Especiais |
Campos Vocacionais
Felizes os que acreditam sem terem visto… (Jo 20, 29)
<<
1/
>>
Imagem

Com o início da interrupção escolar da Páscoa, começaram também os Campos Vocacionais para os alunos do ensino escolar, dinamizados pelo Pré-Seminário (os dos rapazes, chamados Campanários) e pelo Sector de Animação Vocacional (os das raparigas). 

 

Os primeiros, para rapazes dos 7º e 8º anos de escolaridade já se realizaram nos dias 24 a 27 de Março, no Seminário de Penafirme.

Com a ajuda de “O Principezinho” de Antoine de Saint-Éxupery, foi proposto aprender a ver o invisível, essa dimensão da realidade imperceptível aos olhos mas clara ao coração. Não um coração entendido como sede dos sentimentos e das emoções (que tantas vezes nos encerram no subjectivismo e na ilusão) mas antes sede da consciência e da relação, capaz de elevar-se ao sobrenatural, escutar, contemplar, guardar no interior, obedecer, comprometer-se definitivamente, entregar-se e dar a vida…

Passando do principezinho a Cristo-Rei, foi dado a descobrir como só n’Ele podemos ver a realidade como ela é, podemos conhecer Deus, a Vida, a Igreja e o próprio Mundo. Só em Jesus é possível aprender a conhecer-se nos dinamismos de fragilidade e pecado e a abraçar um caminho de conversão. Só em Jesus é possível conhecer o mundo nos seus sonhos, nas suas grandezas e fraquezas e descobrir o essencial da vida. Só em Jesus é possível reconhecer os dons recebidos e fazer de si mesmo um dom a Deus em favor do Reino e dos irmãos. Só em Jesus é possível encontrar a força para perseverar, esperar e confiar sem medo nem desistência e dar os passos que levam pela Cruz à Vitória.

Diante deste horizonte, foram ainda oferecidos caminhos concretos para avançar nele. Em primeiro lugar deixar-se guiar pelo segredo dado ao principezinho que é também vivido pelo Senhor: “somos responsáveis por aqueles que cativamos”; é o tempo que gastamos a cuidar de alguém que revela esse alguém como único para nós! Assim deve acontecer na nossa relação com Deus e na nossa relação com aqueles que Deus faz cruzar a nossa vida! Depois, usar os quatro meios pelos quais Deus opera em nós o dinamismo da vida dada e multiplicada: a obediência à Palavra que verdadeiramente se cumpre; a vida renovada pela Graça; a caridade como fruto da fé; a comunhão como caminho seguro da incorporação em Cristo.

Por meio de catequeses, oração, jogos, convívio e partilha, os rapazes que participaram neste Campanário puderam colocar-se diante de Deus e da pergunta vocacional e receber pistas para aprender a escutar, reconhecer os sinais da vontade de Deus e crescer na resposta generosa e fiel. Nestes dias, de 30 de Março a 3 de Abril é a vez das raparigas dos 7º ao 9º anos, dos 10º ao 12º anos e dos rapazes dos 9º ao 12º anos viverem os seus encontros, para acompanharem O senhor até à Páscoa e irem aprendendo a viver a sua vida como vocação, alegre e fiel ao projecto de Deus para cada um e para todos os Homens

 

_______________

 

Agenda das Vocações (Abril)

31 de Março a 3 de Abril – Campanário do Pré-Seminário – Seminário de Penafirme (9º  a 12º ano)

31 de Março a 3 de Abril – Campo Vocacional de Raparigas - Casa do Oeste (7º a 12º ano)

10 de Abril – Terça.com… vocação (rapazes e raparigas)

17 de Abril – Terça.com… namorados

22 a 29 de Abril – Semana de Oração pelas Vocações Consagradas; Semana.com

29 de Abril – Dia Mundial de Oração pelas Vocações Consagradas

24 de Abril – Terça.com… Fé e Cultura

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES