Lisboa |
8ª Jornada da Pastoral da Cultura
Realismo com alegria e esperança
<<
1/
>>
Imagem

O presidente da Comissão Episcopal responsável pela área da Cultura defendeu a necessidade de a alegria e a esperança serem manifestações de “algo mais profundo” e não apenas vivências “transitórias”.

 

No encerramento da 8ª Jornada da Pastoral da Cultura, com o tema ‘Há uma alegria e uma esperança para nós - O diálogo com a cultura no espírito do Concílio’, D. Pio Alves garantiu: “Às vezes a estrada aperta, mas não há becos sem saída”. Neste sentido, o realismo tem de levar em conta, também, “alegrias e esperanças”. Autor de várias obras sobre a vida das comunidades cristãs nos primeiros séculos do cristianismo, D. Pio Alves destacou os autores da primeira década do século II, que falavam “da alegria e da esperança como espelho da serenidade que os invadia”.

No último painel do dia, a maestrina Joana Carneiro identificou “sinais de esperança” na criação musical e destacou o facto de haver obras que “sobrevivem” ao tempo, oferecendo uma “noção de eternidade”. No primeiro painel da jornada, o poeta e ex-candidato à Presidência da República, Manuel Alegre, destacou a importância do Concílio Vaticano II (1962-1965) para redefinir a “relação da Igreja com o mundo”, bem com a actualidade da sua mensagem. “Impressiona ainda hoje a alegria e a esperança que brotam das suas páginas”, segundo o poeta.

O programa previa a entrega do prémio ‘Árvore da Vida – Padre Manuel Antunes’ 2012 ao arquitecto Nuno Teotónio Pereira, mas o estado de saúde da personalidade escolhida levou o Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura a adiar a sessão para Lisboa, em data a anunciar.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES