Papa |
A uma janela de Roma
Deus fala através do silêncio
<<
1/
>>
Imagem

O Papa terminou as catequeses dedicadas à oração de Jesus e reflectiu sobre o silêncio. Na semana em que foram lembrados os cristãos da Terra Santa, Bento XVI visitou uma paróquia de Roma e escreveu sobre a Eucaristia. Os bispos cubanos falaram da visita papal e foi anunciado que o Papa vai rezar vésperas com o arcebispo de Cantuária.

 

1. O Papa garantiu que o silêncio de Deus não significa ausência. Foi durante a audiência-geral da passada quarta-feira, que marcou o encerramento do ciclo de catequeses que Bento XVI dedicou à oração de Jesus. “Na conclusão da reflexão sobre alguns aspectos da oração de Jesus, é necessário tratar de um elemento importante da sua relação com o Pai do Céu: o silêncio. Na Cruz vemos que o silêncio de Jesus é a sua última palavra ao Pai, mas vemos também como Deus fala através do silêncio. De facto, a dinâmica feita de palavra e silêncio, que caracteriza a oração de Jesus, manifesta-se também na nossa vida de oração em duas direcções. Por um lado, ensina-nos que a escuta e o acolhimento da Palavra de Deus exige o silêncio interior e exterior, afastando-nos de uma cultura barulhenta que não favorece o recolhimento. Por outro lado, há também o silêncio de Deus na nossa oração, que muitas vezes gera em nós a sensação de abandono. Mas, olhando para o exemplo de Cristo, sabemos que esse silêncio não é ausência: Deus está sempre presente e escuta-nos”, assegurou Bento XVI, falando em português.

Nesta audiência, que decorreu na Praça de São Pedro, o Papa manifestou-se ainda preocupado perante os “graves sofrimentos” que estão a atingir as populações do Médio Oriente, deixando um “pensamento de oração” para esta região.

 

2. A Santa Sé solicitou o apoio de toda a Igreja Católica para evitar a fuga dos fiéis da Terra Santa, perante a “violência” e a “opressão”. Numa carta enviada aos bispos de todo o mundo, o prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais lamentou o êxodo dos cristãos da Terra Santa: “A emigração de cristãos tem-se agravado pela falta de paz, que tenta empobrecer a esperança, transformando-se no medo de estar sozinho perante um futuro que parece não existir a não ser com o abandono da própria pátria”, assinala o cardeal Leonardo Sandri. Este responsável apela depois à chamada ‘Colecta em favor da Terra Santa’, uma iniciativa anual que remonta ao século XV, feita habitualmente nas celebrações de Sexta-Feira Santa. “Dirijo um cordial convite a todas as comunidades eclesiais para que estejam do lado dos cristãos de Jerusalém, Israel e Palestina, como dos países circundantes, Jordânia, Síria, Líbano, Chipre, Egitpo, que juntos compõem aquela Terra abençoada”, escreve o cardeal argentino. A Congregação para as Igrejas Orientais lembra ainda aos bispos “o constante pedido” de Bento XVI para que “a missão da Igreja nos Lugares Santos seja generosamente sustentada”.

 

3. O Papa deslocou-se no passado Domingo, dia 4, à paróquia de São João Batista de La Salle, em Roma, onde saudou e dirigiu palavras às crianças, tendo celebrado a Missa paroquial. A paróquia visitada por Bento XVI foi criada no ano 2000 e conta com uma igreja moderna, consagrada em 2009. Congratulando-se com a gradual consolidação do sentido de pertença à comunidade, o Papa sublinhou a importância das paróquias: “A fé há-de ser vivida em conjunto e a paróquia é um lugar onde se aprende a viver a própria fé no nós da Igreja. Desejo encorajar-vos para que cresça também a co-responsabilidade pastoral, numa perspectiva de autêntica comunhão entre todas as realidades presentes, que estão chamadas a caminhar conjuntamente, a viver a complementaridade na diversidade, a testemunhar o nós da Igreja, da família de Deus”.

 

4. Bento XVI assinou o prefácio do livro ‘A ajuda não cai do Céu. Caritas e Espiritualidade’, lançado recentemente pelo do cardeal Paul Josef Cordes, presidente emérito do Pontifício Conselho Cor Unum, sublinhando que “a Eucaristia é o amor em toda a sua imensidão”. Escrevendo sobre a Última Ceia, o Papa explica: “Naquele momento, Jesus não distribui somente o pão, mas a si mesmo. Ele se doa”. Por isso, acrescentou, a Eucaristia é um gesto que “caracteriza a Igreja e a mantém unida”, que “representa o compartilhar e a união”.

 

5. A Conferência Episcopal de Cuba convocou “toda a população cubana” a acolher Bento XVI, que vai visitar a ilha de 26 a 28 deste mês, precisamente 14 anos depois da viagem de João Paulo II ao país. Segundo os bispos cubanos, a presença do Papa vai promover “sentimentos e atitudes” de “misericórdia, gratidão e reconciliação” entre “todos os cubanos”.

Recorde-se que a visita de Bento XVI ao México e a Cuba vai decorrer entre 23 e 28 de Março, com passagens por León, Santiago de Cuba e Havana

 

6. O Papa vai rezar vésperas, neste sábado, dia 10, com o Arcebispo anglicano de Canterbury, Rowan Willians. Será durante a visita de Bento XVI ao Mosteiro de São Gregório al Celio, em Roma, por ocasião do milénio de fundação do Sacro Ermo de Camaldoles e da visita do Primaz da Comunhão Anglicana, que será ainda recebido em audiência pelo Papa na manhã de sábado, no Vaticano.

Aura Miguel, à conversa com Diogo Paiva Brandão
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES