Lisboa |
Relíquias de São João Bosco no Estoril
“D. Bosco é um grande sinal”
<<
1/
>>
Imagem

As relíquias de São João Bosco estiveram na Escola Salesiana do Estoril, com D. Joaquim Mendes, Bispo Auxiliar de Lisboa, a sublinhar a actualidade da mensagem do ‘pai e mestre dos jovens’.

 

Nesta celebração, que decorreu na manhã da passada quarta-feira, dia 12, D. Joaquim Mendes apontou que D. Bosco desafia a Igreja a “um olhar de fé sobre a situação familiar, social, cultural e religiosa dos jovens de hoje” e enalteceu a importância daquele momento. “As relíquias de D. Bosco fazem-nos sentir a sua presença entre nós. D. Bosco fala-nos através da sua vida, da sua santidade, da sua obra, da sua herança espiritual. A urna com as relíquias é um convite forte e pertinente a reflectir sobre as convicções profundas que deram sentido à sua vida: a paixão apostólica pela salvação integral dos jovens, que o levou a uma entrega total da sua vida até ao limite das forças, até ao limite do amor”.

A peregrinação da urna com as relíquias de D. Bosco pelo mundo salesiano [133 países e 5 continentes] está ligada ao triénio de preparação para os 200 anos do seu nascimento, que ocorrerá em 16 de Agosto de 2015. Na presença de representantes das várias turmas da escola, bem como de vários elementos da família salesiana, o Bispo Auxiliar de Lisboa sublinhou por que motivou São João Bosco é conhecido como o ‘pai e mestre dos jovens’: “D. Bosco amou profundamente os jovens, porque amou a Jesus Cristo e o contemplou como o amigo dos pequenos e dos pobres. Daí a sua dedicação intensiva, perseverante, genuína e fecunda. Não se explica a predilecção radical de D. Bosco pelos jovens sem Jesus Cristo. Ele sentia-se chamado e enviado aos jovens para os conduzir ao encontro com Cristo”.

Sendo um bispo salesiano, D. Joaquim Mendes dirigiu-se também à sua família religiosa. “Hoje, a família salesiana é chamada a assumir aquilo que foi a opção fundamental de D. Bosco: acompanhar os jovens no seu percurso de crescimento e amizade com o Senhor Jesus e proporcionar-lhes uma experiência viva de Igreja, no compromisso concreto, e na vivência da sua própria vida como vocação. Os jovens do tempo de D. Bosco, e também os de hoje, são portadores de três grandes anseios: sede de Deus, vida de comunhão e compromisso em favor dos pobres e necessitados. D. Bosco com a sua proposta educativa e evangelizadora, respondeu a estes três grandes anseios”, garantiu, apontando: “Conduzir os jovens ao encontro com Jesus Cristo e com o seu Evangelho é a finalidade de toda a acção educativa salesiana. Não é algo de suplementar, adicional ou simplesmente de tempo livre, mas é uma missão totalizante”.

No final, D. Joaquim convidou os cristãos a fazerem caminho com São João Bosco: “Os santos são excelentes companheiros de viagem. Eles são sinais no nosso caminho. D. Bosco é um grande sinal. O exemplo da sua vida estimula-nos a seguir Jesus Cristo e a imitá-lo na solicitude pelos pequenos e pelos pobres”.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES