Lisboa |
Conselho Presbiteral
Cardeal-Patriarca incentiva a pastoral vocacional da diocese
<<
1/
>>
Imagem

O Cardeal-Patriarca de Lisboa está preocupado com a pastoral vocacional na diocese e incentivou os responsáveis por esta área a não desistirem, segundo informa o comunicado final do Conselho Presbiteral, que reuniu no Seminário dos Olivais, nos dias 4 e 5 de Dezembro.

 

“Manifestando a sua preocupação pela pastoral vocacional, foi sublinhada aos padres do Conselho a importância de não desistir e de ter no coração a atenção a esta dimensão, estando atentos aos sinais que se manifestam nos jovens. Tendo em conta que, também na Vida Religiosa se verifica a falta de vocações e a Diocese de Lisboa é apoiada por muitas congregações religiosas, foi deixado o alerta para o facto de que essa falta de vocações na vida religiosa pode pôr em causa a continuação da ajuda à diocese na pastoral”, sublinha a nota.

Na reunião deste órgão representativo de todo o presbitério diocesano, D. José Policarpo manifestou, também, “a sua preocupação quanto à formação permanente e espiritual dos presbíteros referindo que o demasiado activismo pode levar a uma sobrecarga de trabalho que tira tempo ao padre para a sua vida espiritual”. Por outro lado, acrescenta o comunicado final, “também sublinhou a importância de haver um aprofundamento cultural e tempo para o estudo pessoal”.

 

‘A Peregrinação da Fé’

Os membros do Conselho Presbiteral fizeram ainda um trabalho de aprofundamento da Carta Pastoral ‘A Peregrinação da Fé’, publicada recentemente pelo Cardeal-Patriarca, tendo sido concluído que “a grande interpelação que advém deste documento está em que cada um dos sacerdotes se faça peregrino da fé com o povo que lhe está confiado”.

Na Tua Palavra
Não nos separemos d’Ele!
por D. Nuno Brás
A OPINIÃO DE
António Bagão Félix
Na semana passada li uma entrevista com um candidato a deputado (cabeça-de-lista) pelo circulo eleitoral do Porto.
ver [+]

P. Manuel Barbosa, scj
Com “missão nas férias” não quero propor programas de férias missionárias, nem dizer que a missão está de férias.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
Galeria de Vídeos
Voz da Verdade
EDIÇÕES ANTERIORES