Lisboa |
Jornadas de Formação do Clero
Clero de Lisboa revê Concílio Vaticano II
<<
1/
>>
Imagem

O Cardeal-Patriarca de Lisboa reconheceu esta semana que é urgente rever a receção do Concílio Vaticano II. Na abertura das Jornadas de Formação Permanente do Clero de Lisboa, D. José Policarpo observou aos padres e diáconos que “por vezes ouvem-se vozes dizendo que o Concílio está ultrapassado”. “Uns acham que é necessário voltar ao antes do Concílio, outros acham que é necessária a realização do terceiro...”.

 

Diante destas vozes, D. José Policarpo afirma que o Papa Bento XVI tem a vantagem de “proclamar solenemente, com a ‘Porta da Fé’ a autoridade do Concílio”, referindo que “continua a ser uma ‘bussola segura’ para a orientação da Igreja neste inicio deste terceiro milénio”.

De terça-feira, dia 29 de janeiro, a 1 de fevereiro, o clero do Patriarcado de Lisboa esteve, assim, reunido para recordar o Concílio Vaticano II. Aos presentes, o Bispo do Porto e natural da Diocese de Lisboa, D. Manuel Clemente, falando sobre ‘O que mudou desde o Concílio’, assinalou que diante das mudanças que têm ocorrido “a paróquia continua a ter um papel central”. “A paróquia nasceu no mundo rural porque é uma criação da época medieval. Por isso, continua a ter dificuldade de sobreviver no mundo urbano”, assinalou.

Segundo D. Manuel Clemente, “a renovação paroquial passará pela sua tessitura interna e passará, também, pela cooperação interparoquial”. 

texto e foto por Nuno Rosário Fernandes
Na Tua Palavra
Não nos separemos d’Ele!
por D. Nuno Brás
A OPINIÃO DE
P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Foi há alguns dias que, na espaçosa capela de um colégio, presenciei uma cena que me deu que pensar.
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Celebram-se este ano cem anos do nascimento de Sophia de Mello Breyner, um sinal muito português e universal de talento, sensibilidade e sabedoria.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
Galeria de Vídeos
Voz da Verdade
EDIÇÕES ANTERIORES