Missão |
Márcio Asseiro, Diácono Espiritano
Missão das terras do Alto Minho aos povos indígenas da Bolívia
<<
1/
>>
Imagem

Nasceu no Alto Minho, fez caminhada de fé e missão nos Seminários Espiritanos. Partiu rumo à Amazónia em estágio Missionário. Fez Noviciado em Paris. Professou em Barcelos. Estudou Teologia em Lisboa e no Porto. O seu empenho pastoral estendeu-se da Paróquia de Ramalde à LIAM e aos Jovens Sem Fronteiras. Foi Ordenado Diácono a 26 de Fevereiro. Será Ordenado Padre a 9 de Setembro em Reboreda (Vila Nova de Cerveira) e partirá rumo à Bolívia, terra de nomeação Missionária.

 

De Reboreda ao Seminário

Sempre o conheci, de guitarra às costas, um jovem feliz. Os valores do Evangelho já os encontrou no berço, pois a sua família é profundamente cristã e comprometida na vida paroquial de Reboreda, em Vila Nova de Cerveira (Viana do Castelo). Conheceu os Espiritanos através do seu Pároco, o P. Cunha, também ele da Congregação do Espírito Santo. Depois, foi mesmo só ouvir a voz de Deus e tentar segui-Lo.

Cedo entrou no Seminário, pois sentia que ser Padre era a sua grande vocação. Com o andar dos anos, as questões foram-se colocando, mas o essencial nunca foi beliscado. Por isso, após 2 anos de Teologia na Universidade Católica em Lisboa, candidatou-se ao estágio missionário.

 

Da Amazónia a Paris

Como não conhecia nenhum dos campos de missão (só ouvia falar e lia…), a proposta da Amazónia fascinou-o desde a primeira hora. Para lá partiu, de mochila e viola às costas, pois não são precisas muitas roupas nem livros de filosofia e teologia para percorrer a imensidão do Amazonas e partilhar a vida com os povos ribeirinhos. Foram quase dois anos de paraíso, por terras do Téfé, com um povo pobre mas sempre em festa e com uma vontade enorme de conhecer Cristo e celebrá-lo. Esta experiência marcou-o de tal forma que, na hora de pedir a nomeação Missionária, apontou logo o dedo para a América Latina.

O estágio terminou, mas a Missão estava a dar os primeiros passos mais seguros. Assim, o Márcio arrancou para França a fim de avaliar esta etapa formativa fora de portas e iniciar o ano de Noviciado. Ali, bebeu das fontes da Espiritualidade da Congregação a que queria pertencer para sempre. O discernimento não trouxe grandes sobressaltos e, a 8 de Setembro de 2008, no Seminário da Silva – Barcelos, fez a sua Profissão Religiosa. Foi uma grande festa que juntou as suas grandes famílias: a de sangue, a paroquial e a espiritana.

 

Teologia e Pastoral no Porto

Regressou a Portugal para terminar os estudos teológicos. Ao mesmo tempo, sempre de viola às costas, tinha um compromisso pastoral na paróquia de Ramalde e participava em inúmeras actividades promovidas pela LIAM, pelos Jovens Sem Fronteiras, pelo Movimento Missionário de Professores. Esteve em inúmeros encontros nacionais JSF e participou na realização de diversas Semanas Missionárias, uma iniciativa que leva jovens a viver dez dias de intensa Missão em Paróquias de norte a sul do país. A sua alegria e o seu talento para a música passearam-se por Portugal ao longo dos últimos anos.

Celebrou a Profissão Perpétua em 2011, ano em que concluiu o curso de Teologia e defendeu a Tese. Assim, abria mais uma porta ao seu futuro missionário: a do Diaconado.

 

Ordenação de Diácono

26 de Fevereiro marca a história do Márcio, da sua família, da sua Paróquia de Reboreda, da Paróquia de Ramalde e da Família Espiritana: foi a Ordenação de Diácono, por D. Pio Alves, Bispo Auxiliar do Porto. A Igreja estava à cunha, em festa. D. Pio Alves pediu ao Márcio que, na sua vida missionária, nunca deixasse de conjugar a fidelidade com a felicidade.

9 de Setembro será outra data a registar: Reboreda vai vestir-se de festa para a Ordenação Sacerdotal do Márcio, por D. Anacleto Oliveira, Bispo de Viana do Castelo.

 

Rumo à Bolívia

Depois, há que fazer outra vez as malas e partir. Desta feita rumo à Bolívia, um dos países mais pobres da América Latina, não muito longe da Amazónia por onde andou. Anunciar o Evangelho aos pobres e estar onde há poucos Missionários é uma opção do Márcio, seguindo a velha tradição Espiritana.

Feliz e fiel – como pediu D. Pio -, o Márcio quer continuar, com o Evangelho no coração e a guitarra às costas, a seguir o Cristo que lhe diz: ‘Vai pelo mundo anunciar a Boa Nova’.

 

 

PERFIL

 

1985 – Nascimento em Reboreda – Vila Nova de Cerveira

2005 – Estágio Missionário na Amazónia

2007 – Noviciado em Paris

2008 – Profissão Religiosa no CESM – Barcelos

2011 – Conclusão do Curso de Teologia

2012 – Ordenação de Diácono no Porto

Tony Neves
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES