Lisboa |
XIII Encontro de Agentes Sociopastorais das Migrações
Agentes sociopastorais das migrações pedem estudo aos bispos portugueses
<<
1/
>>
Imagem

Os participantes no XIII Encontro de Agentes Sociopastorais das Migrações propõem à Conferência Episcopal Portuguesa a “elaboração de um documento de referência sobre o pensamento da Igreja sobre a mobilidade humana”.

 

Segundo as conclusões deste encontro, que decorreu em Fátima, de 11 a 13 de janeiro, com o tema ‘Entre o direito a e a não emigrar’, a “crescente mobilidade humana revela com realismo as circunstâncias pessoais e sociais de cada país e exige uma reflexão desapaixonada sobre as migrações em ordem a uma ação social e pastoral de acordo com um plano que tenha em conta a realidade de cada contexto social”. Sublinhando que “após duas décadas de crescente imigração, Portugal conhece agora um novo período de grande emigração, estando muitos portugueses a procurar trabalho além-fronteiras”, os participantes do XIII Encontro de Agentes Sociopastorais das Migrações sublinham que “diante deste como de outros fenómenos que provocam a mobilidade humana, é necessário conhecer as circunstâncias, as motivações e as causas que levam muitos concidadãos a optarem ou a se verem obrigados a abandonar a própria terra” e apontam o acolhimento como “o primeiro passo para evangelizar e para proporcionar dignidade de vida a quem emigra”.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES