Papa |
A uma janela de Roma
"HABEMUS PAPAM FRANCISCUM"
<<
1/
>>
Imagem

Francisco sucede a Bento XVI e é o 266º Papa da Igreja Católica. A Missa de início de Pontificado será no dia de São José, a 19 de março. O novo Papa, segundo o decano do Colégio Cardinalício, deverá dar a vida pelos fiéis. O Conclave foi acompanhado no Vaticano por perto de seis mil jornalistas.

 

1. A primeira mensagem em nome do Papa Francisco na rede social Twitter foi em latim: "HABEMUS PAPAM FRANCISCUM", marcou a reativação da conta do Bispo de Roma pouco depois da sua apresentação ao mundo. A mensagem em latim significa "TEMOS UM NOVO PAPA, FRANCISCO" e surgiu na conta oficial do Papa, que mudou a palavra-chave para "Pontifex", depois de nos últimos dias ter ostentado "Sede Vacante", a situação de ausência de Papa desde a resignação de Bento XVI.

O texto, com 24 caracteres em 140 possíveis, surgiu cerca das 19h30 (de Lisboa) e três horas depois, a mensagem tinha sido colocada nos favoritos por mais 18.000 utilizadores do Twitter e reencaminhada mais de 68.000 vezes.

A conta papal tinha sido ativada no dia 12 de dezembro e serviu para divulgar mensagens de Bento XVI, antecessor de Francisco. O último "tweet" de Bento XVI surgiu a 28 de fevereiro, onde desejava que os fiéis tivessem "a alegria de ter Cristo como centro" das suas vidas.

O cardeal argentino jesuíta Jorge Mario Bergoglio, de 76 anos, foi eleito esta quarta-feira, dia 13 de março, no segundo dia de Conclave, pelos 115 cardeais reunidos em Roma. Francisco I sucede a Bento XVI e é o 266º Papa da Igreja Católica.

 

2. O Vaticano elogiou esta quarta-feira "a coragem" dos cardeais que elegeram o primeiro Papa da América Latina no conclave na Capela Sistina. Os cardeais eleitores "tiveram a coragem de atravessar o Oceano e alargar a perspetiva da Igreja", disse aos jornalistas o porta-voz do Vaticano. O padre Federico Lombardi saudou também "o testemunho de grande simplicidade" e "a aceitação de um serviço que vai prestar" à Igreja, que o novo Papa manifestou na primeira declaração aos fiéis, na varanda da Basílica de São Pedro”.O Papa Francisco, de 76 anos, "teve um belo gesto ao pedir a bênção [dos fiéis] e ao inclinar-se" perante eles, e esta atitude de serviço é "a continuidade de Bento XVI", disse. Lombardi acrescentou que a missa de inauguração do Pontificado vai ser a 19 de março, na terça-feira dia de São José, patrono da Igreja, na Praça de São Pedro. O primeiro Angelus será no Domingo de Ramos.

O porta-voz do Vaticano indicou por fim que o Papa Francisco telefonou já ao antecessor Bento XVI e planeia encontrar-se com o Papa Emérito.

 

3. Na manhã do primeiro dia do Conclave, a 12 de março, durante a Missa ‘Pro Elegendo Romano Pontifice’, o decano do Colégio Cardinalício, cardeal Angelo Sodano, sublinhou as duas características essenciais que devem marcar todos os padres e bispos, e sobretudo o Pastor Universal que é o Papa. "É aquele amor que nos impele a oferecer a própria vida pelos irmãos. De facto, Jesus nos diz: 'Ninguém tem um amor maior do que este: dar a vida pelos próprios amigos'. A atitude fundamental de todo o Bom Pastor é, portanto, dar a vida por suas ovelhas. Isto vale, sobretudo, para o Sucessor de Pedro, Pastor da Igreja universal. Porque quanto mais alto e mais universal é o ofício pastoral, tanto maior deve ser a caridade do Pastor", afirmou o cardeal Sodano. “Rezemos para que o futuro Papa possa continuar esta incessante obra a nível mundial", pediu o decano do Colégio Cardinalício.

Um dos momentos altos da homilia surgiu logo no início, quando o cardeal Angelo Sodano fez questão de agradecer o "luminoso pontificado" de Bento XVI. Nessa altura, toda a assembleia irrompeu numa salva de palmas, revelando a estima da Igreja para com o Papa que resignou a 28 de fevereiro último.

A última congregação geral dos cardeais, de preparação para o Conclave, decorreu segunda-feira, dia 11, com 28 intervenções. No total das dez reuniões, ao longo de oito dias, 161 cardeais usaram da palavra, com grande parte das intervenções dos cardeais a centrarem-se no perfil e nos desafios que esperam o futuro Papa.

 

4. São milhares os jornalistas acreditados junto ao ‘Media Center’ organizado na Sala Paulo VI pelo Estado Cidade do Vaticano, Sala de Imprensa da Santa Sé, Rádio Vaticano e Centro Televisivo Vaticano (CTV), com a colaboração do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais e da União Europeia de Radiodifusão (EBU). A Cidade do Vaticano transformou-se numa verdadeira “cidade mediática”. São 5600 jornalistas acreditados na Sala de Imprensa da Santa Sé, provenientes de 70 nações e falando 25 línguas diferentes.

Para o Conclave, o CTV conta com 12 câmaras e 40 funcionários, para fornecer imagens exclusivas de todo o acontecimento. No primeiro dia do início do Conclave foram dispostas 17 câmaras entre a Basílica de São Pedro e a Capela Paulina, a Sala Régia e a Capela Sistina, onde teve início o Conclave.

Aura Miguel, à conversa com Diogo Paiva Brandão
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES