Lisboa |
Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas
Religiosa com missão em Lisboa condecorada pelo Presidente da República
<<
1/
>>
Imagem

A irmã Ana Maria de Sousa Vieira foi condecorada pelo Presidente da República, Cavaco Silva, com a Ordem do Mérito, pelo apoio a mulheres com deficiência. A condecoração foi entregue na Sessão Solene comemorativa do 10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que este ano decorreu em Lisboa.

 

A religiosa dominicana espera que a Ordem do Mérito, no grau de Comendador, traga “visibilidade e credibilidade” à Associação Nossa Senhora Consoladora dos Aflitos, instalada no Convento dos Cardais, em Lisboa. A instituição, que remonta a 1843, começou por ser um asilo para invisuais mas há três décadas alargou a assistência a pessoas com deficiências motoras e mentais não profundas, acolhendo actualmente 38 mulheres, tendo a mais idosa quase 90 anos. “Se não estivessem aqui, estariam na rua”, assinalou à Agência Ecclesia a religiosa, definido a associação como uma “casa de fim de linha” onde se procura “criar um conceito e prática de família” que privilegia o “desenvolvimento psíquico”, a “integração na sociedade” e, em síntese, a “qualidade de vida”.

A comparticipação da Segurança Social é insuficiente, mas a instituição conta com donativos de empresas e particulares, além de actividades extraordinárias de recolha de fundos, como é o caso de um jantar solidário que se vai realizar a 24 de Junho, estando também prevista a criação de uma associação de amigos.

Além da comunidade religiosa composta por mais quatro irmãs, a religiosa que está à frente da Associação Nossa Senhora Consoladora dos Aflitos há 39 anos dirige ainda 17 colaboradores pagos que asseguram a assistência ininterrupta a mulheres com deficiência a partir dos 18 anos e, em casos excepcionais, menores de idade.

A condecoração atribuída no Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas é inesperada porque, segundo a responsável, a associação “não trabalha para ser recompensada”: “O que fazemos é porque o coração manda e porque as pessoas precisam”. Por isso, acrescentou, “a comunidade religiosa continuará a fazer exactamente o que tem feito até agora, com o mesmo espírito, devoção e entrega”.

 

________________


Outros condecorados

Entre as personalidades condecoradas este ano pelo Presidente da República incluem-se a pintora Emília Nadal (na foto 2), o historiador José Hermano Saraiva, a judoca Telma Monteiro e o sociólogo António Barreto.

fotos por www.presidencia.pt
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES