Papa |
A uma janela de Roma
“Na nossa vida nunca estamos sós: o Senhor Crucificado e Ressuscitado guia-nos”
<<
1/
>>
Imagem

O Papa assegurou que Cristo está junto das pessoas. Na semana em que rezou pelas vítimas da “tragédia sem sentido” em Boston, Francisco nomeou um conselho para reformar a Cúria, recebeu pela primeira vez em audiência um líder europeu e desafiou os cristãos a dar testemunho de Cristo. Bento XVI cumpriu 86 anos.

 

1. O Papa sublinhou a presença de Cristo na vida das pessoas. "Na nossa vida nunca estamos sós: o Senhor Crucificado e Ressuscitado guia-nos”, garantiu Francisco, durante a audiência-geral de quarta-feira, dia 17. “Jesus é o único e eterno Sacerdote que com a sua paixão atravessou a morte e o sepulcro e ressuscitou e subiu aos céus; e está junto de Deus Pai onde intercede para sempre em nosso favor. Como afirma São João na sua primeira Carta, Ele é o nosso advogado, o nosso defensor junto do Pai”, acrescentou o Papa, perante uma Praça de São Pedro repleta de peregrinos.

Após as saudações nas várias línguas, o Papa fez um apelo para as vítimas do terramoto no Irão e Paquistão: “Recebi com grande tristeza a notícia do violento sismo que atingiu as populações do Irão e do Paquistão, trazendo morte, sofrimento e destruição. Elevo uma oração a Deus para as vítimas e por todos aqueles que estão na dor e desejo manifestar ao povo iraniano e ao povo paquistanês a minha solidariedade”.

 

2. O Papa reza pelas vítimas da “tragédia sem sentido”, após o atentado no final da Maratona de Boston, nos EUA, que provocou três mortes e perto de 200 feridos. Francisco invocou “a paz de Deus para os mortos, consolação para os que sofrem e força para os profissionais que estão a lidar com os efeitos das explosões e a tratar dos feridos”. O Santo Padre orou para que os cidadãos de Boston “combatam o mal com o bem, trabalhando para construir uma sociedade cada vez mais justa, livre e segura”. O atentado com a explosão de três bombas, na segunda-feira, dia 15, não foi reivindicado.

 

3. O Papa constituiu um grupo de cardeais para o ajudar a rever a Constituição Apostólica que regula o funcionamento da Cúria Romana. O anúncio da Santa Sé surgiu no passado sábado, 13 de abril, dia em que se completou um mês do Pontificado de Francisco. O objetivo do grupo de conselheiros é também ajudar o Papa no governo da Igreja Universal. Francisco escolheu oito cardeais, que se mantêm agora em contacto permanente com o Papa. A primeira reunião conjunta está marcada para os primeiros dias de Outubro.

O comunicado do Vaticano indica que a decisão do Papa é inédita e resulta de uma sugestão feita durante as congregações gerais anteriores ao Conclave. O grupo criado pelo Papa é constituído pelos cardeais Bertello, de Itália, governador da cidade do Vaticano, Francisco Javier Errázuriz Ossa, de Santiago do Chile, Oswald Gracias, de Bombaim, Reinhard Marx, de Munique, Laurent Monsengwo Pasinya, de Kinshasa, Sean O’Malley, de Boston, George Pell, de Sydney, e Oscar Rodríguez Maradiaga, das Honduras, que também coordena todo o grupo. D. Marcello Semeraro, Bispo de Albano, tem a função de secretário.

 

4. O Primeiro-Ministro de Espanha, Mariano Rajoy, foi o primeiro líder europeu a ser recebido no Vaticano desde a eleição de Francisco. Segundo nota da Sala de Imprensa da Santa Sé, no encontro de segunda-feira foi focada a "difícil situação económico-financeira mundial que Espanha enfrenta, tal como muitos outros países europeus, e que provocou uma grande crise de emprego, envolvendo muitas famílias, particularmente os jovens". Foi ainda expressa “a proximidade da Igreja e foi ressaltado o notável trabalho que a Caritas e outras associações caritativas estão a realizar em favor dos mais necessitados". Rajoy presenteou Francisco com uma camisola da seleção espanhola de futebol, assinada por todos os jogadores.

Nesse mesmo dia, o Papa recebeu em audiência o Patriarca Latino de Jerusalém, D. Fouad Twal. A paz no Oriente Médio, a situação dos cristãos na região e a crise na Síria foram alguns temas abordados no encontro.

 

5. O Papa desafiou os cristãos a dar testemunho de Cristo, independentemente das adversidades e incompreensões que encontrem. “Peçamos ajuda a Maria Santíssima para que a Igreja em todo o mundo anuncie com franqueza e coragem a Ressurreição do Senhor e dela dê um válido testemunho com sinais de amor fraterno”, afirmou Francisco, durante a oração Regina Coeli, no passado Domingo. O Papa utilizou o exemplo dos cristãos perseguidos para validar as dificuldades sentidas pelas primeiras comunidades cristãs: “Quando uma pessoa conhece verdadeiramente Jesus Cristo e acredita n’Ele, experimenta a sua presença na vida e a força da ressurreição, não pode fazer outra coisa do que comunicar esta experiência”.

 

6. O Papa Emérito, Bento XVI, festejou esta terça-feira 86 anos de idade. Em Castel Gandolfo, onde tem permanecido desde que resignou, Bento XVI recebeu a visita do seu irmão mais velho, Georg Ratzinger, também sacerdote, de 88 anos. Na Eucaristia desse dia, o Papa recordar o seu antecessor: “Ofereçamos a Missa por ele, para que o Senhor esteja com ele, o conforte e lhe dê muita consolação”. Francisco telefonou ainda a Bento XVI para lhe dar os parabéns.

Aura Miguel, à conversa com Diogo Paiva Brandão
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES