Lisboa |
Equipas de Nossa Senhora da Província Lisboa
Encerraram os ‘Terços de Brasília’ no Oeste
<<
1/
>>
Imagem

Torres Vedras foi o local escolhido pelo movimento de casais das Equipas de Nossa Senhora (ENS) para encerrar o ciclo de três encontros de oração e partilha levado a efeito no âmbito da caminhada de preparação para o XI Encontro Internacional de Brasília.

 

O encontro decorreu na tarde do dia 26 de Maio, sábado, na igreja de Nossa Senhora da Graça, e contou com a participação de vários casais das regiões de Cascais-Oeiras, Lisboa 1, Lisboa 2, Loures e Vale do Tejo, Oeste e Sintra. A actividade teve início com a recitação do Terço. No chão, defronte do altar, um Terço feito de velas ia ganhando luz à medida que os mistérios iam decorrendo, num cortejo sereno de Pai-Nossos, Avé-Marias, glórias, meditações, preces e cânticos, que terminou com a oração final a Nossa Senhora Aparecida.

Seguiu-se a celebração da Eucaristia, presidida pelo conselheiro espiritual da Província Lisboa, cónego Mário Pais, e concelebrada pelo conselheiro espiritual da Região Oeste, padre Pedro Jorge da Silva. Coincidindo esta actividade com o fim-de-semana da solenidade de Pentecostes, foi seguida a liturgia própria da Missa da Vigília, facto assinalado no texto introdutório do guião pelo próprio celebrante, ao afirmar: “É o Espírito Santo que age em nós, que reza em nós, que canta em nós. É o Espírito Santo que animará todo o encontro internacional. A vida no Espírito está presente e sente-se neste dia e nesta hora de oração em comum. Estamos aqui como os Apóstolos e Maria estavam no cenáculo quando ele desceu sobre eles e os tornou missionários da ressurreição”.

Após o rito da comunhão, foi feito um gesto de consagração a Nossa Senhora. Alguns jovens das Equipas de Jovens de Nossa Senhora de Torres Vedras colocaram flores junto da imagem de Maria, simbolizando a entrega à Mãe do Céu de cada um dos presentes.

No final, o grupo reuniu-se no claustro do Convento da Graça, logo ao lado da nave da igreja, onde decorreu um animado convívio, que incluiu um ‘lanche-ajantarado’, oferecido pelos casais da Região Oeste. Para além dos momentos de confraternização, houve ainda a possibilidade de visitar o Museu Municipal de Torres Vedras, situado numa das alas do claustro.

texto pela Equipa da Região Oeste das ENS
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES