Lisboa |
Conselho Presbiteral
Descobrir, celebrar e testemunhar a fé
<<
1/
>>
Imagem

O Patriarcado de Lisboa espera que ao longo do próximo ano pastoral os cristãos da diocese descubram, celebrem e testemunhem a fé.

 

Segundo o comunicado final da reunião ordinária do Conselho Presbiteral, que decorreu nos dias 29 e 30 de Maio, no Seminário dos Olivais, foi debatido o próximo Programa Pastoral Diocesano, com o tema ‘A Força da Fé’, que se desenvolve em três pontos: “A necessidade de descobrir a fé da Igreja, no estudo e aprofundamento do Catecismo da Igreja Católica e das Constituições Lumen Gentium e Dei Verbum”; “A celebração da fé. Viver a liturgia como expressão e lugar onde a pregação e a escuta da palavra possam conduzir não apenas a uma fé celebrada, mas vivida à luz da Sacrossanctum Concilium” e “O testemunho da fé que passa pela vida de todos os crentes segundo a inspiração da Gaudium et Spes”.

A análise do Presbitério do Patriarcado à luz do Concílio Vaticano II ocupou o primeiro dia de trabalhos. “Os números dizem que a diocese tem na actualidade 237 sacerdotes incardinados, 302 sacerdotes regulares residentes e 87 sacerdotes de outras dioceses residentes, num total de 626 sacerdotes. A média etária reflecte um equilíbrio entre os mais velhos e mais novos: 49% acima dos 60 anos e 51% com menos de 60 anos, com as faixas etárias dos 70-79 e dos 30-39 a serem dominantes com quase 20%”, refere o comunicado final.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES