Lisboa |
Visita Pastoral à Vigararia de Caldas da Rainha - Peniche
“Ser católico é exigente”
<<
1/
>>
Imagem

O Cardeal-Patriarca de Lisboa iniciou a Visita Pastoral à Vigararia de Caldas da Rainha – Peniche lembrando aos cristãos que a fé deve ser vivida em comunhão com a Igreja.

 

O Cardeal-Patriarca de Lisboa convidou os cristãos da Vigararia de Caldas da Rainha - Peniche “a aceitarem fazer caminho com Jesus”, lembrando que “a novidade do batismo cristão é a força de ser envolvido pelo amor de Deus, pelo Espírito de Deus”. No passado Domingo, 13 de janeiro, D. José Policarpo presidiu à Eucaristia, no pavilhão polivalente do Stella Maris de Peniche, uma celebração que marcou o início da Visita Pastoral à Vigararia de Caldas - Peniche, que vai decorrer até ao dia 3 de março e percorrer as 25 paróquias que a compõem.

 

Prioridade a Cristo

Na homilia que proferiu, no dia em que a Igreja assinalava a Festa do Batismo de Jesus, o Patriarca de Lisboa apelou a que os cristãos deem “prioridade à pessoa de Jesus” ressalvando que “a Igreja esboroa-se toda se perder esta noção da prioridade absoluta de Jesus”.

Salientando que o Baptismo de Jesus no rio Jordão "é um gesto que marca muito a Igreja primitiva", D. José Policarpo sublinhou a oportunidade de, no decorrer da visita pastoral, conhecer melhor Jesus Cristo. Neste gesto encontra-se "a revelação de quem é Jesus Cristo e isso deve ser qualquer coisa que deve estar no nosso desejo, no mais íntimo do nosso coração, durante esta visita pastoral: conhecermos melhor quem é Ele, quem é Jesus Cristo”, observou.

Meditando sobre as leituras daquele Domingo, o Cardeal-Patriarca explicou, ainda, que no Batismo do Senhor, “Jesus aparece na totalidade do seu mistério. Ele é homem, que não se distingue dos outros. Identifica-se com os seus irmãos humanos. Assume que a sua vida só tem uma razão de ser: fazer uma mudança radical na humanidade, que é uma mudança radical na relação do homem com Deus”, destacou.

Referindo que o Baptismo de Jesus “revela aos homens que Jesus é o Filho de Deus”, o Patriarca de Lisboa observou, ainda, que neste conhecimento de Jesus é preciso ter ideias claras. “A clareza, sem confusões, acerca de Jesus pode ser a nossa força. Ela é um baluarte da fé da Igreja”, garantiu.

 

Reforçar a consciência de Igreja

Pouco antes da celebração a que presidiu, D. José Policarpo reuniu-se com os Conselhos Pastorais e Económicos das 25 paróquias da Vigararia de Caldas - Peniche, num encontro que decorreu no Auditório Stella Maris, em pleno centro daquela cidade piscatória. Neste encontro, o Patriarca de Lisboa apelou à vivência de uma consciência de fé comunitária, frisando que a visita pastoral que agora começa tem por objectivo “reforçar nas comunidades a sua consciência de Igreja”. “Corremos um perigo de fazer da nossa fé católica uma coisa individual. Temos em conta a nossa salvação, a nossa tradição familiar, o nosso itinerário pessoal. Mas é preciso ter a consciência de que a minha fé pessoal perde-se, completamente, se não for inserida na Igreja”, alertou D. José Policarpo.

Segundo o Cardeal-Patriarca, é preciso ter esta consciência de que “o ‘eu’ se transforma num ‘nós’, que é comunidade”, e por isso mesmo a visita pastoral que vai percorrer todas as paróquias da vigararia vai procurar valorizar esta dimensão eclesial.

 

Unidade na Igreja

Lembrando que a visita pastoral é “uma obrigação do Bispo da Igreja”, o Patriarca de Lisboa frisou, por outro lado, a dimensão de uma Igreja em comunhão. “A Igreja é uma comunhão de comunhões; uma comunhão de comunidades”, apontou referindo que “os Bispos devem estar em comunhão uns com os outros”, e que os próprios padres deverão manter essa mesma comunhão com o seu Bispo. “Os Bispos sozinhos não conseguem. Por isso foi-se criando um colégio de cooperadores. Os Bispos comunicam, pelo Sacramento da Ordem, os poderes que têm. Os presbíteros fazem unidade com o Bispo, porque o ministério é um só, e a unidade também tem de existir entre nós”, sublinhou D. José Policarpo. “O povo de Deus tem de sentir isto porque nós somos o Sacramento da unidade, porque o poder que Nosso Senhor nos deu é o de reforçar esta comunhão”, acentuou.

 

O risco da fé individual

Segundo o Patriarca de Lisboa, existe na Igreja “o risco” de viver a fé numa dimensão individual e, por isso, D. José Policarpo deixou um desafio aos cristãos da Vigararia de Caldas da Rainha - Peniche: “Desejo que durante esta visita pastoral não ponham a prioridade na vossa dimensão individual, essa vem por acréscimo. A nossa fé é algo de decisivo para construir a Igreja. Supõe vigilância contínua, nossa e das comunidades. Ajudemo-nos a identificar, com toda a alma e coração, com a nossa fé. Deixemos cair tudo o que são opiniões pessoais, maneiras de ver... porque ser católico é uma coisa muito exigente! Obriga-me a rever, continuamente, a minha posição individual frente à posição da Igreja, com a qual Jesus se identifica”, garante. “Que a fé destas paróquias fosse cada vez mais a fé da Igreja”, é o desejo final manifestado por D. José Policarpo, no início desta visita pastoral.

 

Fé provada

A cidade de Peniche foi a escolhida para o início desta Visita Pastoral à Vigararia de Caldas da Rainha - Peniche. Segundo o pároco, o padre Pedro Silva, esta visita visa “congregar a comunidade à volta do Bispo para que, como primeiro catequista, possa orientar sempre este povo que caminha”, disse ao Jornal VOZ DA VERDADE.

Constituída por três paróquias (Nossa Senhora da Ajuda, São Pedro e São Sebastião) dentro da cidade, estas comunidades "são marcadas pela realidade do mar". No entanto, afirma o pároco, na cidade existe "alguma indústria fabril, de transformação", e a comunidade "sofre, também, com todas as vicissitudes sociais que o país sofre”. Sendo a cidade de Peniche um lugar que vive, acima de tudo, “daquilo que o mar dá”, de forma "inconstante", o padre Pedro Silva sublinha, também, que os problemas sociais que existem "são fruto de uma vida que é também socialmente inconstante". Neste contexto, o pároco de Peniche destaca uma marca "muito forte" desta comunidade: "A sua fé é sempre provada. É uma fé que se procura fiel mesmo contra todas as evidências. É um povo, porventura duro, mas também ao mesmo tempo persistente, lutador, numa fé provada na vida".

Segundo o padre Pedro Silva, a fé do povo de Peniche ‘começa’ desde muito cedo. A escola secundária de Peniche destaca-se, "a nível nacional", pela frequência de alunos nas aulas de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC). A frequência das aulas na escola secundária em Peniche "é muito forte", garante o padre Pedro Silva explicando que "todos os que passam pela escola secundária são marcadamente presentes nas aulas de Moral e na mensagem das aulas de Moral que é Cristo".

 

Prioridade ao anúncio

Nesta cidade, com cerca de 17 mil habitantes, o desafio que se coloca a estas comunidades paroquiais "é o da evangelização". "Fazer chegar o Evangelho e torná-lo presente e vivo a um maior número de pessoas", refere o pároco. Neste sentido, destaca a necessidade de "fazer um trabalho de proximidade", ou seja, "levar a catequese e as atividades mais próximo, dos lugares e dos bairros mais distantes", de forma a poder "chegar mais perto das pessoas".

Para o padre Pedro Silva, de 43 anos, a relação pastoral com os pescadores "é uma maravilha e uma alegria". "Não sendo homens que vivam a sua fé de forma tradicional sentem muita alegria em ver o pastor e em sentir atos de fé como a procissão do mar, a procissão em terra. Vivem-no com grande sentido, com o coração profundamente desarmado". "Mesmo no meio do mar e sobre as águas, vivem a tenacidade de se entregarem na luta da vida como o Senhor os quer com alma de fé".

 

_____________________


O Stella Maris

Na cidade de Peniche, como em muitos outros lugares piscatórios do mundo, existe uma obra de assistência ao mundo marítimo. Segundo o padre Pedro Silva, “a obra Stella Maris fornece uma assistência em qualquer ocasião, com todo o tipo de apoio, incluindo alojamento temporário para aqueles que em viagem pelo mar, passam por Peniche”. O Stella Maris tem, também, assistência religiosa com uma capela universal “para poder abarcar todos os credos”, explicou o padre Pedro Silva.

 

_____________________


Bispo Auxiliar visita autarquia e bombeiros

Integradas na Visita Pastoral à Vigararia de Caldas da Rainha – Peniche, D. Nuno Brás, Bispo Auxiliar de Lisboa, visitou na tarde do passado dia 14 de janeiro a Câmara Municipal de Peniche, a Assembleia Municipal e as Juntas de Freguesia. Neste mesmo dia, o Bispo Auxiliar do Patriarcado visitou ainda os Bombeiros Voluntários de Peniche.

texto e fotos por Nuno Rosário Fernandes
A OPINIÃO DE
Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Há anos, Umberto Eco perguntava: o que faria Tomás de Aquino se vivesse nos dias de hoje? Aperceber-se-ia...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Já lá vai o tempo em que por muitos cantos das nossas cidades e vilas se viam bandeiras azuis e amarelas...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES