Lisboa |
Festa do beato Tiago Alberione
Bispo Auxiliar convida a “levar o Evangelho da salvação a todos os homens”
<<
1/
>>
Imagem

Na celebração da festa do beato Tiago Alberiore, fundador da Família Paulista, D. Joaquim Mendes, Bispo Auxiliar de Lisboa, lembrou a importância do meios de comunicação social na evangelização.

 

Na igreja de São João de Brito, em Lisboa, no passado dia 26 de Novembro, D. Joaquim Mendes focou os traços da fisionomia espiritual do beato Alberione e do seu apostolado de evangelização. “Na esteira do apóstolo São Paulo, o beato Tiago Alberione empenhou-se com todas as forças e meios para levar o Evangelho da salvação a todos os homens. Tal como São Paulo, também o beato Tiago Alberione constitui um exemplo e um estímulo, não só para os membros da Família espiritual que fundara, mas a todos os cristãos, para toda a Igreja”.

O Bispo Auxiliar lembrou depois a missão do fundador da Família Paulista, para que o Evangelho chegasse a todos: “São Paulo e o beato Tiago Alberione recordam-nos que pregar o Evangelho não significa simplesmente comunicar uma doutrina, mas colocar os homens em comunhão com a pessoa de Nosso Senhor Cristo ressuscitado. Ao mesmo tempo, ambos testemunham o poder salvífico do Evangelho, e têm como único objetivo ganhar para Cristo o maior número possível, alcançar a todos para Cristo, fonte inexaurível de vida nova e eterna. O verdadeiro apóstolo é movido unicamente pela causa do Evangelho. Há dentro de si um dinamismo interior irresistível que o faz exclamar: «Ai de mim se não evangelizar!» (…) É este dinamismo interior, este impulso que moveu o beato Tiago Alberione a lançar mão de todos os meios para que o Evangelho chegasse a todos”.

 

Media e evangelização

Nos 50 anos do Concílio Vaticano II, “onde o Beato Tiago Alberione, que nele participou, viu confirmado o seu carisma, na aprovação do decreto «Inter mirifica» sobre a importância do meios da comunicação social na evangelização”, D. Joaquim Mendes sublinhou que “a Igreja continua a contar com o precioso contributo da Família Paulista para despertar e promover a sua ampliação do seu uso, para que o Evangelho chegue ao «coração das massas», a todos aqueles que buscam Deus ou ainda não tiveram oportunidade de ouvir a palavra da salvação”.

A OPINIÃO DE
Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Há anos, Umberto Eco perguntava: o que faria Tomás de Aquino se vivesse nos dias de hoje? Aperceber-se-ia...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Já lá vai o tempo em que por muitos cantos das nossas cidades e vilas se viam bandeiras azuis e amarelas...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES