Lisboa |
3ª Catequese Quaresmal
‘Anunciar o Evangelho é intervir na Cultura’
<<
1/
>>
Imagem
Video

(Catequese dirigida aos Agentes Culturais)

 

A evangelização da cultura deve ser preocupação contínua na missão evangelizadora da Igreja. A fé cristã atinge a vida toda do homem, como indivíduo e como ser comunitário. Inspira valores que orientam o exercício da liberdade e que, quando são assumidos pela comunidade, se tornam constitutivos da civilização. Não haverá civilização cristã sem evangelização da cultura.

Evangelizar é intervir na cultura. Nas diversas civilizações a fé religiosa é elemento importante no formar de uma cultura, tende mesmo a ser o elemento unificador da variedade de elementos que entram no caldear de uma nova cultura, pois essa tem sempre de ser um espelho da liberdade e da criatividade humana na variedade das suas expressões.

Não é a mesma coisa professar a fé católica num ambiente cultural pouco ou nada marcado pelo cristianismo. Cada percurso cultural é um remar contra a corrente. É particularmente difícil quando as perspectivas religiosas se tornaram lei civil.

A fé cristã transforma-se, espontaneamente, em cultura, pela interpelação à liberdade, pelos valores civilizacionais que comunica, pela solidez de uma tradição de que é factor decisivo. E sem tradição dificilmente haverá dimensão histórica da liberdade e da criatividade. A busca contínua da verdade e a valorização da racionalidade dificilmente se compreenderão se não se situam no âmbito da tradição.

O diálogo inter-religioso e inter-cultural são, no nosso tempo, importantes para a paz mundial que exige a convergência de civilizações.

Para esta Catequese convocam-se aqueles e aquelas, que pela função que exercem na sociedade, são agentes culturais. Mas tem de ser uma convocatória aberta, pois todos os verdadeiros cristãos são chamados a intervir na cultura.

D. José Policarpo
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES