Visto do Rio |
Visto do Rio
A alegria do acolhimento
<<
1/
>>
Imagem

Publicamos hoje a primeira crónica do voluntário português, da Diocese de Lisboa, que está a trabalhar no Comité Organizador Local da Jornada Mundial da Juventude 2013, no Rio de Janeiro.

   

Toca o despertador, são 7h00. O sol marca presença bem cedo na cidade do Rio de Janeiro, intercalando, por vezes, com uma chuva tropical. Por entre calçada portuguesa irregular, caminho até ao transporte pelas ruas de um bairro da zona sul. Passados 20 minutos, entro no Comité Organizador Local (COL) da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013, situado no centro da cidade brasileira.

Nesta página quero partilhar convosco a alegria desta missão! Poder estar ao serviço de Deus, neste encontro onde milhares de jovens depositam a sua esperança, tem sido, neste primeiro mês, uma experiência muito marcante. Encontro-me a trabalhar como voluntário no sector da comunicação da JMJ, com a criação de alguns conteúdos gráficos. Sinto-me pequeno, muito pequeno, no meio de tanta motivação, empenho e serviço, não só dos que trabalham comigo, mas de todos os que em todo o mundo já estão a colaborar com esta obra. Olhar para uma organização desta dimensão é colocarmo-nos dependentes do único instrumento capaz de a tornar possível – falo do poder do Espírito Santo. Tornar a JMJ Rio2013 numa realidade é um dos milagres dos nossos tempos. Assistir é uma graça.

São vários os pilares que sustêm esta missão. Hoje, lembro dois deles. Começo pelo acolhimento, o qual já experiencio. Apesar de a língua ser a mesma, a adaptação a um novo país não é tão instantânea. Afinal, seremos sempre estrangeiros nesta terra. Partilho convosco a alegria do maravilhoso acolhimento que recebi, não só em casa de uma família que abriu as suas portas para acolher “um português” durante 8 meses (!) mas também de todos os voluntários do COL que, com alegria, me receberam como membro desta grande equipa.

Deixar Lisboa para trás pressupõe um compromisso. Não podia estar mais rico com esta missão. O despojamento do que me liga a uma vida “normal” é a melhor forma de encontrar Deus na minha vida. E é assim que encontro o segundo pilar desta missão - a oração. Não só a minha, porque me arrisco a ficar desiludido, mas a de todos os que em Portugal rezam comigo. E isso vivo diariamente.

Neste Ano da Fé que celebramos, fico com a certeza de que o investimento no Senhor é o único capaz de gerar riqueza, daquela riqueza essencial, que tanto preciso.

Se houver alguém em dúvida para peregrinar até ao Rio de Janeiro no próximo ano, arrisque com a certeza de que não ficará desiludido!

Termino fazendo votos de um Santo e feliz Natal e pedindo a vossa oração pela JMJ para que seja um sinal importante no Brasil e para os jovens de todo o mundo que virão para este encontro com Cristo que os espera de braços abertos!

 

Filipe Teixeira

JMJ RIO2013

filipe.tex@gmail.com

 

___________


Notícias da JMJ RIO2013

 

Papa celebrará Missa de Encerramento da JMJ Rio2013 em Guaratiba

A zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro foi a escolhida para receber a Vigília e a Missa de Encerramento da Jornada Mundial da Juventude Rio2013, nos dias 27 e 28 de julho, respectivamente.

A organização da JMJ trabalhará com a estrutura de lotes e ruas para que seja possível criar boas condições para os peregrinos. Está ainda em estudo as formas de acesso ao terreno.

 

Cardeal Rylko esteve no Rio, juntamente com os delegados internacionais para acompanhar os trabalhos de preparação

Foram mais de duzentos, os participantes do II Encontro Preparatório para a JMJ Rio2013 que estiveram reunidos no Rio de Janeiro no passado mês de Novembro.

Na homilia da Missa do penúltimo dia, o Cardeal Stanislaw Rylko, presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, ressaltou que “apesar dos grandes desafios que a organização do evento apresenta, devemos ter sempre presente que o elemento essencial de cada Jornada Mundial da Juventude é a evangelização. (...) Ao acolher esta missão, a Igreja vê nas jovens gerações não somente o seu futuro, mas já o seu presente”, afirmou.

Dom Rylko concluiu com um convite para que todos venham ao Rio para a Jornada: “o que há de mais belo e maravilhoso neste lugar é o seu povo, a simplicidade, acolhimento e alegria que lhe são próprios. (...) Cristo, grande amigo, espera-vos e tem muito a falar um cada um de vós! Quer falar aos vossos corações, e o que tem a dizer é essencial para as vossas vidas. Ele conta convosco!”

 

Campanha para hospedagem de peregrinos mobiliza a sociedade

A meta é um milhão e meio de locais para acolhimento de peregrinos. Para atingir este número, foi lançada uma campanha institucional de âmbito nacional. Decorrerá em diversos meios e envolveu vários sectores da sociedade, tais como, artistas, apresentadores, desportistas e outros.   Estas e outras informações em www.rio2013.com


___________

Hoje, 16 de Dezembro, faltam:

220 dias para a JMJ

Na Tua Palavra
Não nos separemos d’Ele!
por D. Nuno Brás
A OPINIÃO DE
António Bagão Félix
Na semana passada li uma entrevista com um candidato a deputado (cabeça-de-lista) pelo circulo eleitoral do Porto.
ver [+]

P. Manuel Barbosa, scj
Com “missão nas férias” não quero propor programas de férias missionárias, nem dizer que a missão está de férias.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
Galeria de Vídeos
Voz da Verdade
EDIÇÕES ANTERIORES