Lisboa |
Na Ameixoeira
Cáritas de Lisboa abre nova loja solidária
<<
1/
>>
Imagem

A Cáritas Diocesana de Lisboa inaugurou, no passado dia 7 de Julho, uma nova loja solidária, situada na Ameixoeira. Um espaço que irá oferecer roupa, calçado, brinquedos e atendimento.

 

A nova loja ‘É dado’ vai ter uma forma de funcionamento semelhante à loja que a Cáritas de Lisboa mantém, desde 2009, em Carnide. Neste sentido, segundo refere a instituição em comunicado, o novo espaço vai procurar “potenciar respostas sociais locais, a partir de um apoio a instituições e pessoas, nomeadamente por via de uma actuação em rede”. Inaugurada em parceria com a ‘Artyaplausos’, a loja solidária surge num momento em que os “pedidos de ajuda têm aumentado bastante”, segundo revelou à Agência Ecclesia o presidente da organização, José Frias Gomes. Está situada “numa zona particularmente difícil” e dará “apoio às pessoas que se dirigem à instituição”.

Numa primeira fase, a nova loja ‘É dado’ da Ameixoeira vai oferecer “roupa, calçado, brinquedos e atendimento”. Posteriormente, é desejo dos responsáveis que a instituição possa também oferecer livros. “A Cáritas tem recebido muitos bens, tanto de lojas como dos cidadãos”, assegura Frias Gomes.

 

‘É dado’ em Carnide

A primeira loja solidária da Cáritas de Lisboa, em Carnide, registou em 2011, face a 2010, um aumento de 48% no número de utentes da loja, situando-se agora nas 1024 famílias. “No ano de 2011, recorreram pela primeira vez à loja solidária ‘É dado’ 332 famílias, o que equivale a uma média mensal de 28 novas famílias que passaram a beneficiar de apoio ao nível de roupa, calçado, etc. A distribuição entre população feminina e população masculina, mostra-nos que as mulheres representam 67% contra os 33% dos homens”, refere um comunicado, publicado no site da organização (www.caritas.pt/lisboa).

 

______________


Pedidos de apoio aumentam 192% face a 2011

No primeiro semestre de 2012, a Cáritas Diocesana de Lisboa registou um aumento de quase 200% no número de atendimentos. “Foram atendidas mais 176 pessoas do que em igual período do ano anterior, o que representa um aumento de 192%. Foram atendidas uma média de 82 pessoas por mês, quando no ano de 2011 a média mensal nos primeiros 5 meses era de 47 pessoas”, refere um estudo. Por conseguinte, “entre Janeiro e Maio de 2012 foram atendidas, na sede da Cáritas Diocesana de Lisboa, 412 famílias, das quais 318 foram atendidas pela primeira vez”. Segundo a Cáritas, “o grosso dos pedidos incidiu sobre o auxílio no pagamento de despesas relacionadas com as necessidades básicas das pessoas/famílias, ou seja, tecto, água, luz e gás; e no apoio alimentar”.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES