Lisboa |
Procissões Quaresmais da paróquia de Mafra
Rumo à Páscoa
<<
1/
>>
Imagem

Todos os anos, no IV Domingo da Quaresma, a Vila de Mafra realiza a Procissão da Venerável Ordem Terceira de Penitência, popularmente chamada de Procissão dos Terceiros. Este ano, tendo em conta as obras de requalificação da área envolvente do Palácio Nacional de Mafra, a procissão não se pôde realizar. No entanto, os andores que formam esta procissão estiveram expostos na Basílica para veneração dos fiéis e visitantes.

 

Na Missa celebrada pelo pároco, padre Luís Barros, pregou frei Armindo, mestre dos noviços do Convento do Varatojo, em Torres Vedras, dando ênfase à necessidade de bem aproveitar “os dias que restam nesta Quaresma, de forma a nos prepararmos para a Páscoa. O fundador da Ordem Franciscana dizia que ‘é preciso vestir o coração, tirar as poeiras e vestir-se de festa’”. Após a Eucaristia, teve início a oração da Via-Sacra que, segundo o padre Luís, é um bom “exercício quaresmal no qual revivemos o caminho que Jesus fez até entregar a vida no Calvário”. Transportaram a cruz, durante a Via-Sacra os noviços da Ordem Franciscana que acompanharam o pregador. A celebração terminou com uma pequena veneração ao Santo Lenho, com o qual foi dada a bênção final.

A próxima procissão em Mafra é já no dia 1 de Abril – Domingo de Ramos – na qual serão evocadas as Sete Dores de Nossa Senhora.

Na Tua Palavra
Não nos separemos d’Ele!
por D. Nuno Brás
A OPINIÃO DE
Isilda Pegado
1. Neste tempo, em que o individualismo parece imperar, apesar da destruição que gera na Sociedade,...
ver [+]

P. Duarte da Cunha
Que todos os homens querem ser felizes não parece ser objecto de discussão entre pessoas sãs. Todos queremos, de facto, ser felizes.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
Galeria de Vídeos
Voz da Verdade
EDIÇÕES ANTERIORES