Missão |
Campanha de Natal da FEC
Presentes Solidários 2012
<<
1/
>>
Imagem

A Fundação Fé e Cooperação (FEC) tem a decorrer a 7ª edição da campanha “Presentes Solidários”. A campanha, em vigor até ao dia de Reis, 6 de Janeiro, é uma oportunidade para que sejam dadas respostas concretas a necessidades das comunidades vulneráveis espalhadas pelos países lusófonos. É também uma oportunidade para aproximar continentes e desafiar os portugueses, enquanto cidadãos do mundo, a reconhecer o seu papel e responsabilidades individuais e colectivas na construção de um mundo mais fraterno.

 

 

Esta é a proposta de Natal da FEC: a solidariedade participativa é uma forma de realizar algo diferente e contribuir verdadeiramente para a melhoria das condições de vida de tantas famílias dos países em vias de desenvolvimento que, diariamente, se cruzam com dificuldades extremas.

Os “Presentes Solidários” procuram contribuir para o desenvolvimento sustentado dos países lusófonos. Vão ao encontro de áreas tão importantes como a educação, a saúde e as infra-estruturas e são comprados em cada país, a fim de promover o comércio local em colaboração estreita com oito parceiros no terreno: Cáritas Angola, Grupo Missão Mundo, Cáritas Mindelo, Fundação Gonçalo da Silveira, Cáritas Guiné-Bissau, Leigos da Boa Nova, Fundação S. João de Deus, Associação Portuguesa de Solidariedade Mãos Unidas P. Damião.

 

A originalidade de Dar a duplicar

A campanha “Presentes Solidários” traduz o slogan “Dar a duplicar!”: qualquer pessoa pode escolher entre os dez presentes diferentes que constam do catálogo deste ano e que foram previamente escolhidos de acordo com as necessidades reais do terreno. Fará depois a encomenda em nome de um amigo, colega ou familiar que receberá um postal ilustrado com a indicação do presente oferecido. Deste modo, estará a dar a duplicar: contribui com o seu dinheiro para que uma família ou comunidade desfavorecida receba algo que lhe é necessário e está ainda a surpreender o seu amigo, colega ou familiar com um postal ilustrado com a indicação do presente oferecido em seu nome.

 

Novidades 2012

Este ano a campanha apresenta um catálogo com dez novos presentes. Dois deles, uma Bicicleta e uma Maleta de Parteira, são de valor mais elevado que podem ser adquiridos a título individual, mas também por grupos, empresas ou paróquias. O restante catálogo é composto pelos seguintes presentes: Galinhas e Galo para Angola, Alfaias Agrícolas para a Guiné-Bissau, Mochila e Materiais Escolares para Timor-Leste, Leite em Pó para Moçambique, Marmita para Idosos de São Tomé e Príncipe, Rede Mosquiteira e Cama de Rede para o Brasil, Livros para Biblioteca em Cabo-Verde, Bolsa do Voluntário para Portugal.

Esta edição de 2012 conta ainda com novos padrinhos, figuras públicas, absolutamente comprometidas com cada um dos “Presentes Solidários”. São rostos fortes e determinados no alcance de condições de vida iguais para todos, todos eles um testemunho vivo de solidariedade e compaixão. São eles Marcelo Rebelo de Sousa, D. António Couto, Alice Vieira, Maria da Glória Garcia, Guilherme d’Oliveira Martins, António Monteiro, Pe. Tony Neves, José Diogo Quintela, Maria João Avillez, Pedro Rocha e Mello, Laurinda Alves, Fernanda Freitas, Miguel Arrobas, Inês Pupo e Gonçalo Pratas.

Foram ainda elaborados diversos materiais e actividades pedagógicas, adaptadas a cada nível de ensino, com o objectivo de apoiar os professores na dinamização da campanha Presentes Solidários na escola, mobilizando alunos, encarregados de educação, professores e funcionários. É urgente pensar o mundo de forma global, como uma grande casa em que todos habitamos e onde todos somos responsáveis por todos. Ana Patrícia Fonseca, coordenadora do Departamento de Educação para o Desenvolvimento da FEC, explica esta aposta, “com a integração da campanha Presentes Solidários nas escolas queremos sensibilizar e mobilizar a sociedade portuguesa para a justiça social e o desenvolvimento sustentável local e global. É importante questionar que mudanças devem acontecer nos países desenvolvidos e nos países em desenvolvimento, e que mudanças devem acontecer na vida de cada um de nós, de forma a garantir uma verdadeira opção pelos pobres e a fidelidade a quem confia em nós para melhorar as suas condições de vida. A campanha “Presentes Solidários” é um verdadeiro instrumento de educação global. Daí a urgência de a introduzir nas escolas, onde preparamos e educamos as gerações futuras.”

 

Os “Presentes Solidários” no Natal

A campanha “Presentes Solidários” promove o empenho de cada indivíduo para a justiça social e económica global partindo do princípio que a solidariedade é um laço inquebrável, estimulante e inspirador na construção de um Mundo onde o desenvolvimento seja cada vez mais uma realidade global e ninguém fique marginalizado. Esta campanha é assim uma oportunidade muito concreta de realizar a esperança cristã a que somos convidados neste tempo do Advento. Por mais simples que seja a nossa oferta, é sempre uma aposta no futuro e um compromisso com aqueles que também desejam trilhar os caminhos do desenvolvimento.

texto por Emanuel Oliveira Soeiro, FEC – Fundação Fé e Cooperação
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES