Especiais |
Encontro com o 6º ano da catequese
Catequese de Massamá visita o Seminário dos Olivais
<<
1/
>>
Imagem

No passado dia 25 de Maio, trinta e sete adolescentes da paróquia de São Bento de Massamá, acompanhados dos seus catequistas, visitaram o Seminário Maior de Cristo Rei dos Olivais.

 

À chegada, pelas 11 horas, foram recebidos pelo Reitor do Seminário que passou com eles esse dia. Começaram por se apresentar, tendo sido convidados a partilhar um sonho que tivessem: futebolista, médico, dançarina, veterinária, foram algumas das respostas dadas. Apareceu também alguém que dizia sonhar ser rico.

 

Descobrir o sonho de Deus sobre o mundo

A partir daí, o reitor apresentou a casa como o lugar onde se aprende a descobrir o sonho de Deus sobre o mundo. Referiu que tantas vezes andamos muito preocupados com os nossos sonhos pessoais e não reparamos que eles acabam por ficar reduzidos a uma actividade profissional ou a um hobby que, sendo razoáveis, deixam-nos presos nos nossos horizontes e capacidades. Pois o segredo que a fé nos traz é o sonho de Deus sobre o mundo e nele, o sonho de Deus sobre todos e sobre cada um, que nos aumenta a vida e a torna cheia.

Por isso, tanto nas famílias como em casas como o Seminário é preciso aprender a escutar a voz de Deus para a abraçar e obedecer-lhe e assim entrar nesse sonho grande de Deus. Para aprender a escutar Deus é preciso:

1. Abrir a porta do coração a Jesus ao longo do dia, convidando-O a andar juntos.

2. Combinar o dia com Jesus, procurando a sua vontade.

3. Fazer alguns momentos de silêncio.

4. Cultivar a vida interior, juntando os sinais que Deus deixa nos acontecimentos da vida.

5. Ler, meditar e obedecer à Palavra da Bíblia.

6. Procurar a palavra da Igreja para compreender a voz de Deus.

Depois deste encontro foram visitar os diferentes espaços do Seminário. Começaram pela igreja onde fizeram uma pequena oração pedindo a Jesus que os ensinasse a escutá-lO! E foram vendo os outros lugares onde se cresce na descoberta de Deus e da sua vontade, na capacidade e escutar e responder à vocação.

 

Pescador de Homens

Veio o almoço e a seguir houve tempo para brincar nos jardins do Seminário e jogar à bola no campo de futebol que lá existe.

À tarde, o reitor do Seminário começou por convidar a escutar na Bíblia uma passagem que deixasse indicações para a actividade seguinte. Ele leu a passagem do Evangelho segundo São Lucas sobre a pesca milagrosa e o chamamento de Pedro a ser pescador de Homens. Então fomos para o jardim fazer um jogo de equipas cujo objectivo era pescar peixes (que também eram Homens) e assim reflectir nas diferentes vocações. O resultado da pescaria foi um cardume de 10 peixes (que aqui se apresenta) que depois foram devidamente analisados e explicados: o resultado foi a descoberta de que existem três grandes vocações na Igreja (os leigos, os ministros ordenados e a vida consagrada) que concretizam a grande vocação de todos à santidade dos filhos de Deus.

Ainda houve tempo para reflectir sobre como cada uma dessas vocações se pode concretizar, e de que modo se pode descobrir o caminho de cada um. Nessa altura, o reitor falou da descoberta vocacional como o jogo da vida, onde cada um faz parte de uma equipa, treinada por Jesus: só escutando e seguindo as suas orientações técnicas e tácticas é que se pode descobrir qual o lugar a que se é chamado a ocupar na Igreja.

 

‘Equipa’ de Deus

A vida consagrada constitui a retaguarda da Igreja, que mantém a equipa solidamente unida a Deus e defendida contra quaisquer ataques adversários que a distraiam da vontade de Deus. No cento da equipa jogam os ministros ordenados: o Bispo é o organizador de jogo que com os seus colaboradores coordena a comunhão e os movimentos de toda a equipa. Na primeira linha estão os leigos que tornam a Igreja presente nos vários lugares da vida e do mundo e a tornam fecunda no desempenho da sua missão. Toda esta catequese foi ilustrada com a ajuda do esquema seguinte.

O dia terminou com uma pequena oração a Nossa Senhora e o regresso à paróquia para a Missa das 18h00. Ficou o desafio de crescer na escuta da vontade de Deus, na descoberta do seu sonho para o mundo e para cada um. Os que desejarem aprofundar mais esta reflexão, foram convidados a participar nas actividades do verão: Campanários (para rapazes) e Campos Vocacionais (para raparigas).

 

_____________


Campanários: www.preseminariodelisboa.net

Na Tua Palavra
Não nos separemos d’Ele!
por D. Nuno Brás
A OPINIÃO DE
António Bagão Félix
Na semana passada li uma entrevista com um candidato a deputado (cabeça-de-lista) pelo circulo eleitoral do Porto.
ver [+]

P. Manuel Barbosa, scj
Com “missão nas férias” não quero propor programas de férias missionárias, nem dizer que a missão está de férias.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
Galeria de Vídeos
Voz da Verdade
EDIÇÕES ANTERIORES