Lisboa |
Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo
Sé de Lisboa acolhe celebrações diocesanas do Corpo de Deus
<<
1/
>>
Imagem

No próximo dia 7de Junho, quinta-feira, a Igreja celebra a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, popularmente conhecida como Corpo de Deus, com a Sé Patriarcal de Lisboa a acolher, às 11h30, a celebração da Santa Missa, que será presidida pelo Cardeal-Patriarca, D. José Policarpo.

 

Em carta enviada “aos Párocos e demais membros do Clero, às Comunidades Religiosas, às Sociedades de Vida Apostólica, aos Institutos Seculares, às Irmandades do SS. Sacramento e aos Movimentos e Obras de Apostolado da Cidade de Lisboa”, o Patriarcado de Lisboa informa que após a Eucaristia, entre as 13h e as 16h, haverá Adoração do Santíssimo Sacramento.

A Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo termina com a habitual Solene Procissão do Corpo de Deus, que tem início às 17h e que vai percorrer diversas ruas da cidade de Lisboa: Largo da Sé, Rua das Pedras Negras, Rua da Madalena, Rua dos Condes de Monsanto, Praça da Figueira, Rua da Prata, Rua da Conceição, Rua de Santo António da Sé e Largo da Sé. “A Igreja tem no mundo uma missão, a mesma de Cristo, tornar Deus próximo das pessoas. Quando o autor do livro do Deuteronómio pergunta: qual é a grande nação que tem a divindade tão perto de si, como está perto de nós o Senhor nosso Deus? (4,7) estava longe de imaginar todo o alcance dessa proximidade só revelada plenamente no Corpo de Cristo. A Festa do Corpo de Deus, com a sua procissão é testemunho eloquente, desta proximidade que rasga as solidões sobretudo a solidão metafisica que corroem o homem, e lhe roubam a esperança. A participação, na procissão, de todos os fiéis que habitam a cidade, não é apenas um acto de devoção, mas acção evangelizadora”, aponta a referida carta, assinada pelo Vigário-Geral cónego Francisco José Tito Espinheira.

 

_______________


Jovens da Vigararia III de Lisboa fazem vigília de oração no Corpo de Deus

De dia 8 para 9 de Junho, a Equipa Vicarial de Jovens da Vigararia III convida a juventude a participar numa vigília de oração por ocasião do Corpo de Deus. “A Adoração terá lugar na capela de uma comunidade muito especial e única no coração da cidade de Lisboa, as Irmãs Clarissas (Rua da Estrela, n.º 15, 1200 Lisboa), onde Jacinta Marto (uma das pastorinhas de Fátima) passou os seus últimos dias de vida e recebeu aparições de Nossa Senhora”, refere uma carta da organização.

Para esta Adoração, “os grupos de jovens de cada paróquia são convidados a dinamizar um momento de oração, que se prolongará até à manhã do dia seguinte”.

A OPINIÃO DE
Pe. Alexandre Palma
Não aprecio o género. Não só por isso, mas também por isso, nem sequer sou conhecedor da matéria. Mas,...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
A comunicação social vem acompanhando com todo o interesse, quase como se de uma novela se tratasse,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
Galeria de Vídeos
Voz da Verdade
EDIÇÕES ANTERIORES