Lisboa |
Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas
Religiosa com missão em Lisboa condecorada pelo Presidente da República
<<
1/
>>
Imagem

A irmã Ana Maria de Sousa Vieira foi condecorada pelo Presidente da República, Cavaco Silva, com a Ordem do Mérito, pelo apoio a mulheres com deficiência. A condecoração foi entregue na Sessão Solene comemorativa do 10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que este ano decorreu em Lisboa.

 

A religiosa dominicana espera que a Ordem do Mérito, no grau de Comendador, traga “visibilidade e credibilidade” à Associação Nossa Senhora Consoladora dos Aflitos, instalada no Convento dos Cardais, em Lisboa. A instituição, que remonta a 1843, começou por ser um asilo para invisuais mas há três décadas alargou a assistência a pessoas com deficiências motoras e mentais não profundas, acolhendo actualmente 38 mulheres, tendo a mais idosa quase 90 anos. “Se não estivessem aqui, estariam na rua”, assinalou à Agência Ecclesia a religiosa, definido a associação como uma “casa de fim de linha” onde se procura “criar um conceito e prática de família” que privilegia o “desenvolvimento psíquico”, a “integração na sociedade” e, em síntese, a “qualidade de vida”.

A comparticipação da Segurança Social é insuficiente, mas a instituição conta com donativos de empresas e particulares, além de actividades extraordinárias de recolha de fundos, como é o caso de um jantar solidário que se vai realizar a 24 de Junho, estando também prevista a criação de uma associação de amigos.

Além da comunidade religiosa composta por mais quatro irmãs, a religiosa que está à frente da Associação Nossa Senhora Consoladora dos Aflitos há 39 anos dirige ainda 17 colaboradores pagos que asseguram a assistência ininterrupta a mulheres com deficiência a partir dos 18 anos e, em casos excepcionais, menores de idade.

A condecoração atribuída no Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas é inesperada porque, segundo a responsável, a associação “não trabalha para ser recompensada”: “O que fazemos é porque o coração manda e porque as pessoas precisam”. Por isso, acrescentou, “a comunidade religiosa continuará a fazer exactamente o que tem feito até agora, com o mesmo espírito, devoção e entrega”.

 

________________


Outros condecorados

Entre as personalidades condecoradas este ano pelo Presidente da República incluem-se a pintora Emília Nadal (na foto 2), o historiador José Hermano Saraiva, a judoca Telma Monteiro e o sociólogo António Barreto.

fotos por www.presidencia.pt
Na Tua Palavra
Não nos separemos d’Ele!
por D. Nuno Brás
A OPINIÃO DE
Isilda Pegado
1. Neste tempo, em que o individualismo parece imperar, apesar da destruição que gera na Sociedade,...
ver [+]

P. Duarte da Cunha
Que todos os homens querem ser felizes não parece ser objecto de discussão entre pessoas sãs. Todos queremos, de facto, ser felizes.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
Galeria de Vídeos
Voz da Verdade
EDIÇÕES ANTERIORES