Papa |
A uma janela de Roma
“Continuarei a acompanhar o caminho da Igreja”
<<
1/
>>
Imagem

Foi a última audiência-geral de Bento XVI. O agora Papa Emérito abriu a possibilidade de os cardeais anteciparem o início do próximo Conclave. Antes, no Angelus, voltou a falar da resignação e, no final do retiro, agradeceu aos cardeais.

 

1. Bento XVI presidiu, na passada quarta-feira, dia 27, à última audiência-geral enquanto Papa. “Queridos irmãos e irmãs, no dia 19 de Abril de 2005, quando abracei o ministério petrino, disse ao Senhor: ‘É um peso grande que colocais aos meus ombros! Mas, se mo pedis, confiado na vossa palavra, lançarei as redes, seguro de que me guiareis’. E, nestes quase oito anos, sempre senti que, na barca, está o Senhor; e sempre soube que a barca da Igreja não é minha, não é nossa, mas do Senhor. Entretanto, não é só a Deus que quero agradecer neste momento. Um Papa não está sozinho na condução da barca de Pedro, embora lhe caiba a primeira responsabilidade; e o Senhor colocou ao meu lado muitas pessoas que me ajudaram e sustentaram. Porém, sentindo que as minhas forças tinham diminuído, pedi a Deus com insistência que me iluminasse com a sua luz para tomar a decisão mais justa, não para o meu bem, mas para o bem da Igreja. Dei este passo com plena consciência da sua gravidade e inovação, mas com uma profunda serenidade de espírito”, garantiu o Papa, na véspera de renunciar ao Pontificado, numa Praça de São Pedro cheia de fiéis, incluindo portugueses: “Amados peregrinos de língua portuguesa, agradeço-vos o respeito e a compreensão com que acolhestes a minha decisão. Continuarei a acompanhar o caminho da Igreja, na oração e na reflexão, com a mesma dedicação ao Senhor e à sua Esposa que vivi até agora e quero viver sempre. Peço que vos recordeis de mim diante de Deus e sobretudo que rezeis pelos Cardeais chamados a escolher o novo Sucessor do Apóstolo Pedro. Confio-vos ao Senhor, e a todos concedo a Bênção Apostólica”.

 

2. Foi divulgado o título oficial de Bento XVI depois da resignação, que tem efeito a partir da passada quinta-feira, dia 28 de fevereiro. Bento XVI será conhecido como ‘Papa Emérito’ e manterá, como já tinha sido noticiado, a designação Sua Santidade e o nome Bento XVI. O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Lombardi, divulgou ainda que o Papa manterá as suas vestes brancas mas o anel de Papa, símbolo da sua autoridade, será destruído, conforme a tradição, embora, sendo bispo, continue a usar um anel episcopal. Outra marca tradicional dos Papas, os sapatos encarnados, deixarão também de ser uma prerrogativa de Bento XVI, que passará a usar sapatos escuros, tendo afirmado que tem preferência por uns "muito confortáveis" que lhe ofereceram durante a viagem ao México.

 

3. Bento XVI abriu a possibilidade de os cardeais anteciparem o início do próximo Conclave, num documento publicado esta segunda-feira, dia 25 de fevereiro, pela Santa Sé, e apresentado aos jornalistas pelo vice-camarlengo do Colégio dos Cardeais, arcebispo Pier Luigi Celata. O 'Motu Proprio', documento publicado por iniciativa pessoal, altera as regras que implicavam um tempo de espera de 15 a 20 dias após o fim do Pontificado. No entanto, a data de início do próximo Conclave vai ser determinada apenas em Congregação Geral de Cardeais após o final do Pontificado de Bento XVI. Nas congregações, refira-se, participam todos os cardeais, incluindo os que já ultrapassaram os 80 anos e que por isso não vão votar no Conclave. Segundo esclareceu esta segunda-feira a Santa Sé, qualquer cardeal que se exclua das congregações gerais, seja por que motivo for, perde também o direito de participar no Conclave. A primeira Congregação Geral dos Cardeais, que assume o Governo da Igreja depois da resignação ou morte de um Papa, deverá ter lugar no dia 4 de março, disse esta terça-feira o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi.

 

4. Foi uma Praça de São Pedro cheia que ouviu o último Angelus de Bento XVI, no passado Domingo, dia 24 de fevereiro, antes da resignação ao Pontificado: “Isto não significa abandonar a Igreja, aliás, se Deus me pede isto é justamente para que possa continuar a servi-la com a mesma dedicação e o mesmo amor, como fiz até agora, mas de um modo mais adaptado à minha idade e às minhas forças”, afirmou. “A oração não significa isolamento do mundo e das suas contradições, como São Pedro quis fazer no Monte Tabor. A oração reconduz ao caminho e à ação. Esta Palavra de Deus, sinto que me é dirigida de modo particular, neste momento da minha vida”, acrescentou.

Bento XVI dirigiu-se também aos fiéis portugueses: “Queridos peregrinos de língua portuguesa, viestes rezar comigo o Angelus. Obrigado pela vossa presença e todas as manifestações de afeto e solidariedade e, em particular, pelas orações com que me estais acompanhando nestes dias”.

 

5. Bento XVI agradeceu, no passado sábado, aos cardeais, a sua colaboração nos últimos oito anos de Pontificado. No final dos exercícios espirituais, o Papa afirmou que “a beleza de Deus vence a sujidade do mal” e garantiu que, apesar de terminar a sua visibilidade exterior, permanecerá “sempre próximo através da comunhão espiritual da oração, certo da vitória de Cristo”.

Aura Miguel, à conversa com Diogo Paiva Brandão
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES