Lisboa |
Jornadas Nacionais da Catequese
“A fé é o maior tesouro que podemos transmitir”
<<
1/
>>
Imagem

Na abertura das Jornadas Nacionais da Catequese (JNC), que decorreram em Fátima, o Bispo de Santarém, D. Manuel Pelino, sublinhou que a catequese “é mais do que apenas uma transmissão de conhecimentos”, uma vez que “a fé é uma experiência de encontro com Jesus”.


Agradecendo aos catequistas a sua missão na Igreja, D. Manuel Pelino lembrou o contexto actual, afirmando que “numa época em que os pais, porventura, não deixarão grande fortuna material aos filhos, a fé constitui-se como o verdadeiro tesouro”.


Catequese familiar

As JNC, que contaram com uma participação de cerca de setecentos catequistas, ficaram também marcadas pela mesa redonda com testemunhos de pais e responsáveis do projecto-piloto de catequese familiar que se encontra implantado em seis paróquias e envolve mais de 70 famílias em todo o país. Na ocasião, o padre Vasco Gonçalves, afirmou que este projecto “proporciona um salto qualitativo em relação à catequese dita tradicional” porque “introduz a formação da fé não só aos filhos mas também aos pais”. Assim, afirmou, “o sujeito da catequese deixa de ser a criança e passa a ser a família” e possibilita “fazer também catequese de adultos". Para o padre Vasco Gonçalves, os objectivos da catequese familiar passam pela “promoção da integração eclesial da família” e pela “construção de uma nova maneira de ser cristão”.


Informações: www.educris.com ou www.facebook.com/educris.pt


_________________

50 anos ao serviço da catequese

O Cardeal-Patriarca de Lisboa presidiu à Eucaristia nas Jornadas Nacionais de Catequese, numa celebração onde foi homenageada Maria Luísa Paiva Boléo, catequista e catequeta, pelos seus 50 anos ao serviço da catequese em Portugal. Maria Luísa Paiva Boléo esteve na génese do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) e na criação e estruturação do percurso catequético da infância-adolescência e dos primeiros catecismos. Actualmente exerce funções na Catequese de Lisboa e colabora com o SNEC em vários projectos.

Na Tua Palavra
Não nos separemos d’Ele!
por D. Nuno Brás
A OPINIÃO DE
António Bagão Félix
Na semana passada li uma entrevista com um candidato a deputado (cabeça-de-lista) pelo circulo eleitoral do Porto.
ver [+]

P. Manuel Barbosa, scj
Com “missão nas férias” não quero propor programas de férias missionárias, nem dizer que a missão está de férias.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
Galeria de Vídeos
Voz da Verdade
EDIÇÕES ANTERIORES