Lisboa |
Procissões Quaresmais da paróquia de Mafra
Rumo à Páscoa
<<
1/
>>
Imagem

Todos os anos, no IV Domingo da Quaresma, a Vila de Mafra realiza a Procissão da Venerável Ordem Terceira de Penitência, popularmente chamada de Procissão dos Terceiros. Este ano, tendo em conta as obras de requalificação da área envolvente do Palácio Nacional de Mafra, a procissão não se pôde realizar. No entanto, os andores que formam esta procissão estiveram expostos na Basílica para veneração dos fiéis e visitantes.

 

Na Missa celebrada pelo pároco, padre Luís Barros, pregou frei Armindo, mestre dos noviços do Convento do Varatojo, em Torres Vedras, dando ênfase à necessidade de bem aproveitar “os dias que restam nesta Quaresma, de forma a nos prepararmos para a Páscoa. O fundador da Ordem Franciscana dizia que ‘é preciso vestir o coração, tirar as poeiras e vestir-se de festa’”. Após a Eucaristia, teve início a oração da Via-Sacra que, segundo o padre Luís, é um bom “exercício quaresmal no qual revivemos o caminho que Jesus fez até entregar a vida no Calvário”. Transportaram a cruz, durante a Via-Sacra os noviços da Ordem Franciscana que acompanharam o pregador. A celebração terminou com uma pequena veneração ao Santo Lenho, com o qual foi dada a bênção final.

A próxima procissão em Mafra é já no dia 1 de Abril – Domingo de Ramos – na qual serão evocadas as Sete Dores de Nossa Senhora.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES