Missão |
IX Capítulo Provincial dos Espiritanos
Mais Comunhão, melhor Missão
<<
1/
>>
Imagem

Espiritanos delegados eram 29, vindos da Amazónia, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Itália, México, Moçambique, Paraguai, Portugal e Taiwan. Convidados eram 5: o Provincial de Espanha, a coordenadora dos Leigos Associados, e as Presidentes da LIAM, dos Jovens Sem Fronteiras e do Movimento Missionários de Professores.

Reunidos no Centro Espírito Santo e Missão (CESM), no Seminário da Silva - Barcelos, os Espiritanos avaliaram os seis últimos anos, programaram os próximos e elegeram o Provincial e seu Conselho. Segue a Mensagem Final:

 

Com a força do Espírito

O Seminário da Silva – Barcelos, a celebrar 75 anos, acolheu o IX Capítulo Provincial dos Espiritanos. Realizou-se de 16 a 27 de abril com 29 Capitulantes, 5 convidados e 4 funcionários. O Centro Espírito Santo e Missão (CESM) não foi local escolhido por acaso. Era preciso chamar a atenção para a importância deste Centro de Espiritualidade. Mais: era fundamental perceber que um Capítulo tem de ser um momento do Espírito.

Não é possível avaliar bem, nem programar o futuro, sem colocar o coração a bater ao ritmo do coração de Deus. Também por isso, o Capítulo começou com um Retiro orientado pelo P. José Gaspar, missionário na Amazónia e as sessões Plenárias da manhã, bem como os trabalhos de grupos iniciaram com um momento de Oração, na linha da ‘Lectio Divina’, com a orientação do P. António Farias. D. Jorge Ortiga veio ao CESM dizer aos capitulantes que a Igreja Diocesana de Braga reconhece e apoia o trabalho missionário dos Espiritanos.

 

Uma festa de família

Este Capítulo foi uma grande festa de Família. Nos plenários, nos grupos, nas celebrações, nas refeições, nos momentos de partilha e descontração os capitulantes sentiram-se remadores do mesmo barco, felizes com a vocação que abraçaram e a Missão que vão construindo, mais longe ou mais perto.

 

Missão em muitas frentes

Tempo de riqueza foi o das partilhas que chegaram à sala capitular trazidas pelos Espiritanos que trabalham em Taiwan, no Brasil, na Guiné, em Moçambique, no México, no Paraguai, em Cabo Verde, na Amazónia ou em Angola. Longe, mas perto, partilhando a sorte e a má sorte das populações com quem vivem e caminham. O P. Eduardo Miranda Ferreira, 2º Assistente Geral, interveio para ajudar o nosso coração a bater ao ritmo de todo o mundo espiritano.

 

Missão partilhada

A Missão Espiritana é vivida pelos membros da Congregação que emitiram os Votos da Vida Religiosa e por um grupo enorme de Leigos. A representante dos Leigos Associados e membro de uma Fraternidade, as presidentes da LIAM, JSF e MOMIP tiveram assento no Capítulo como convidadas. Um dia do Capítulo foi dedicado a esta missão partilhada. Foi tempo de refletir, com o apoio do Prof. Alfredo Teixeira da UCP, sobre a Igreja que, em Portugal, anuncia o Evangelho e a Família Espiritana que dela faz parte. Realidades mais novas como o CEPAC, Sol Sem Fronteiras e o Voluntariado Missionário foram valorizadas.

 

Novo Provincial e Conselho

O IX Capítulo elegeu o P. Tony Neves como Provincial, eleição confirmada pelo Superior Geral e seu Conselho, em Roma. Elegeu ainda para o Conselho Provincial os Padres Pedro Fernandes (1º Assistente), Manuel Martins Ferreira (2º Assistente), Aristides Neiva e Hugo Ventura. O Provincial completou a equipa com a nomeação dos Padres José Costa e Miguel Ribeiro. Este Capítulo Provincial agradeceu o excelente trabalho realizado pelo P. José Manuel Sabença, Provincial cessante, ao longo dos seus nove anos de missão.

 

Caminhos de futuro…

O IX Capítulo fechou portas, abrindo janelas ao futuro. O encerramento solene teve dois momentos: a Eucaristia com a tomada de posse do Provincial e uma almoço de confraternização. Os Documentos Capitulares (resultantes da conjugação do trabalho dos grupos temáticos e de consenso) têm agora que saltar das letras do papel para o dia a dia da Missão. Há desafios que foram identificados que passaram para objetivos e se transformaram em estratégias e ações.

Agora, a Missão continua ao ar livre, lá onde é urgente anunciar a Boa Nova aos Pobres, impulsionada pelo Espírito Santo e com a proteção maternal de Maria, Rainha das Missões.

Na Tua Palavra
Não nos separemos d’Ele!
por D. Nuno Brás
A OPINIÃO DE
Isilda Pegado
1. Neste tempo, em que o individualismo parece imperar, apesar da destruição que gera na Sociedade,...
ver [+]

P. Duarte da Cunha
Que todos os homens querem ser felizes não parece ser objecto de discussão entre pessoas sãs. Todos queremos, de facto, ser felizes.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
Galeria de Vídeos
Voz da Verdade
EDIÇÕES ANTERIORES