecendo regularmente (os campos vocacionais) e têm-me ajudado muito! São todos diferentes! E agora olhando para o primeiro consigo ver como Jesus tem estado tão presente!

Vem gente de todo o lado e compreendo assim que a minha diocese é descomunal. Lá encontrei raparigas como eu! E  para minha surpresa animadoras deste tempo…     

Neste último Campo Vocacional que aconteceu na Casa do Oeste em Ribamar no concelho da Lourinhã, demos seguimento ao tema “A Alegria” iniciado em Novembro.

Saímos da rotina (da escola, da “ressaca” do carnaval, do dia-a-dia), e descobrimos um modo diferente de viver a Alegria Cristã.

Descobrimos as Bem-Aventuranças, vimos o efeito que essas tiveram na vida de Madre Teresa de Calcutá, tivemos momentos de reflexão pessoal, de partilha e também tempo de convívio e animação (como não podia deixar de ser)!

Esta vivência partilhada com raparigas como eu, ajudou-me a reflectir sobre o modo como vivo a alegria de ser cristã, e o modo como passo aos outros essa alegria!

 

Maria do Rosário Crisóstomo dos Santos (Dois Portos), 15 anos

 

 

Testemunho da Inês Pereira

 

Com o tema a “Alegria de crer”, este foi um encontro no qual a descoberta pela alegria do Senhor passou pelo testemunho de vida da Beata Madre Teresa de Calcutá. E dele, buscar a sua doação e confiança total aos caminhos que o Senhor a conduzia a fazer, buscar a sua disponibilidade e entrega em sempre dizer sim e buscar da simplicidade de simplesmente pôr um sorriso, e oferecê-lo a Deus dando-o aos outros, transportando o seu amor e a sua palavra de esperança. Olhar e reconhecer que todos somos “lápis” nas mãos de Deus, e que é a Ele que temos de entregar o rumo das nossas palavras, pois quando seguimos a sua vontade, todas elas serão escritas por Ele. Sermos gota na imensidão do oceano de Deus, e não nos deixar cair perdidos num outro lugar, pois é com o Pai que tudo tem sentido, é ao Pai que tudo pertence.

Diziam de Madre Teresa que, “ou ela é louca, ou ela é santa” e face a esta afirmação, somos convidados a buscar o seu exemplo, e a agarrá-lo para que nesta caminhada pelo Deserto, a perseguição por Jesus Cristo seja feita. Esvaziar-me e perseguir a santidade de espírito pelas Bem-Aventuranças, pela fome alimentada em cada eucaristia, pela sede saciada em cada leitura da sua Palavra, pela busca das atitudes a renovar e pela oração que me faz encontrar com a família do céu; transformar o coração em estado puro, renovado e transparente, próximo de Jesus. E que vendo-O e olhando, possamos seguir, cheios do seu amor por nós, a sua missão. Missão que a cada um vai segredando, e que encontrando-a e acolhendo-a, a vamos podendo cumprir.

 

Inês Pereira (Paróquia de Lamas), 17 anos

 

_______________


Agenda das Vocações (Março e Abril)

 

3 de Março -  Encontro para Animadores Vocacionais (Vigararias I a X no Seminário dos Olivais e Vigararias XI a XV no Seminário de Penafirme)

 

6 de Março - terça.com... vocação (rapazes)

 

13 de Março - terça.com... vocação (raparigas)

 

20 de Março - terça.com... namorados

 

23 a 25 de Março - Retiro Vocacional no Seminário de Caparide

 

24 a 27 de Março - Campanário do Pré-seminário para rapazes (7º e  8º anos)

 

27 de Março - terça.com... a Palavra

 

30 de Março a 3 de Abril - Campo Vocacional para raparigas (7º ao 12º anos)

 

30 de Março a 3 de Abril - Campanário do Pré-seminário para rapazes (9º ao 12º anos)

 

30 de Março a 1 de Abril - Encontro de Acompanhamento Vocacional - Servas de Nossa Senhora de Fátima (S. Mamede, Lisboa - Ir. Isabel Rodrigues: mi.costa@netcabo.pt; 965 802 208).

 

4 a 8 de Abril - Páscoa Hospitaleira - (serviço a pessoas doentes e reflexão sobre o mesmo) – Juventude Hospitaleira, na Casa de Saúde da Idanha e do Telhal, Sintra

 

5 a 8 de Abril - Páscoa Jovem Vocacional - "JIM- Jovens em Missão" da família Comboniana

 

5 a 8 de Abril - Retiro para raparigas - Páscoa - Missionárias do Amor Misericordioso do Coração de Jesus

 

14 a 15 de Abril - Encontro para raparigas com mais de 15 anos - Irmãs Discípulas do Divino Mestre

 

17 de Abril - terça.com... namorados

 

22 a 29 de Abril - Semana de Oração pelas Vocações

 

29 de Abril - Dia de Oração pelas Vocações

 

27 a 28 de Abril - Encontro de Acompanhamento Vocacional - Servas de Nossa Senhora de Fátima (S. Mamede, Lisboa- Ir. Isabel Rodrigues: mi.costa@netcabo.pt; 965 802 208).

 

23 a 28 de Abril - Semana.com

 

24 de Abril - terça.com... fé e cultura

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES