Lisboa |
Assembleia Diocesana do Movimento Renovamento Carismático
“Redescobrir a presença e a força do Espírito Santo”
<<
1/
>>
Imagem

Durante a Assembleia Diocesana Aniversária do Renovamento Carismático, o Bispo Auxiliar de Lisboa D. Joaquim Mendes sublinhou o papel deste movimento da Igreja, que “tem ajudado muitos cristãos a redescobrir a presença e a força do Espírito Santo na sua vida, na vida da Igreja e no mundo”.

 

No Santuário do Bom Jesus do Carvalhal, no passado Domingo, dia 6 de janeiro, o Bispo Auxiliar do Patriarcado referiu que esta descoberta tem levado muitas pessoas a aderirem a Jesus Cristo. “Esta redescoberta despertou neles uma fé em Cristo repleta de alegria, um grande amor pela Igreja e uma generosa dedicação à sua missão evangelizadora”.

Nesta celebração, que decorreu na Solenidade da Epifania do Senhor, D. Joaquim Mendes convidou ainda os membros do movimento ao anúncio. “Neste Ano da Fé peço ao Espírito Santo que Ele continue a despertar em vós, e em todos, uma renovada adesão à pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo, uma maior inserção e participação na vida e na missão evangelizadora das vossas comunidades cristãs, e a intensificar a reflexão sobre a fé, como nos convida o Santo Padre”. Porque, acrescenta, “o Renovamento Carismático será autêntico e fecundo na Igreja, não tanto pelos carismas extraordinários, mas na medida em que levar o maior número possível de fiéis, sobre a estrada da vida quotidiana, ao esforço humilde, paciente e perseverante para conhecer sempre melhor o mistério de Cristo e para testemunhá-lo”.

 

Renovamento Carismático

O Renovamento Carismático Católico surgiu na sequência de uma série de acontecimentos que culminaram com uma forte experiência da presença e ação do Espírito Santo vivida por um grupo informal de oração constituído por padres e leigos, em especial jovens estudantes cristãos da Universidade de Duquesne, nos Estados Unidos. O Renovamento propõe uma espiritualidade trinitária que acentua a necessidade de abertura dos corações à ação do Espírito Santo para a renovação da vida cristã e para a construção do Reino de Deus.

Em Portugal, começaram a formar-se os primeiros grupos de oração do Renovamento Carismático em 1974. Na Diocese de Lisboa teve início nesse mesmo ano e existem, atualmente, 89 grupos de oração distribuídos por todas as Vigararias do Patriarcado que reúnem semanalmente, envolvendo um total de cerca de 3500 participantes.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES