Especiais |
Semana.com
Foi uma semana muito boa!
<<
1/
>>
Imagem

Por ocasião da Semana de Oração pelas Vocações, o Seminário dos Olivais recebeu alguns jovens, com o objectivo de fazerem uma experiência directa numa comunidade vocacional. O Jornal VOZ DA VERDADE apresenta o testemunho de um participante.

 

Para mim a questão da vocação sempre foi considerada com seriedade e como uma exigência de compromisso. Tendo já participado em imensos encontros vocacionais e nunca deixando de colocar todas as perguntas que considerava serem necessárias e mesmo as que não achava, estou hoje, e desde há três meses, num período de discernimento vocacional mais profundo e procuro seguir o caminho que Deus quer traçar na minha vida. Por isso participar nesta semana era importante para mim, tendo já querido participar outras vezes, mas só agora ser possível.

A Semana.com ajudou-me numa coisa muito simples: ver o dia-a-dia do Seminário Maior do Cristo Rei, nos Olivais. Ao contrário do que seria de esperar o ritmo da casa foi perfeitamente normal, com a excepção de ter havido um dia de passeio. Apenas com alguns encontros de conversa à noite com o Pe. Zé Miguel, que nos orientou a semana, no resto do tempo estávamos à vontade e entregues à nossa vontade de tirar o máximo proveito daquele tempo. Para mim, o facto de conhecer já alguns seminaristas uns apenas de vista, outros mais de algumas actividades em que participei nas várias dimensões da Igreja diocesana, assim como também os padres formadores, ajudou-me a ter algum à vontade com as pessoas e a casa.

Não tenho vergonha de confessar que quando era pequenino, achava que os padres apareciam por geração espontânea algures numa igreja e vinham já com a capacidade de administrar sacramentos e dizer algumas coisas. Isto porque também não conhecia nenhum, mesmo o meu pároco não o conhecia. Graças a Deus, isto veio a mudar com a entrada no grupo de jovens e também com os padres que foram depois para a minha paróquia. Conhecer a realidade dos padres e seminaristas, o modo como eles estão em casa, como estudam e trabalham, as suas histórias e estórias faz-me pensar: ‘Epa! São perfeitamente normais…’ Se bem que não é verdade, porque Deus tem uma coisa a dizer nestas vidas que as distingue do ordinário.

Apesar disso ser verdade, o contacto que tive com os seminaristas durante esta semana fez-me pensar várias vezes que conheço imensa gente como aqueles rapazes e homens no meu trabalho e na minha faculdade. Pessoas com feitios, humores e maneiras de ser parecidas. Aliás, cheguei a pensar: Estes rapazes são como os meus colegas da faculdade mas em vez de fazerem anedotas com funções matemáticas, tijolos e sacas de cimento, fazem com outras coisas. E isto aliviou-me bastante! Para mim, hoje isto foi o mais importante.

Para além disso é certo que foi também muito bom e importante experimentar a oração comunitária, a eucaristia diária, o tempo de adoração que tivemos e todos os momentos de reflexão acerca da vocação, em concreto, sacerdotal foram vividos intensamente e com honestidade de coração. Assim como as conversas que tivemos entre os que estavam a viver aquela semana e que tínhamos uns mais e outros menos algumas certezas da vontade de Deus e da vontade de cada um acerca desse caminho.

Assim, na certeza que Deus nunca nos deixa ao abandono e na orfandade mas que com a Santa Igreja permite que estejamos sempre em comunhão, agradeço esta oportunidade que tive de viver esta semana com todos aqueles que a viveram também comigo. Aconselho também a todos e todas que forem convidados e convidadas a participarem na Semana.com a não terem receio de ir experimentar este tempo de descoberta das pessoas que consagram a vida a Deus e a descobrir as maravilhas que Ele faz nas suas vidas.

 

_____________________

 

Agenda das Vocações (Maio e Junho)

8 de Maio - Terça.com... vocação (rapazes e raparigas)

11 a 13 de Maio - Hospitalidade Mariana – Juventude Hospitaleira, na Casa de Saúde da Idanha e do Telhal, Sintra

15 de Maio - Terça.com... namorados

22 de Maio - Terça.com... a palavra

27 de Maio - Festa Missionária – Missionários Combonianos, Lisboa

5 de Junho - Terça.com... vocação (rapazes)

12 de Junho - Terça.com... vocação (raparigas)

15 a 17 de Junho - Fim de Semana  Hospitaleiro – Juventude Hospitaleira, na Casa de Saúde da Idanha e do Telhal, Sintra

29 de Junho - Vigília de Oração pelos Ordinandos

 

_____________________

 

Aconteceu

 

Campo Vocacional de Páscoa para Raparigas

Decorreu entre os dias 30 de Março e 3 de Abril, na casa do Oeste, o Campo Vocacional de Páscoa para Raparigas em colaboração com algumas consagradas ao serviço da nossa diocese: O Campo teve como tema Saciai-vos na Alegria!.

E para cada um dos dias, foi proposto um sub-tema (1º Chamamento, 2º Esvaziamento, 3º Sabedoria, 4º Entrega, 5º Salvação) que ajudou as jovens a escutar, rezar, partilhar e conviver durante o encontro. Algumas das jovens que participaram, saíram com desafios concretos lançados neste campo.

 

 … Campanários do Pré-Seminário

Decorreu, no Seminário de Penafirme de 24 a 27 de Março o campanário para rapazes do 7º e 8º anos.

Com a ajuda de “O Principezinho” de Antoine de Saint-Éxupery, foi proposto aprender a ver o invisível; depois passando do principezinho a Cristo-Rei, foi dado a descobrir como só n’Ele podemos ver a realidade como ela é, podemos conhecer Deus, a Vida, a Igreja e o próprio Mundo.

Por meio de catequeses, oração, jogos, convívio e partilha, os rapazes que participaram neste Campanário puderam colocar-se diante de Deus e da pergunta vocacional e receber pistas para aprender a escutar, reconhecer os sinais da vontade de Deus e crescer na resposta generosa e fiel.

 

… Nos dias, de 30 de Março a 3 de Abril

No seminário de Penafirme, foi a vez dos rapazes dos 9º ao 12º anos viverem os seus encontros, para acompanharem O senhor até à Páscoa e irem aprendendo a viver a sua vida como vocação, alegre e fiel ao projecto de Deus para cada um e para todos os Homens

 

Retiro Vocacional no Seminário de Caparide

Nos dias 23 a 25 de Março para os rapazes e homens que procuram dar uma resposta ao chamamento de Deus, acompanhando, em ritmo quaresmal, a Palavra, a vida da casa e também com participação no programa da Missão Metrópoles.

 

… Semana.com

De 23 a 28 de Abril estiveram abertas as portas àqueles que quiseram experimentar viver numa casa de consagrados.

O Seminário Maior do Cristo Rei e a casa das Irmãs Discípulas do Divino Mestre acolheram respectivamente rapazes e raparigas numa semana em que cada um durante o dia cumpria com as suas obrigações de estudo, trabalho, etc. e após estes regressavam à casa que os acolhia, entrando no ritmo destas.

texto por António Baptista
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES