Lisboa |
Instituto Diocesano da Formação Cristã
Actividades para o ano 2012-2013 centradas no Concílio Vaticano II e na leitura crente
<<
1/
>>
Imagem

Revisitar o Concílio Vaticano II e fazer uma leitura crente da actualidade à luz da Palavra de Deus são duas das formações propostas pelo Instituto Diocesano da Formação Cristã para o ano pastoral 2012-2013.

 

“Revisitar os textos que estão na base do Concílio Vaticano II, a começar pelas intuições presentes na sua convocação e passando pelos textos preparatórios dos principais documentos, marcando a celebração dos 50 anos dessas datas”. Este é o objectivo da formação ‘Grandes marcos do Concílio Vaticano II - Da convocação do Concílio Vaticano II aos nossos dias’, que será proposto para reflexão pelo Instituto Diocesano da Formação Cristã (IDFC), durante o próximo ano pastoral 2012-2013.

Tendo como responsável Juan Ambrosio, professor da Universidade Católica Portuguesa, este curso é aberto a todos quantos queiram participar e vai decorrer na igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Lisboa, em data e horário a designar.

A 4ª edição do Curso ‘Leitura Crente da Actualidade à Luz da Palavra’ irá também ser organizada pelo IDFC. Pretendendo “promover a reflexão dos leigos relativa a temas e assuntos da actualidade de maior incidência, tendo como referência a Palavra de Deus”, esta formação vai incidir nos temas ‘Grandes Orantes Contemporâneos’ (Outubro), ‘Em que crê quem crê’ (Novembro), “Ano Europeu dos Cidadãos” [Cidade de Deus, Cidade dos Homens] (Janeiro), sendo o último módulo no âmbito dos Professores Universitários: ‘Desafios à Transmissão da Fé” (Fevereiro).

 

Leitores, catequistas e acolhimento

No âmbito das actividades do Instituto Diocesano da Formação Cristã para 2012-2013, destaque ainda para o Curso para Formadores de Leitores, que pretende “abordar as dimensões presentes no ‘Livro do Leitor’ e formar os agentes que, nas paróquias e movimentos eclesiais, colaboram na formação de Leitores” e que é dirigido a cristãos indigitados pelos párocos ou responsáveis dos movimentos. O Curso para Formação de Catequistas de Adultos vai prestar “formação avançada para catequistas de adultos, abordando aspectos teológicos, metodologias e pedagogias”. Finalmente, o Curso ‘Acolhimento Pastoral e Serviços Paroquiais’ é uma “formação para os funcionários e voluntários nas paróquias, que colaboram no acolhimento, no secretariado paroquial e na organização de processos”. No próximo ano pastoral, o ‘YouCat’ – Yes YouCat continuará a “fazer uma apresentação do documento YouCat, mergulhando no texto e suscitando um maior interesse pelo seu estudo posterior”.

 

______________

Instituto Diocesano da Formação Cristã

Objectivos: coordenar e fomentar a formação cristã integral do laicado e de quantos têm interesse no conhecimento da fé cristã e da doutrina da Igreja.

Morada: Rua Camilo Castelo Branco, nº 4, 1150-084 Lisboa

Telefone: 213558026

Telemóvel: 916209919

E-mail: idfc@patriarcado-lisboa.pt

Site: www.idfc.com.pt

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES