Lisboa |
Semana Santa
Cardeal-Patriarca convida cristãos a fazerem da Páscoa a ‘passagem’
<<
1/
>>
Imagem
Video

O Cardeal-Patriarca de Lisboa considera que a Páscoa “é uma realidade exigente”, mas convida os cristãos a fazerem a ‘passagem’.

 

Numa mensagem-vídeo publicada esta quarta-feira no site do Patriarcado de Lisboa (www.patriarcado-lisboa.pt), D. José Policarpo lembrou que, em hebraico, Páscoa significa ‘passagem’ e questionou. “Esta é uma pergunta que todos nós temos que fazer nesta celebração da Páscoa: estamos a fazer uma ‘passagem’? Para onde? Queremos ir mais longe ou estamos completamente satisfeitos com a vida que temos neste momento, cujo horizonte é sobretudo material, tem as suas fronteiras nesta vida terrena e neste mundo que vivemos?”. Para o Cardeal-Patriarca, “a ‘passagem’ é ir além disso tudo!”. “É unidos a Cristo experimentar, desde já, a alegria do amor definitivo de Deus, que o Senhor, porque nos comunicou o seu Espírito, nos permite. É um grande privilégio que Ele nos dá, de podermos sentir já na vida humana – quando amamos, quando sofremos, quando trabalhamos, quando nos dedicamos às causas da comunidade – aquela plenitude, aquela beleza interior de quem sente que a vida tem a sua fonte em Deus e que só em Deus ela é fonte de alegria. Façamos uma passagem! Porque se não a fizermos, a Páscoa será simplesmente uma festa humana, mas que não toca no mistério da ressurreição de Jesus”, adverte.

Nesta mensagem-vídeo de Páscoa dirigida a toda a Diocese de Lisboa, D. José Policarpo colocou também o acento na alegria pascal. “Costumamos falar da alegria da Páscoa. A Páscoa é o momento em que partilhamos a alegria! Mas que alegria? A alegria de que a Páscoa nos fala, só se sente se nós partilharmos com Jesus essa plenitude da vida. Não é a alegria humana simplesmente da festa realizada… não! É uma alegria espiritual! É, aliás, a verdadeira fonte da alegria”.

A OPINIÃO DE
António Bagão Félix
Diante da morte, compreendemos com absoluta nitidez o valor insubstituível da vida. Diante da morte,...
ver [+]

P. Manuel Barbosa, scj
Escrevo estas notas alguns dias antes de ser votada a despenalização da eutanásia pelos “representantes”...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
Galeria de Vídeos
Voz da Verdade
EDIÇÕES ANTERIORES