Lisboa |
‘Credo - Arte e expressão da Fé’
Claustros mostram o Credo
<<
1/
>>
Imagem
Apresentar as várias expressões artísticas do Credo. É este o objetivo da exposição temporária ‘Credo - Arte e expressão da Fé’, que o Administrador Apostólico do Patriarcado de Lisboa, D. José Policarpo, inaugurou no passado dia 27 de maio.

 

Patente nos claustros do Mosteiro de São Vicente de Fora, em Lisboa, a mostra integra-se no Ano da Fé e é composta por treze roll-ups sobre o Credo. “A pequena mostra que agora apresentamos tem como objetivo ajudar-nos a celebrar um pouco melhor o Ano da Fé através de uma leitura dos artigos do Credo, partindo do Símbolo dos Apóstolos. Cada um dos artigos é acompanhado por uma imagem ilustrativa do mesmo, procurando fazer uma leitura que nos centre na dimensão de cada um dos pontos centrais e fundamentais da nossa fé”, informa um comunicado da organização.

Todas as imagens reproduzidas na exposição ‘Credo - Arte e expressão da Fé’ foram fotografadas em igrejas da capital portuguesa. “Procurou-se escolher imagens, desde pintura a estaque, ourivesaria ou azulejaria, da Diocese de Lisboa, apesar da dificuldade em encontrar imagens que exprimam concretamente o conteúdo de cada artigo dada a sua forte dimensão espiritual. No entanto, desde os primórdios, a arte cristã conseguiu fazê-lo. Esta breve exposição pretende apenas ser uma ajuda a visualizar o que muitas vezes podemos apenas conceptualizar. A arte tem esta função catequética mas também celebrativa. Quando professamos a Fé estamos a celebrá-la. «Ver» o que professamos pode ajudar-nos a celebrá-la melhor”, acrescenta a nota.

Segundo informa o Patriarcado de Lisboa, o suporte digital desta exposição – que estará aberta ao pública até ao final do Ano da Fé, em novembro – será posteriormente disponibilizado a todas as paróquias que o desejem, para alguma iniciativa local.

 

‘A Fé na Caridade’

A outra exposição temporária organizada por ocasião da Semana da Fé – ‘A Fé na Caridade’ –, pretende divulgar como, no Patriarcado de Lisboa, a fé se tem manifestado nos gestos de solidariedade e caridade, quer através da ação institucional, quer através das ações espontâneas dos crentes. Estará patente no Centro Comercial Fonte Nova, em Benfica, entre os dias 2 e 14 de junho. O Cardeal Policarpo inaugura esta mostra no dia 3 de junho, pelas 16h.

texto e fotos por Diogo Paiva Brandão
Na Tua Palavra
Não nos separemos d’Ele!
por D. Nuno Brás
A OPINIÃO DE
António Bagão Félix
Na semana passada li uma entrevista com um candidato a deputado (cabeça-de-lista) pelo circulo eleitoral do Porto.
ver [+]

P. Manuel Barbosa, scj
Com “missão nas férias” não quero propor programas de férias missionárias, nem dizer que a missão está de férias.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
Galeria de Vídeos
Voz da Verdade
EDIÇÕES ANTERIORES