Missão |
Padre Nuno Rocha, Padre Dehoniano
“Com Cristo, a vida tem sentido”
<<
1/
>>
Imagem

Foi ordenado sacerdote no passado dia 8 de Julho, no Porto, mas é natural da paróquia de São Francisco de Assis, em Alfornelos, Lisboa. O padre Nuno Rocha, Dehoniano, celebrou Missa Nova no dia 15, na sua comunidade de origem, e quer agora mostrar aos jovens que “com Cristo a vida tem sentido e tudo vale a pena”.

 

Nuno era um jovem como outro qualquer. A família era originária do Minho, mas teve de vir para Lisboa à procura de uma vida melhor. Nasceu na capital, a 15 de Fevereiro de 1980, e foi através da família que conheceu Jesus. “Conheci Jesus com a minha família, porque os meus pais foram os meus primeiros catequistas! Marcou-me também o testemunho dos meus padrinhos e catequistas, tanto os que me deram catequese, como os outros que todos conhecíamos. Todos eles, na sua simplicidade, partilharam a fé que têm e assim fui crescendo confiando no Senhor que deu a sua vida por nós”, salienta o padre Nuno, ao Jornal VOZ DA VERDADE.

Na paróquia de Alfornelos frequentou a catequese, foi crismado, fez parte do grupo de jovens, foi acólito... “Conforme fui crescendo, fui assumindo responsabilidade na comunidade, primeiro fazendo parte dos acólitos, depois dando catequese, depois sendo responsável dos acólitos, fazendo parte do grupo de jovens”.

 

Tomar a vocação a sério

O jovem Nuno Alexandre Fernandes da Rocha tinha apenas 19 anos de idade quando deixou a sua terra e a sua paróquia e entrou no Centro Dehoniano, no Porto, em 1999. “Conheci os padres Dehonianos porque os religiosos do Seminário de Nossa Senhora de Fátima, em Alfragide, davam apoio pastoral na minha paróquia. Conforme fui crescendo, a pergunta do que quero ser ia surgindo, mas só quando estava no Secundário é que levei a pergunta mais a sério”.

Admitido ao Noviciado a 19 de Agosto de 2000, emitiu a Primeira Profissão a 21 de Setembro de 2001, na Casa do Sagrado Coração de Jesus, em Aveiro, e, mais tarde, a Profissão Perpétua, a 24 de Setembro de 2006, no Instituto Missionário Sagrado Coração, na Diocese de Coimbra. Foi instituído nos Ministérios dos Leitores e dos Acólitos a 14 de Setembro de 2007, no Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Alfragide, na Diocese de Lisboa. De 2001 a 2004, frequentou o Curso de Teologia, na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, obtendo a Licenciatura em Teologia. De 2004 a 2007, fez o estágio de vida religiosa no Centro Missionário do Coração de Jesus, em Ponta Delgada, Açores. A partir de 2007 faz parte da comunidade do Seminário Missionário Padre Dehon, Fânzeres (Gondomar), tendo residido no pólo da Obra ABC (Rio Tinto) de 2007 a 2011 e, a partir daí, no referido Seminário.

 

Partilhar e anunciar

O jovem Nuno Alexandre foi ordenado diácono por D. Joaquim Mendes, Bispo Auxiliar de Lisboa, no dia 26 de Setembro de 2010, na igreja de Nossa Senhora da Paz, na paróquia da Póvoa de Santa Iria, na Diocese de Lisboa, e foi ordenado sacerdote no passado dia 8 de Julho, na Sé do Porto, por D. Manuel Clemente. Ao recordar o dia da ordenação, o agora padre Nuno Rocha fica sem palavras: “É difícil descrever um momento tão abençoado como o da ordenação. Muitas emoções vieram à flor da pele, muita alegria, esperança, ansiedade, algum medo. Acima de tudo foi o realizar um sonho, um ponto de chegada e ao mesmo tempo um ponto de partida”.

O futuro como padre Dehoniano vai passar pelo Centro de Espiritualidade Betânia, em Duas Igrejas (Paredes), pertencente à Província Portuguesa dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos), onde prestará também apoio às paróquias vizinhas. Para anunciar Cristo aos jovens, o padre Nuno Rocha quer ser testemunho: “Anunciar Cristo à juventude hoje é, acima de tudo, partilhar o que é mais importante na vida, mostrando que com Cristo a vida tem sentido e tudo vale a pena”.

texto por Diogo Paiva Brandão; fotos por paróquia de Alfornelos
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES