Lisboa |
Festa da Vida
“Jesus Ressuscitado é a vida nova para o mundo”
<<
1/
>>
Imagem

Perto de mil jovens do 8º ano da catequese de toda a Diocese de Lisboa participaram, no passado dia 28 de Abril, na Festa da Vida. Uma iniciativa, organizada pelo Departamento da Catequese do Patriarcado, que quis mostrar como “Jesus Ressuscitado é fonte de Vida”, segundo D. Joaquim Mendes, Bispo Auxiliar de Lisboa.

 

A celebração da Festa da Vida, com o tema ‘Jesus, Vida nova para o mundo’, reuniu 890 jovens, vindos de 56 paróquias da Diocese de Lisboa. A iniciativa decorreu na Serra de Monsanto, mas o local de concentração foi a igreja de São Domingos de Benfica, em Lisboa, onde D. Joaquim Mendes presidiu à Eucaristia. “Reunimo-nos para celebrar a «Festa da Vida». Queremos celebrar e proclamar que Jesus Ressuscitado é a vida nova para o mundo. Jesus Ressuscitado é fonte de Vida. Ele veio trazer-nos a vida de Deus, para que tivéssemos vida em abundância, vivêssemos com alegria e fossemos felizes”, começou por referi o Bispo Auxiliar. Nesta celebração com os adolescentes do 8º ano da catequese, D. Joaquim garantiu a cada um a presença de Cristo entre os jovens. “Jesus Ressuscitado continua vivo e presente na comunidade dos seus discípulos, na Igreja. Ele está aqui no meio de nós. Não o vemos, mas experimentamos os sinais da sua presença, do seu amor, nos vossos rostos, na vossa alegria, na amizade, na generosidade dos vossos catequistas. Ele está presente na sua Palavra e na Eucaristia. São muitos os sinais da sua presença e do seu amor, que alegram o nosso coração”.

 

Fé em Jesus

Nesta Eucaristia que marcou o início da Festa da Vida, o Bispo Auxiliar de Lisboa recordou depois o Evangelho, onde “alguns, perante a exigência das palavras de Jesus, foram-se embora”. Neste sentido, D. Joaquim saudou estes jovens do 8º ano da catequese que estavam presentes. “Perante tantos que deixam de vir à catequese, que abandonam a participação na Eucaristia dominical, que deixam de seguir Jesus, nós queremos como Pedro e os restantes apóstolos declarar a nossa fé em Jesus, como Filho de Deus, como nosso Salvador, como aquele que tem palavras verdadeiras, que não engana, e demonstrou o seu amor por nós, dando a sua vida na Cruz”.

Após a Eucaristia, a Festa da Vida prosseguiu com o almoço, na Parada dos Pupilos do Exército. Depois, houve a Via Lucis, com o percurso pedestre pela Serra de Monsanto, de cerca de 4 quilómetros em terreno plano, terminando com ‘A Vida em Festa’, na Casa de Retiros da Buraca.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES