Missão |
Lídia, Carlos e Camila Campos
Missão em Família e na Paróquia de Camarate
<<
1/
>>
Imagem

A Lídia e o Carlos nasceram em Lisboa, conheceram-se em Camarate e moram em Mafra. Apontam o nascimento da Camila como o grande momento das suas vidas. Em Camarate, são responsáveis da Catequese. Empenharam-se de alma e coração na Semana Missionária que mobilizou esta Paróquia. Assumem-se como família cristã, sempre abertos aos sinais que Deus vai colocando à frente dos seus olhos e das suas vidas.

 

Uma vida de descobertas…

A Lídia nasceu em Lisboa, teve uma infância em que tentou fugir de Deus, estudou Animação Socio-Cultural e Serviço Social, trabalhou no Colégio Assistência Infantil de Santa Isabel. Fez o Crisma em 2004, pensando que podia pôr Deus na gaveta, mas aconteceu o contrário: “Depois da Confirmação é que tudo começou... o pároco de então convidou-me para ser catequista num bairro de Camarate, onde estive de 1994 até 2003... e assim foi! Mais tarde fiquei como responsável da catequese e comecei a participar também do grupo de jovens, onde me tornei uma das animadoras e conheci o Carlos”. Actualmente, em Camarate, Lídia é catequista do 8º Ano e responsável pela catequese com o Carlos e o Valter e Secretária do Conselho Pastoral.

Casou com o Carlos em 2007, indo viver para Mafra e deu à luz a Camila em 2008, duas datas que ambos consideram decisivas para o curriculum de vida familiar. Conta a Lídia: “Com o Casamento, a vida mudou. Viver a dois é difícil, mas é bom!”. Sobre o nascimento da Camila, confessa: “Foi um autêntico presente de Deus… se duvidava do seu amor, deixei de o fazer”.

 

Quando Deus manda procurar…

O Carlos nasceu em Lisboa, estudou Teologia e Contabilidade e Administração Pública e trabalha na área financeira e como Técnico Oficial de Contas, estando agora desempregado. No Verão de 1995, com a peregrinação que fez a Taizé (onde voltaria em 97 e 99), sentiu que Deus o chamava a uma entrega mais radical ao Evangelho: “Aqui experimentei um Deus diferente, não o meu deus, mas o Deus da Igreja, que chama, que se dá e me quer. Foi quando comecei a questionar-me o que Ele queria de mim: não sabia o que era mas tinha de descobrir”.

À procura de sinais de Deus, o Carlos entrou no Seminário de Almada em 1998, para descobrir o que Deus queria dele. Dali foi para Caparide e para os Olivais, onde saiu em 2003: “Foram os melhores 5 anos da minha vida que recordo com saudade”.

Tal como a Lídia, o Carlos elege a data do Matrimónio e a do nascimento da Camila como as mais importantes das suas vidas. O nascimento da Camila é descrito assim: “Foi um momento único ver aqueles olhos grandes abrirem mal saiu da mãe... é um fruto do amor que me une à Lidia e a partir daí pude perceber e explicar doutra maneira o amor de Deus por nós”.

 

Compromissos pastorais…

O seu compromisso pastoral é intenso desde há muitos anos. Começou na Portela, paróquia onde cresceu. Ali foi catequista de 1991 a 1996 e Animador de grupo de jovens de 1996 a 1998. Nesse período, participou na animação da Eucaristia no Hospital de Santa Maria e visita aos doentes. Colaborou na preparação no Crisma na Paróquia de Santa Joana Princesa (2003 a 2005). É, em Camarate, catequista e responsável da Catequese desde 2005. Foi formador na formação de Animadores de Jovens do Patriarcado de Lisboa de 2007 a 2010. Também colabora na preparação dos Encontros Bíblicos na Paróquia de Camarate.

 

Um projecto de Família

Como família, têm um objectivo de vida: “Procuramos que Deus esteja sempre presente na nossa vida conjugal e familiar, reservando momentos de oração, a Eucaristia semanal que não podemos perder, e guardando tempo e espaço para o que a Igreja quer de nós. Diz-se que o cristianismo se difundiu rapidamente por causa do testemunho dos primeiros cristãos de partilha, caridade e amor ("vede como eles se amam").

Procuramos dar esse testemunho de amor, não só à nossa filha, mas no trabalho, na escola e na Igreja. Para que as pessoas, ao menos, se questionem sobre o que nos faz mover. Sentimos esta chama que nos anima e gostaríamos que animasse a todos, apesar de todos os nossos defeitos”.

 

Como Santa Teresinha…

No que diz respeito à Missão, sentem-se como Santa Teresinha, Padroeira das Missões, sem nunca ter saído das quatro paredes de um convento. A Semana de Camarate foi a primeira grande missão das suas vidas, onde se empenharam de alma e coração.

 

PERFIL

1975 – Nascimento do Carlos em Lisboa

1979 – Nascimento da Lídia em Lisboa

1995 – Primeira Peregrinação do Carlos a Taizé

1998 – Entrada do Carlos no Seminário de Almada

2007 – Casamento do Carlos com a Lídia

2008 – Nascimento da Camila

Tony Neves
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES