Lisboa |
JDJ
Vigararia de Oeiras em preparação
<<
1/
>>
Imagem

A Cláudia Leão e a Rita Silva, ambas pertencentes ao grupo de jovens da paróquia de Queijas, partilham o seu testemunho acerca do primeiro encontro de preparação da Jornada Diocesana da Juventude (JDJ) que decorreu no passado Domingo, dia 4 de Março. Inserida no programa da Missão Metrópoles, a JDJ acontecerá no próximo dia 1 de Abril onde os jovens da Diocese de Lisboa estão convocados para a “Nova Evangelização na Cidade” de Lisboa.

 

Na tarde do dia em que se realizou a Via Sacra Vicarial e num esforço por manter e aprofundar os laços de união que se forjaram ou fortaleceram na última Jornada Mundial da Juventude em Madrid (Agosto de 2011), todos os grupos de jovens da Vigararia foram convidados a partilhar um dia de oração, convívio e alegria. A esse convite responderam afirmativamente cerca de 40 jovens. Após um almoço partilhado, os elementos das paróquias presentes – Queijas, Linda-a-Velha, Paço de Arcos, Oeiras, Barcarena e S. Julião da Barra, reuniram-se para dar inicio a esta caminhada de preparação. Com o guião fornecido pelo Serviço da Juventude e tendo como tema “Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento” (Col 2,3), criaram-se momentos de oração, música e partilha. Foi uma “viagem” ao íntimo da fé e do ser, tornada especial pela presença de todos - “Onde dois ou mais se reunirem em meu Nome, Eu estarei com eles…” (Mt 18, 20).

Nós, jovens cristãos, distinguimo-nos dos demais não só pelos princípios e valores, pela disponibilidade e pela fé, pela esperança e caridade, mas também pela forma como encaramos a vida, pela alegria de saber que Deus está connosco sempre.

Somos movidos pela vontade, irreverência e perseverança de quem sabe que é com palavras e actos que somos testemunhas, e que a mudança só acontece se a nossa cabeça a imaginar, os nosso pés caminharem e as nossas mãos trabalharem. Mas tudo isto só começa a fazer sentido se bebermos da imensa Sabedoria que vem de Deus, a qual nos ensina que são as pessoas a nossa riqueza e não o metal, que são os laços de fraternidade e o cuidado ao próximo a nossa bandeira e não o contínuo alimentar do nosso ego. É Deus o nosso Norte e Jesus o nosso Guia – e se nos abrirmos ao seu projecto, o Espírito Santo descerá sobre nós e seremos mais e melhor. E foi o Espírito Santo que se manifestou de forma especialmente intensa e produtiva neste encontro de preparação da JDJ. Desde os primeiros momentos com o cântico, os momentos de reflexão e meditação silenciosa, a partilha em grupo, o plenário, até à oração final, a presença de Deus foi sentida e louvada, com passos certos e transformadores no crescimento espiritual de todos.

Na Tua Palavra
Não nos separemos d’Ele!
por D. Nuno Brás
A OPINIÃO DE
Isilda Pegado
1. Neste tempo, em que o individualismo parece imperar, apesar da destruição que gera na Sociedade,...
ver [+]

P. Duarte da Cunha
Que todos os homens querem ser felizes não parece ser objecto de discussão entre pessoas sãs. Todos queremos, de facto, ser felizes.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
Galeria de Vídeos
Voz da Verdade
EDIÇÕES ANTERIORES