Lisboa |
CEP
Bispos sentem como seus os sofrimentos sociais
<<
1/
>>
Imagem

“Os Bispos sentem como seus os sofrimentos e angústias dos que padecem mais duramente as consequências da actual crise. A sua solidariedade tem‑se manifestado sobretudo no cuidado aos mais débeis e necessitados, vítimas de antigas e novas pobrezas, através de múltiplas obras e iniciativas no campo social e caritativo, nas duas Dioceses”, garante o comunicado final da 180ª Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), que decorreu em Fátima, de 12 a 15 de Novembro.


Segundo a nota, os bispos “alertam quem tem a nobre missão de governar o nosso País para uma justa aplicação das medidas com vista à recuperação da economia e finanças, em que sejam poupados os que já vivem sob o peso de asfixiante austeridade” e “sentem a importância da explicação, clara e prévia, das medidas que se tomam e das razões que as determinam”.

 

Esta Assembleia Plenária aprovou uma Nota Pastoral a propósito dos 150 anos do nascimento da Beata Maria do Divino Coração, Irmã da Congregação do Bom Pastor, de origem alemã, que viveu no Porto, onde foi Superiora do Recolhimento do Bom Pastor, obra social para a reabilitação e promoção da mulher. “Seu particular mérito foi ter pedido a Leão XIII a consagração do mundo ao Coração de Jesus, que o Papa veio a realizar, tendo classificado este acontecimento como o acto mais importante do seu pontificado”, refere o comunicado. ‘Caminho de Esperança’ é o título de uma outra Nota Pastoral a propósito dos 90 anos do Corpo Nacional de Escutas – CNE: “O Episcopado português mostra o seu grande apreço pelo movimento do Escutismo Católico, que tem formado sucessivas gerações de crianças e jovens em valores humanos e cristãos, no respeito da natureza e no serviço ao próximo, segundo o seu lema «Sempre alerta para servir»”.

Foram ainda apresentados os resultados do inquérito realizado na Madeira e nos Açores sobre ‘Atitudes e representações da sociedade portuguesa face à Igreja’, sendo que “os resultados são bastante semelhantes aos do Continente, fazendo subir para cima de 80% a média nacional dos que se afirmam católicos”.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES