Especiais |
Projecto ‘Igreja Solidária’ faz ponto de situação
Solidariedade dos cristãos de Lisboa já distribuiu cerca de 200 mil euros
<<
1/
>>
Imagem

O projecto ‘Igreja Solidária’, do Patriarcado de Lisboa, já prestou apoios na ordem dos duzentos mil euros. Num balanço dos três anos da iniciativa, o Grupo Coordenador do Projecto Igreja Solidária aponta o pagamento das rendas/créditos das casas como sendo as maiores dificuldades que as pessoas têm actualmente.

 

Cerca de duzentos mil euros é o valor que o projecto ‘Igreja Solidária’, criado pelo Patriarcado em 2009, distribuiu pelos mais necessitados nos últimos 34 meses, desde Outubro de 2009 até Outubro de 2012. “Em termos globais foram apresentadas 204 propostas, 180 das quais foram aprovadas e 24 indeferidas por não serem elegíveis no âmbito do regulamento em vigor. Houve uma frequência média de seis pedidos por mês, e foi atribuída uma média de 5.514,88¤ a cada mês, em prol de instituições, famílias ou indivíduos em situação de carência”, aponta a nota, sublinhando depois a origem dos pedidos de ajuda: “Recorde-se que estes pedidos de apoio surgem de situações-problema que as organizações sócio-caritativas e grupos identificam/acompanham no terreno e que posteriormente apresentam à Igreja Solidária, na expectativa de obterem um financiamento pontual que ajude o(os) beneficiário(os) a sair da situação de vulnerabilidade e a reorganizar-se tendo em vista a sua autonomização. Trata-se de apoios que visam, justamente, ajudar as pessoas a reorganizar a estrutura económica familiar”.

 

Casa

Neste comunicado, assinado pelo director do Departamento da Pastoral Sócio-Caritativa, cónego Francisco Pereira Crespo, é salientado também a natureza das propostas. “Durante este período verificou-se uma maior incidência em solicitações para o pagamento de rendas de casa/prestações de crédito à habitação e, igualmente, para pagamento do abastecimento de serviço básicos como água, luz e gás”, refere a informação enviada ao Jornal VOZ DA VERDADE.

 

O apoio frente às calamidades naturais

Além das verbas mensais aprovadas em função dos pedidos de apoio, o projecto ‘Igreja Solidária’ atribuiu um quantitativo destinado a apoiar pessoas sobreviventes a situações de calamidade natural, como foi o caso das cheias nos Açores, em Dezembro de 2009, em que foram atribuídos 10.000,00¤ à Cáritas da Ilha Terceira, e o Sismo no Haiti, razão pela qual foram transferidos 38.452,53¤ para a Cáritas Portuguesa. “Estamos conscientes que tudo isto não passa de uma gota de água no oceano imenso de tantas carências e pedidos a baterem às nossas portas incapazes de lhes dar todas as resposta. No entanto, o Grupo Coordenador do Projeto Igreja Solidária considerou como muito positiva a iniciativa e deseja continuar com a compreensão e o apoio de todos”, apela o comunicado.

 

__________________


Apelo solidário em tempo natalício

Perto da época de natal, os responsáveis pela ‘Igreja Solidária’ deixam, através do Jornal VOZ DA VERDADE, um apelo aos cristãos da Diocese de Lisboa: “Caso deseje continuar a colaborar connosco para aliviar algumas das necessidades mais básicas das pessoas e famílias, não hesite em contatar a ‘Igreja Solidária’ através do e-mail info@igrejasolidaria.org e dando o seu contributo através da Caritas Diocesana de Lisboa ou depositando directamente na conta da ‘Igreja Solidária’, com o seguinte NIB: 000700000073818455123. O Grupo Coordenador em nome de todos a quem presta ajuda agradece e deseja-lhe as melhores felicidades e um SANTO NATAL”.

 

__________________

 

Projecto ‘Igreja Solidária’

O projecto ‘Igreja Solidária’ é uma iniciativa de cariz social criada por iniciativa do Patriarcado de Lisboa, em Julho de 2009, concretizado através do respectivo Departamento Sócio-Caritativo em articulação com a Cáritas Diocesana de Lisboa, a qual providencia todo o suporte operacional, apoiando também financeiramente. É um projecto inovador, na área da intervenção social com o objectivo de desenvolver modelos de cooperação entre instituições sócio-caritativas e grupos paroquiais, para melhor reagirem às situações-problema resultantes da actual conjuntura de crise económica, que afecta a vida de múltiplos indivíduos e famílias.

As propostas de candidatura aos apoios por parte do projecto são, preferencialmente, requeridas pelos Centros Sociais Paroquiais e pelas Misericórdias, o que não exclui a colaboração de outros movimentos ou grupos religiosos, como é o exemplo das Conferências Vicentinas. A intenção deste projecto é precisamente incentivar as entidades locais a trabalharem em articulação numa lógica de rede e parceria.

 

Morada: Av. Sidónio Pais, nº 20 5º Dto. 1050-215 Lisboa

Telefone: 213 573 386 //  213 573 565

E-mail: info@igrejasolidaria.org

texto por Diogo Paiva Brandão
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES