Papa |
A uma janela de Roma
Papa diz ‘não’ a cultura que nega Deus
<<
1/
>>
Imagem

O Papa mostrou-se contra a cultura em que mentira se apresenta mascarada de verdade. Na semana em que apelou à fidelidade de colaboradores e diplomatas e pediu uma Igreja atenta às pessoas que passam nos aeroportos, Bento XVI falou do Corpo de Deus, agradeceu aos dadores de sangue e enviou mensagens à Rainha Isabel II e ao Euro’2012.

 

1. O Papa alertou que a mentira anda mascarada de verdade e informação. As palavras de Bento XVI foram dirigidas aos católicos romanos e escutadas no congresso eclesial da Diocese de Roma, que decorreu na Basílica de São João de Latrão. “Convido cada um a reflectir sobre esta sedução do diabo, sobre esta cultura a que dizemos ‘não’. É um tipo de cultura onde a verdade não conta, ainda que aparentemente se diga querer apurar toda a verdade, só interessa o sensacionalismo e o espírito de calúnia e de destruição. É uma cultura que não procura o bem e cujo moralismo é uma máscara para, na realidade, confundir e criar destruição”, salientou Bento XVI, garantindo: “Contra esta cultura em que a mentira se apresenta mascarada de verdade e de informação; contra esta cultura que só procura o bem-estar material e nega Deus, dizemos ‘não’!”.

 

2. O Papa pediu aos futuros diplomatas da Santa Sé para não terem medo de o servirem com fidelidade e diligência, porque a única garantia da estabilidade está na fé. Bento XVI recebeu em audiência os alunos e superiores da Academia Eclesiástica Pontifícia, a escola diplomática do Vaticano. O Papa explicou que a fidelidade que se vive na Igreja e na Santa Sé não é uma lealdade ‘cega’, porque é iluminada pela fé e pela certeza de que a Igreja está edificada na rocha de Pedro.

Entretanto, o decano do Colégio dos Cardeais, cardeal Sodano, deu esta semana uma entrevista ao jornal do Vaticano, L’Osservatore Romano, onde desdramatiza o escândalo Vatileaks, sublinhando que a maioria dos funcionários da Santa Sé são movidos por lealdade ao Papa.

 

3. Bento XVI encorajou a presença da Igreja Católica nos aeroportos e no mundo da aviação civil e deixou um pedido: é preciso combater a indiferença para com aqueles que se encontram nestes espaços. As palavras do Papa foram deixadas na mensagem que dirigiu aos participantes do 15º seminário mundial de capelães católicos e membros da aviação civil, com o tema ‘A Nova Evangelização no mundo da Aviação Civil’, que esta semana decorreu no Vaticano, organizado pelo Conselho Pontifício para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes. Bento XVI sublinhou a importância das capelas nos aeroportos como lugares de silêncio e de restabelecimento espiritual e ressalvou que quem trabalha nos aeroportos tem a possibilidade de entrar diariamente em contacto com tantas pessoas. “Também nisto é importante e preciosa a vossa presença: é um testemunho vivo de um Deus que está perto do homem; e é um apelo a não tratar jamais com indiferença quem se encontra, mas demonstrar disponibilidade e amor. Encorajo-vos a ser sinal luminoso desta caridade de Cristo, que traz serenidade e paz”, salientou.

 

4. “A festa do Corpo de Deus é um grande acto de culto público da Eucaristia, Sacramento no qual o Senhor permanece presente para além do tempo da celebração, para estar sempre connosco, no decurso das horas e dos dias”, sublinhou Bento XVI, no passado Domingo, a propósito da Solenidade do Corpo de Deus, que em muitos países se celebrou nesse dia. O Papa recomendou depois a adoração eucarística, sublinhando que da Eucaristia provém a capacidade de partilhar a vida em favor dos outros: “É da partilha do Pão eucarístico que nasce e se renova a capacidade de partilhar também a vida e os bens, de levarmos o peso uns dos outros, de sermos acolhedores”.

 

5. O Papa agradeceu ainda aos dadores de sangue. “Quero expressar a minha profunda gratidão àqueles que praticam esta forma de solidariedade, indispensável para a vida de muitos doentes”, declarou Bento XVI, durante a saudação aos fiéis, reunidos na Praça de São Pedro, para a oração do Angelus, lembrando que esta quinta-feira, dia 14 de Junho, foi designada pela Organização Mundial da Saúde como Dia Mundial do Dador de Sangue.

 

6. O Papa enviou à Rainha Isabel II uma mensagem pelos 60 anos de reinado. Bento XVI definiu-a como “um exemplo inspirador ao dever e ao compromisso de manter os princípios da justiça, liberdade e democracia, além de conservar uma visão nobre do papel de um monarca cristão”. O Papa recordou ainda o seu encontro com a Rainha, em Setembro de 2010, como uma “lembrança calorosa de boas-vindas” na residência de Edimburgo.

 

7. Numa mensagem por ocasião do início do Campeonato Europeu de Futebol, que decorre na Polónia e na Ucrânia, o Papa recordou que o futebol representa uma escola de respeito pelo outro. “O desporto de equipa, como o futebol, é uma escola importante para educar no sentido do respeito ao outro, também para o adversário desportivo, do espírito de sacrifício pessoal pelo bem de todo o grupo e da valorização dos dons de cada elemento que forma a equipe”, escreveu Bento XVI, numa mensagem dirigida ao presidente da Conferência Episcopal Polaca, D. Jozef Michalik. “Trata-se de superar a lógica do individualismo e do egoísmo que caracteriza com frequência as relações humanas, para dar espaço à lógica da fraternidade e do amor, a única que permite promover um autêntico bem comum em todos níveis”, acrescentou o Papa, a propósito do Euro’2012.

Aura Miguel, à conversa com Diogo Paiva Brandão
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES