Lisboa |
Catequese Familiar
Patriarcado adopta nova metodologia de catequese que visa responsabilizar os pais na educação cristã
<<
1/
>>
Imagem

“Envolver a família na catequese” é o grande objectivo da nova metodologia catequética para os dois primeiros anos da catequese, que foi apresentada recentemente aos párocos da diocese pelo Departamento da Catequese do Patriarcado de Lisboa.

 

É um projecto que promete revolucionar a catequese da infância em Portugal. Criado pela Conferência Episcopal Portuguesa e adoptado pela maioria das dioceses portuguesas, incluindo o Patriarcado de Lisboa, a Catequese Familiar é um novo modelo de educação de fé, que implica uma nova metodologia, e que quer responsabilizar os pais na educação cristã dos filhos. “Uma vez que os pais são os principais educadores dos filhos, também são os pais os principais educadores na fé. Tem-se sentido muito que com este modelo escolarizado de catequese que temos actualmente, os pais levam os filhos à catequese e deixam-nos lá… quanto muito vão às reuniões! Embora os catecismos prevejam isso, acontece pouco os pais serem protagonistas da educação da fé”, refere ao Jornal VOZ DA VERDADE o director do Departamento da Catequese de Lisboa, padre Paulo Malícia, sublinhando que “sem o envolvimento dos pais é impossível que a educação da fé aconteça”.

Neste sentido, o Secretariado Nacional da Educação Cristã criou um novo modelo de educação de fé, com uma nova metodologia, alicerçada em quatro pilares (ver caixa): encontro com os pais na paróquia (catequese de adultos); catequese em casa com os pais (diálogo em família ao longo do mês); catequese das crianças na paróquia (duas vezes por mês); encontro com as famílias (um Domingo por mês – momento celebrativo). “Os pais, duas vezes por mês, têm uma reunião na paróquia com o animador familiar, onde os temas dos catecismos dos filhos são-lhes explicados. Num segundo momento, durante o mês, os pais pegam no catecismo dos filhos e dão a catequese que previamente trabalharam com o animador familiar. No terceiro momento, os filhos, duas vezes por mês, juntam-se em grupo tradicional de catequese, com o catequista, em que trabalham o que deram em casa e as catequeses do catecismo. O quarto e último momento é celebrativo, uma vez por mês, em que os pais e os filhos se preparam para uma celebração, em que a sugestão é que seja a Missa de Domingo”, explica o director do Departamento da Catequese de Lisboa, acrescentando que a figura do animador familiar “pode ser um catequista – o mesmo dos filhos ou outro – ou mesmo um casal”.

 

Envolver (também) os párocos

Esta nova metodologia pretende ‘mexer’ com as paróquias e com a catequese dirigida à infância. Para tal, de acordo com o padre Paulo Malícia, é preciso também envolver os párocos. “Toda esta nova metodologia só funciona se houver um grande envolvimento do pároco no acolhimento aos pais das crianças do 1º e 2º ano da catequese. O pároco deve não só acolher como também explicar o projecto aos pais e articular com as famílias o momento celebrativo. A figura do animador familiar, por outro lado, tem de ter capacidade para assumir um papel em que faz a ponte entre a paróquia e os pais”, garante.

Sobre a reunião que teve com os párocos da Diocese de Lisboa, no Seminário dos Olivais, para apresentar a Catequese Familiar, o director do Departamento da Catequese diz que teve “um bom acolhimento” dos cerca de “25 párocos que estiveram presentes”. O padre Paulo Malícia anuncia ainda ao Jornal VOZ DA VERDADE que, no Patriarcado de Lisboa, está a decorrer uma experiência piloto, desde o início do ano pastoral, na paróquia de São João de Brito, “cujos ecos são muito positivos”. Noutras dioceses, segundo informações que recolheu, “os ecos são também bons, com os pais a sentirem-se envolvidos”.

 

Uniformizar a nível nacional

Sublinhando que “já há experiências de catequese familiar a decorrer em paróquias da diocese e que são de louvar”, este responsável aponta que esta nova Catequese Familiar “é uma proposta uniformizada a nível nacional”.

A nova metodologia catequética para os dois primeiros anos da catequese, refira-se, tem já disponíveis os guias para os pais e para o animador familiar.

 

__________________


Organização mensal da Catequese Familiar

- Pilar 1 (na paróquia, duas vezes por mês): Encontro dos pais (catequese de adultos)

- Pilar 2 (em casa, ao longo do mês): Diálogo em família (é o momento central de toda a Catequese Familiar)

- Pilar 3 (na paróquia, duas vezes por mês): Encontro das crianças (dar a possibilidade de todas, e cada uma das crianças, partilharem o que viveram em família)

Pilar 4 (na paróquia, no final de cada mês): O Domingo (as crianças preparam uma oração, um gesto ou um sinal para manifestar na Missa alguma coisa do caminho feito e envolvendo a assembleia)

texto por Diogo Paiva Brandão
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES