Lisboa |
5ª Catequese Quaresmal
‘A evangelização é discernimento da realidade à luz da fé’
<<
1/
>>
Imagem
Video

(Catequese dirigida aos responsáveis pela construção da comunidade)


O cristão é membro da Igreja, Povo de Deus, mas é também membro da sociedade, na complexidade da sua realidade, que tem de perceber para a ela reagir em coerência com a luz da fé. Esta inspira uma visão do homem, da sua dignidade, das exigências do bem comum a toda a comunidade, da busca da verdade e da justiça, dos caminhos da paz. Perante circunstância e problemas concretos, o cristão tem de fazer um discernimento para encontrar o modo justo da sua participação na sociedade e a luz que o deve conduzir nesse discernimento, a Palavra de Deus e da Igreja. Não se pode agir de acordo com a luz da fé apenas na Igreja ou nas associações católicas e ser indiferente ou neutro no seio da sociedade. Ao agir na sociedade guiados pela luz da fé, os cristãos, sem sacralizarem a sociedade, dão um contributo precioso para a edificação de uma sociedade digna do homem.

Para esta Catequese são convocados de modo particular aqueles e aquelas que têm responsabilidades especiais na construção da sociedade: políticos, gestores e responsáveis empresariais, detentores de cargos públicos, dirigentes das variadas associações da sociedade civil.

 

D. José Policarpo

Na Tua Palavra
Não nos separemos d’Ele!
por D. Nuno Brás
A OPINIÃO DE
P. Nuno Amador
Quando as mulheres foram ao sepulcro de madrugada, o primeiro sinal que encontraram foi o túmulo vazio.
ver [+]

Isilda Pegado
Quer ela, quer ele, são pais muito bonitos, com grande responsabilidade na vida profissional e cujo casamento nos comove, em cada minuto.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
Galeria de Vídeos
Voz da Verdade
EDIÇÕES ANTERIORES