Missão |
De 13 de Maio a Outubro, na Cripta da Santíssima Trindade
Cardeal Ravasi abre em Fátima Exposição Missionária
<<
1/
>>
Imagem

Era um sonho antigo dos Institutos Missionários que ganhou corpo a 12 de Maio. As ideias foram ganhando forma, o recurso a artistas deu qualidade e beleza.

D. Ravasi inaugurou, integrando-a no roteiro da cultura que deve marcar a intervenção da Igreja no espaço público.

O direito a uma visita guiada por um/a missionário/a é um luxo que dá força á exposição. E não se esqueçam de parar e dar uma volta mais calma na Praça da Missão.

 

Uma inauguração solene

Mais de 300 mil pessoas em Fátima ou a caminho e a cripta da Igreja da Santíssima Trindade enchia-se de solenidade e rostos conhecidos. Eram 17h30 de 12 de Maio, quando começou a inauguração solene da Exposição Missionária. O momento histórico foi presidido pela Cardeal Ravasi, Presidente do Pontifício Conselho para a Cultura. D. António Marto, D. Jorge Ortiga, D. Pio Alves de Sousa e D. Carlos Azevedo marcaram presença no evento, bem como numerosos responsáveis dos Institutos Missionários Ad Gentes.

 

Um tenda mais larga…

‘Alarga o espaço da tua tenda’ é o tema geral da Exposição Missionária que ficará patente ao público no Convívio S. Agostinho, junto às Capelas da Reconciliação. É fruto de uma parceria entre os Institutos Missionários ad gentes, o Santuário de Fátima e as Obras Missionárias Pontifícias.

É um espaço privilegiado para a Animação Missionária em Portugal.

O título ‘Alarga o espaço da tua tenda’, tomado do livro de Isaías, pretende levar-nos àquela atitude de quem se encontra de coração aberto para acolher o outro e ir ao seu encontro.

 

Em sintonia com a Igreja em Portugal

Trata-se de um projecto que foi amadurecendo durante alguns anos e que, nos últimos tempos, tomou a forma em que agora se apresenta como um presente para quem o queira receber e descobrir. Para isso contribuiu também a Carta pastoral dos nossos bispos, “Como Eu vos fiz, fazei vós também”. Para um rosto missionário da Igreja em Portugal. Passos de uma Igreja que tem a sua origem na Missão, vive da Missão e para a Missão.

 

Quatro núcleos

Ao longo de quatro núcleos, o visitante poderá sentir, gostar e deixar-se envolver pelo espaço que procura acolhê-lo e acompanhá-lo como o hóspede que há muito era esperado.

Núcleo 1 – Deus Missionário: a Missão é comunicação.

Núcleo 2 – Discípulos de Jesus Cristo: Missionários ontem, hoje e sempre.

Núcleo 3 – Missão – em todo o tempo e lugar.

Núcleo 4 – Alarga o espaço da tua tenda: da fonte batismal para a Missão.

Ali se encontrará com a Origem da Missão e com aqueles e aquelas, que a foram encarnando ao longo dos tempos. Trata-se de um caminho e, como tal, em construção. Uma obra para ver, deixar-se envolver e sentir-se como operário que vai colocando o seu tijolo nesse grandioso projeto.

 

A caminho dos 100 anos das Aparições

Num tempo em que o Santuário de Fátima se prepara para a celebração do Centenário das Aparições e num contexto em que a Igreja apela e procura encontrar caminhos para a Nova Evangelização, aceite o nosso convite: venha até Fátima, percorra os caminhos que o lugar lhe sugere até chegar e descer as escadas, ou a rampa, para a cripta da maravilha que é a igreja da Santíssima Trindade, encontrar-se com a Exposição Missionária, entrar e… alargar o espaço da sua tenda.

Todas as exposições patentes no Santuário de Fátima são visitas por milhares de pessoas. Esta não será excepção. A organização, dada a sua qualidade e oportunidade, prevê que sejam centenas de milhares as pessoas que ali farão uma visita.

 

Não perca, vá a Fátima!

Algumas dezenas de missionários tiveram uma sessão de formação para saberem guiar os visitantes, explicando-lhes o sentido de cada um dos núcleos, bem como os objectivos da exposição. Não haverá momentos vazios, pois foi feita uma escala de presenças que cobre o todos os dias e todas as horas em que o Convívio Santo Agostinho está aberto ao público.

A exposição estará aberta ao público, em Fátima, na sala Santo Agostinho (cripta da igreja da Santíssima Trindade) de 12 de maio a 31 de outubro de 2012, todos os dias, das 9 às 19hs.

Por isso, se vai a Fátima, a visita torna-se obrigatória. Se vai numa peregrinação ou excursão, não perca esta oportunidade única de visitar uma exposição organizada e realizada por especialistas.

É fácil, proporciona um excelente momento de formação e informação missionária. É gratuita. Não perca.

Tony Neves
A OPINIÃO DE
Isilda Pegado
1. Somos hoje, e desde há várias décadas, confrontados com leis e comportamentos que criam fraturas...
ver [+]

P. Duarte da Cunha
São cada vez mais as pessoas que perguntam o que é específico da fé cristã. Sobretudo à volta da época do Natal.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
Galeria de Vídeos
Voz da Verdade
EDIÇÕES ANTERIORES