Lisboa |
Ordenações nos Jerónimos
Diáconos são chamados a servir os mais pobres na fraternidade
<<
1/
>>
Imagem
Video

A ordem dos diáconos “é um sacramento de serviço e de testemunho de verdadeira mensagem”, recordou o Cardeal-Patriarca de Lisboa na celebração de ordenações no passado Domingo, dia 2 de Dezembro, no Mosteiro dos Jerónimos, onde foram ordenados oito diáconos com vista ao sacerdócio.

 

Cinco alunos dos seminários da Diocese de Lisboa (três dos Olivais e dois do Redemptoris Mater) e três religiosos (dois Dehonianos e um Verbita) receberam, no I Domingo do Advento, o primeiro grau do Sacramento da Ordem, pelas mãos de D. José Policarpo, Cardeal-Patriarca de Lisboa. Aos novos diáconos, D. José Policarpo frisou que sendo este um sacramento de serviço, “o Senhor prepara-os com os dinamismos e as forças necessárias para servirem a Igreja e a Palavra. Servirem na fraternidade os mais pobres que precisam”, acentuou na homilia que proferiu diante de uma assembleia de mais um de milhar de pessoas.

 

Porta da fé

A celebração de ordenações acontece em pleno Ano da Fé, proclamado pelo Papa Bento XVI, e neste sentido, D. José Policarpo observou que, “quando para cada um de nós se abre a porta da fé começa uma longa caminhada de seguimento de Jesus. É um seguimento até ao fim, até àquele dia em que Ele se há-de manifestar glorioso definitivamente como Senhor da história, do Universo e da nossa vida", referiu recorrendo aos textos bíblicos daquele Domingo do Advento.

Recordando que “o grande desafio de uma fé que se quer sempre contemplativa é descobrir em cada passo, em cada etapa da vida de Jesus, a sua glória”, o Patriarca de Lisboa salientou, ainda, que a liturgia propõe que este seguir Jesus, seja concretizado "com os olhos postos na sua glória, descobrindo-a e a cada um dos momentos da sua vida terrena, da sua missão".

Sublinhando que "no ano litúrgico a Igreja sente-se atraída por aquela glória definitiva do ressuscitado", o Cardeal-Patriarca acentuou que  em cada etapa deste caminho “o cristão é chamado a contemplar este mistério do Deus connosco. Descobrindo a sua glória, o amor misericordioso de Deus em cada momento da sua vida”.

 

Escutar o Senhor

O tempo do Advento conduz os cristãos até ao Natal, o dia do nascimento de Jesus em Belém, e é um dia que, segundo D. José Policarpo, marca “o cumprimento de uma Promessa. Ele traz no seu nascimento uma certeza importante para nós: Deus é fiel”, garante o Cardeal-Patriarca, assegurando que “Deus nunca falha naquilo que nos promete”. Esta é “a promessa de uma presença definitiva, da manifestação do seu amor salvífico, não apenas através da palavra dos profetas, mas através do seu próprio Filho feito Homem”. Por isso, alerta D. José Policarpo, “é importante na nossa caminhada ver sempre, em Jesus, este cumprimento da fidelidade de Deus. É um convite a escutar o Senhor”, reforça.

Segundo D. José Policarpo, neste projecto de Salvação de Deus para o homem, concretizado em Jesus Cristo,  também é preciso ter em conta a promessa do Espírito Santo. “O Espírito Santo é essa experiência de sentir-se amado por Deus Pai. Ele quer que nos sintamos amados e ao comunicar-nos o Espírito quer que façamos essa experiência na serenidade e na luta, no sofrimento e na dor, mas também na alegria e na paz interior que nos trazem os momentos de amor, de fraternidade, de silêncio orante”, observou o Cardeal-Patriarca. “Sentirmo-nos amados em cada etapa, em cada passo que damos, em cada luta que travamos, em cada palavra que anunciamos é uma promessa que Ele cumpre”, garante.

 

Santidade

Neste caminho que o cristão é convidado a fazer, D. José Policarpo apela, ainda, para a escuta da Palavra de Deus. “São Paulo resume tudo num desafio: escutar o Senhor e pôr em prática a sua Palavra em obras de santidade”, refere. “A santidade é sempre fruto fecundo da Palavra de Deus que nos é dirigida no seu Filho muito amado, Jesus Cristo. A Palavra de Deus é sempre eficaz. Esta eficácia conhecemo-la no próprio Cristo. Deu um fruto completo e grandioso em Maria na sua fé. E deu um resultado inesperado: um Menino nasceu para nós duma Mãe Virginal”, observou.

 

Palavra à espera

Questionando os presentes na celebração, sacerdotes, diáconos, religiosos e leigos, D. José Policarpo apelou para importância da escuta da Palavra de Deus e a sua concretização na vida de cada um. “Todas palavras que escutamos, na liturgia, quando lemos a Sagrada Escritura, no silêncio orante da nossa vida, se escutamos mesmo, essas palavras já deram fruto? Elas não voltam para Deus sem terem realizado em nós o fruto que anunciam”, apontou o Patriarca de Lisboa.

Citando o Papa Bento XVI na obra literária recentemente publicada, ‘Jesus de Nazaré – A Infância de Jesus’, D. José Policarpo lembrou que  “a História da Salvação está cheia de palavras que esperam o momento propício e as condições necessárias para que sejam acontecimento”, acentuando que “é assim na nossa busca da santidade”. “Quantas Palavras de Deus, já pronunciadas, por ventura já escutadas, estão à espera?”, frisou D. José Policarpo recordando que “a fidelidade da Palavra acontece em tudo aquilo que queremos dar ao Senhor e para o qual Ele nos convida”.

 

__________________

 

Diácono Diogo Pedro Ferreira Maleitas Correia

Aluno do Seminário Maior de Cristo Rei (Olivais)

Baptizado na paróquia de Santo Estêvão, Alenquer

Missão pastoral actual: paróquia de Loures

 

Diácono Paulo Ricardo Rodrigues Pires

Aluno do Seminário Maior de Cristo Rei (Olivais)

Baptizado na paróquia de Vila Marim, Santa Marinha, Diocese de Vila Real

Missão pastoral actual: paróquia dos Olivais Sul

 

Diácono Thomaz de Sousa Cabral Fernandez

Aluno do Seminário Maior de Cristo Rei (Olivais)

Baptizado na paróquia de St. Joseph, Minnesota, Estados Unidos da América

Missão pastoral actual: paróquia de Algés-Miraflores

 

Diácono Bartolomeu dos Mártires Furtado de Mendonça Teixeira da Mota

Aluno do Seminário ‘Redemptoris Mater’ de Nossa Senhora de Fátima

Baptizado na paróquia de São Tiago de Ourilhe, Celorico de Basto, Arquidiocese de Braga

Missão pastoral actual: paróquia da Lourinhã

 

Diácono Paolo Ciampoli

Aluno do Seminário ‘Redemptoris Mater’ de Nossa Senhora de Fátima

Baptizado na paróquia de Santo António di Padova, Arquidiocese de Pescara-Pene, Itália

Missão pastoral actual: paróquia do Bombarral

 

Diácono Albino Eduardo Ferreira Pereira

Membro professo de votos perpétuos da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos)

Baptizado na paróquia de São Paio de Moreira de Cónegos, Arquidiocese de Braga

Missão pastoral actual: paróquia de Carnaxide

 

Diácono Flávio Guido Gonçalves Gouveia

Membro professo de votos perpétuos da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos)

Baptizado na paróquia de Nossa Senhora de Guadalupe do Porto da Cruz, Diocese do Funchal

Missão pastoral actual: paróquia do Bairro da Boavista, Lisboa

 

Diácono César Francisco Alves da Silva

Membro de votos perpétuos da Congregação dos Missionários do Verbo Divino (Verbitas)

Baptizado na paróquia de Goâes, Amares, Arquidiocese de Braga

Missão pastoral actual: paróquia de Nisa, Diocese de Portalegre-Castelo Branco

texto por Nuno Rosário Fernandes; fotos por Miguel Aboim
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES