Especiais |
Padre Rui Silva, sacerdote do Patriarcado, coordena a presença dos Escuteiros na JMJ 2013
“JMJ pode ser ponto de viragem para o futuro...”
<<
1/
>>
Imagem

Em entrevista, após o encontro internacional em Roma, no final do passado mês, com os agentes da pastoral juvenil de todo o mundo, o padre Rui Silva fala-nos deste novo desafio para o Escutismo internacional.

 

Como surgiu a nomeação para este cargo internacional de ligação entre o Escutismo Católico e a JMJ do Rio de Janeiro?

A Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE) é um organismo existente no seio da Organização Mundial do Movimento Escutista para promoção do Escutismo Católico, que conta com Associações de cerca de 60 países. Um dos principais objectivos da CICE consiste no estabelecimento de ligação entre a Santa Sé e o Movimento Escutista, o que acontece por via do Conselho Pontifício para os Leigos. Ora, foi solicitado pelo referido conselho que os escuteiros católicos tivessem mais forte e notória presença na próxima JMJ, desejo que a CICE acolheu com alegria e entusiasmo.

Sendo eu um dos assistentes eclesiásticos da CICE, tendo a afinidade linguística com os organizadores da próxima JMJ, e tendo já experiência na participação nesse tipo de eventos, foi-me pedido que, conjuntamente com outra pessoa, coordenasse esta participação dos escuteiros católicos.

 

Quais os principais desafios que se colocam ao movimento escutista para a JMJ 2013?

Esta mobilização não será muito fácil porque os escuteiros têm já inúmeras actividades nacionais e internacionais, e não existe uma forte tradição de participação numericamente expressiva em actividades desta natureza. Talvez este seja um ponto de viragem para o futuro...

Além disso, sendo o Movimento Escutista em geral transversal a todas as religiões, haverá, como é natural, muitos escuteiros para quem este acontecimento não será importante e, nos casos das associações pluri-confessionais, pode não ser fácil a organização interna dos católicos para participar na JMJ. Esse será um forte e importante desafio, mas penso que esses jovens católicos saberão encontrar a melhor forma de o superar.

 

Como se irão organizar logisticamente os escuteiros?

Estamos neste momento a trabalhar essas questões, mas temos já como certa a articulação com a "União dos Escoteiros do Brasil", pois eles, melhor que ninguém, saberão dar as sugestões mais adequadas e estabelecer ligação local com os organizadores da JMJ. Estuda-se a possibilidade de, à semelhança do que aconteceu em Madrid, se organizar um acampamento para alojamento dos escuteiros. Pondera-se ainda a hipótese de incluir alguma actividade escutista no programa geral das JMJ, a criação de um centro de acolhimento e informações para escuteiros e a participação em momentos gerais. Mas tudo isso está ainda em fase de construção.

 

Em Portugal já há alguma coisa pensada pelo CNE para preparar esta peregrinação internacional?

Ainda não começámos o trabalho de mobilização para esse evento, mas isso vai acontecer muito em breve. O nosso objectivo será o de estimular os escuteiros a participar num encontro deste tipo que, como tantos jovens atestam, é verdadeiramente marcante e inesquecível, na medida em que é um encontro com Jesus Cristo, mas também com a sua Igreja, na pessoa do Santo Padre e de tantos baptizados do mundo inteiro.

 

Do encontro do passado mês em Roma, traz alguma novidade acerca da maneira como se prevê decorrer a JMJ do Rio?

O Conselho Pontifício para os Leigos convocou-nos para participar num encontro de avaliação da JMJ de Madrid e de lançamento da JMJ do Rio. Nesse encontro pudemos apreciar o notável esforço de comunhão entre todos os agentes de pastoral juvenil, das dioceses, congregações, movimentos e novas comunidades religiosas. O que pudemos perceber foi que existe já um grande empenho da parte das autoridades civis e religiosas do Brasil para que a JMJ atinja os seus melhores objectivos. Talvez como novidade pudesse referir que a habitual semana nas dioceses que antecede as Jornadas será uma "Semana Missionária", com um programa religioso, cultural e social variado, que penso ser muito interessante.


Perfil

O padre Rui Silva é membro do presbitério do Patriarcado de Lisboa, assistente nacional do Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português (CNE) desde 2007, e assistente eclesiástico da Região Europa-Mediterrâneo da Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE) desde 2010. Actualmente tem ainda a seu cargo a coordenação da presença de Escuteiros da CICE nas Jornadas Mundiais da Juventude que terão lugar no Rio de Janeiro em 2013.

 

____________________


Jovens universitários

A descoberta do YouCat nas Faculdades de Lisboa

 

Uma equipa de jovens universitários da Diocese de Lisboa aceitou o convite dos responsáveis da Pastoral Universitária para organizar encontros de reflexão do YOUCAT nas faculdades de Lisboa. Uma iniciativa a que chamaram “YES YOUCAT! Perguntar a Fé…” e que pretende ser uma proposta de aprofundamento da fé para universitários, a partir do Catecismo Jovem da Igreja Católica.

 

Desde o início do ano que a iniciativa se realiza quinzenalmente, tendo já estado presente na Universidade Católica, Instituto Superior Técnico, ISCTE-IUL, Faculdade de Ciências Médicas, Faculdade de Direito e Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Em cada encontro o grupo de leitura reúne-se para reflectir um tema do Catecismo e, em plenário, os jovens discutem e partilham opiniões, questões, dúvidas e inquietações. No diálogo, e a partir do Catecismo, os universitários tentam assim aprofundar as questões essenciais da fé, no seu próprio meio, a faculdade.

A experiência tem sido muito positiva. Cada jovem mobiliza outros colegas e amigos e são cada vez mais aqueles que respondem ao apelo do Papa Bento XVI: “Estudai o catecismo com paixão e perseverança!”. 


Ana Margarida Silva, da Faculdade de Ciências Médicas, dá o seu testemunho

“Os encontros do YES YOUCAT têm-me surpreendido bastante pela positiva, pela boa e constante afluência dos estudantes, pela surpresa da descoberta de que muitos dos meus colegas partilham da minha fé e, acima de tudo, pela profundidade de algumas questões que têm sido abordadas e mesmo colocadas por parte de todos os participantes. Em termos pessoais tem sido muito enriquecedor uma vez que estes encontros não nos dão uma resposta ‘fixa’ às nossas questões, como seria de pensar à primeira vista, mas ‘pistas’ para que continuemos a construir e a descobrir o nosso caminho e a ‘dar o salto’.”

 

Próximos encontros:

24 de Abril – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, “Creio em Deus Pai”

8 de Maio – Faculdade de Economia, “Creio em Jesus Cristo, Filho Unigénito de Deus”

22 de Maio – Faculdade de Psicologia, “Creio no Espírito Santo”

5 de Junho – Faculdade de Letras, “Yes YouAsk”

 

Mais informações em www.theyoucatforyou.com


____________________


Fátima Jovem 2012

O Departamento Nacional da Pastoral Juvenil organiza no primeiro fim-de-semana de Maio (5 e 6) mais uma peregrinação nacional de jovens. Para além dos momentos de oração já conhecidos (terço, procissão das velas e eucaristia) em que os jovens participarão, vai realizar-se um “peddy-paper”, a cargo do Movimento dos Jovens da Mensagem de Fátima, com o objetivo de "dar a conhecer novas perspetivas e locais" na Cova da Iria.

O Serviço da Juventude de Lisboa está a organizar a participação dos jovens da nossa diocese neste encontro nacional. As modalidades de inscrição e o programa estão disponíveis em http://www.juventude.patriarcado-lisboa.pt

 

____________________


Festivais vicariais

Os festivais vicariais da canção cristã continuam a decorrer na nossa Diocese. Tendo como tema “Alegrai-vos sempre no Senhor” (Fil 4,4) estes festivais têm contribuído para uma maior comunhão vicarial e fortalecimento da pastoral juvenil de cada paróquia.

No passado dia 14 Abril decorreu o Festival da Vigararia de Sintra em Algueirão e teve como vencedor a paróquia de Rio de Mouro, com a música “Deus está aqui”.

No dia seguinte, a Vigararia Lisboa III teve também o seu festival, no Auditório do Colégio de Santa Doroteia de onde saiu vencedora a paróquia de Nossa Senhora dos Prazeres com a música “É impossível não ser feliz”. Os vencedores de todos os festivais vicariais estarão depois presentes no festival diocesano que acontecerá no dia 29 de Setembro.


Datas de alguns dos próximos festivais vicariais

Amadora - 21 de Abril, 21h00, Pavilhão Gimnodesportivo de Casal de Cambra

Lisboa II - 21 de Abril, 21h00, Auditório da Paróquia de Cristo Rei da Portela

Mafra - 21 de Abril, 21h30 Pavilhão Desp. da Assoc. de Moradores de Ribamar

Loures/Odivelas - 28 de Abril, 21h30, Auditório Paroquial da Ramada

Alenquer - 6 de Maio, 15h00, Pero Negro

Lisboa IV – 9 de Junho, 21h00, Santa Joana Princesa

Serviço da Juventude de Lisboa
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES