Lisboa |
Festa da Família da Vigararia de Oeiras
Famílias cristãs chamadas a dar testemunho e a ser sinal de Cristo
<<
1/
>>
Imagem

Eram milhares. As cores dos lenços ao pescoço das famílias mostravam a diversidade de cada uma das 13 paróquias da Vigararia de Oeiras que participavam na Festa da Família. Um encontro onde o Cardeal-Patriarca convocou as famílias cristãs a participarem na missão da Igreja: anunciar Jesus.

  

Há dois anos, estiveram juntos, enquanto família, na Missa do Papa no Terreiro do Paço, em Lisboa. O ano passado foram os quatro – pai, mãe e os dois filhos – de carro até Madrid para as Jornadas Mundiais da Juventude. No passado Domingo, dia 24 de Junho, participaram na Festa da Família da Vigararia de Oeiras, que decorreu no Jamor. “Gostamos de desafiar os nossos filhos e queremos sempre participar nestas iniciativas da Igreja”, referem os pais, Conceição e Luís Bispo, ao Jornal VOZ DA VERDADE. A família Bispo pertence à paróquia de Nossa Senhora da Purificação de Oeiras – uma das 13 paróquias que compõe a Vigararia de Oeiras – e fez questão de marcar presença na I Festa da Família da sua vigararia.

 

Testemunho público

De t-shirt branca vestida, com a inscrição ‘Papa Bento XVI. Portugal 2010’, a família Bispo chegou ao complexo do Jamor movida pela vontade em dar testemunho público da sua fé. Luís Bispo, que trabalha na Câmara Municipal de Oeiras e colabora na animação da Missa da catequese, diz mesmo que a família se sentiu impulsionada desde que o pároco, cónego Mário Pais, lhes lançou o desafio. “Acedemos ao convite da Vigararia de Oeiras e do vigário, que é o nosso pároco, e quisemos estar presentes nesta festa que é um momento de partilha e de contacto com as outras paróquias da zona. Nós, enquanto família, gostamos muito de participar nestas iniciativas e, assim, dar testemunho público da nossa fé”.

 

Educação cristã… em casa

Conceição Bispo é educadora no Centro Social Paroquial de Oeiras e considera que estas iniciativas da Igreja são muito importantes. Para esta mãe, a educação cristã dos mais novos tem de começar em casa. “A presença de Cristo na nossa casa é uma constante! O meu marido e eu tivemos uma educação de base católica e é isso também que temos procurado transmitir aos nossos filhos”, destaca Conceição, salientando que a evangelização passa pelo testemunho de vida: “Procuramos sempre dar o exemplo aos nossos filhos e mantê-los próximos da Igreja”.

 

Agora, Rio de Janeiro?

Guilherme, de 16 anos, e Francisco, de 12, acompanharam os pais na Festa da Família. Estes dois jovens tinham sido confirmados na fé na semana anterior, por D. Joaquim Mendes, Bispo Auxiliar de Lisboa, e agora procuram desafiar os pais a irem, em família, às Jornadas Mundiais da Juventude do próximo ano, no Brasil. “Os nossos filhos resistem sempre um pouco quando lhes fazemos este tipo de desafios, mas depois participam com todo o entusiasmo! Quando o Papa veio a Portugal, adoraram! Quando fomos a Madrid, às Jornadas Mundiais da Juventude, vieram também todos contentes! E agora, quer o Guilherme quer o Francisco querem ir ao Rio de Janeiro, para a próxima Jornada Mundial da Juventude! Eles andam a lançar-nos este desafio… vamos lá ver!”, brinca o pai, Luís Bispo, de sorriso na cara.

 

Encontro, sinal e convívio

A Festa da Família da Vigararia de Oeiras reuniu no passado Domingo, dia 24 de Junho, mais de duas mil pessoas nas matas do complexo do Jamor. Manhã bem cedo, as famílias foram começando a chegar. Os mais pequenos, entusiasmados pela ‘liberdade’ de terem tanto espaço ao ar livre para brincarem e correrem; os mais velhos, de lancheira na mão para o piquenique, à procura da sua comunidade cristã e dos amigos. Todos de chapéu na cabeça e lenço ao pescoço. Um lenço que era, pelas suas diferentes cores, identificativo de cada paróquia e que davam ao Jamor um colorido diferente nesta manhã solarenga de Domingo.

O encontro entre as comunidades cristãs era o objectivo desta festa, segundo refere ao Jornal VOZ DA VERDADE o vigário da Vigararia de Oeiras, cónego Mário Pais. “Ao organizarmos a I Festa da Família pretendíamos que as pessoas se encontrassem. Nós, os padres, achámos que fazia falta encontrarmo-nos, porque a vida cristã faz-se de fé celebrada e fé vivida”. Ao mesmo tempo, acrescenta este sacerdote, a festa pretendia ser um sinal de Cristo no meio do mundo: “Esta festa pretende também mostrar que somos um sinal, no meio deste concelho de Oeiras. Somos 13 paróquias e reconhecemos a nossa missão como sinal da luz de Jesus Cristo no nosso meio!”.

Para o vigário desta vigararia, a Festa da Família era uma necessidade que se impunha. “Esta festa é muito importante pela necessidade que nós, cristãos, temos, enquanto pessoas, de conviver e de nos recriarmos uns com os outros. Há uma aprendizagem mútua que implica o estarmos juntos!”, garante o cónego Mário Pais.

 

Discernir e ser fiel

A manhã de festa começou com a Eucaristia, com o Cardeal-Patriarca de Lisboa a convocar as famílias para a missão: “Deus escolhe e envia. Sempre assim foi, sempre assim há-de ser até ao fim dos tempos! Deus precisa de nós! Escolhe e envia! Este é um aspecto da vida cristã que nós não podemos, de maneira nenhuma, menosprezar”.

Nesta Missa campal, D. José Policarpo convidou as famílias a “discernir e identificar os chamamentos”, que podem ser “para a missão, para a caridade heróica ou para a entrega total da vida ao Reino de Deus”. Convidando a fazer esse discernimento “em diálogo com a Igreja”, o Patriarca de Lisboa apelou à “coragem para seguir o Senhor e ser fiel ao próprio chamamento”.

 

Anunciar

Na sua homilia, D. José Policarpo sublinhou a importância de as famílias cristãs anunciarem Cristo. “Quando o Santo Padre João Paulo II proclamou um desafio de nova evangelização, sublinhou que os cristãos, os que acreditam em Jesus, têm de ajudar os irmãos, talvez os nossos familiares, talvez os nossos companheiros de todos os dias, a encontrarem Jesus! Temos de preparar o caminho, porque não se começa a ser cristão de repente! E a Igreja conta connosco para isso! Aliás, é a única maneira. Não se faz por decreto, nem sequer somos nós, os membros da hierarquia, que podemos fazer isto sozinhos! Os cristãos devem ser os precursores, os que preparam o caminho”.

 

Prioridade à Palavra

A Festa da Família coincidiu com a Solenidade de São João Baptista. Às famílias cristãs da Vigararia de Oeiras, o Cardeal-Patriarca de Lisboa lembrou as atitudes do profeta. “João é aquele que escuta. Que está sempre atento, de ouvidos e coração, para perceber a Palavra. Se nós, na nossa vida cristã, na nossa vocação concreta, na nossa comunidade paroquial, na nossa família déssemos prioridade absoluta à Palavra de Deus…”, desejou.

Apontando que “a missão tem que assentar na verdade e na humildade”, D. José Policarpo convidou as famílias cristãs a fazerem caminho com Cristo: “O nosso futuro, a especificidade da nossa vocação e da nossa missão, está inevitavelmente ligado ao contacto vivo, humano, amoroso, com a Pessoa de Jesus! Jesus não poder ser, para nós, apenas um santo da nossa devoção. Ele é esposo, é irmão, é amigo!”.

 

Momento mariano

Se a manhã foi dedicada à oração, a tarde ficou marcada pela feira das actividades. Após o almoço-piquenique, o objectivo era que as famílias observassem e conhecessem outros exemplos de famílias cristãs, segundo aponta o vigário da Vigararia de Oeiras. “Intercalámos testemunhos de casais, com a parte musical de cânticos-mensagem. Foi muito interessante, porque durante a organização desta festa surgiram imensas sugestões!”, salienta o cónego Mário Pais. A Festa da Família terminou com a hora mariana. “Quisemos terminar esta grande festa com um momento a Nossa Senhora! Nós somos portugueses e a Mãe não podia faltar!”, observa.

 

Paróquias desafiadas

Algés, Barcarena, Carnaxide, Cruz Quebrada-Dafundo, Laveiras-Caxias, Linda-a-Velha, Nova Oeiras, Oeiras, Outurela, Paço de Arcos, Porto Salvo, Queijas e São Julião da Barra são as 13 paróquias que compõem a Vigararia de Oeiras. Todas se fizeram representar na Festa da Família, segundo refere o vigário. “É engraçado, porque todos os párocos anuíram à ideia de organizar uma festa deste género. Acharam que seria um bom desafio! Senti ânimo em todos eles para avançar com a iniciativa!”.

O cónego Mário Pais é também pároco de Oeiras. De lenço dourado ao pescoço, salienta que a sua paróquia levou à Festa da Família mais de 150 pessoas. “Apesar de sermos uma paróquia algo envelhecida, conseguimos reunir muitas famílias e dar um belo testemunho de ser sinal de Cristo. Que este encontro seja motivador para todas as paróquias serem portadoras da esperança! Que cada casal seja portador da certeza da esperança de Deus, que vive no meio do seu povo!”.

texto e fotos por Diogo Paiva Brandão
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES